Abstract:
Este artigo apresenta uma análise teórica documental que tensiona e problematiza as
ideias de infância, educação infantil, educação sexual e pedofilização social compiladas
em materiais bibliográficos cuja centralidade discursiva se apoia nos Estudos Culturais
em Educação em sua vertente pós-estruturalista. Entende-se o conceito de infância
como uma construção cultural, fluida e multifacetada em que saberes e poderes são
acionados para marcarem os sujeitos infantis. Educação infantil e educação sexual são
invenções articuladas para pedagogizar, posicionar e controlar as crianças a partir de
lógicas binárias, higiênicas e totalizantes. A educação sexual infantil desconstrucionista
pensa sobre esses mecanismos e alerta para o combate das violências sexuais e de
gênero.
Este artículo presenta un análisis teórico documental que tensa y problematiza las ideas
de infancia, educación infantil, educación sexual y pedofilización social compiladas en
materiales bibliográficos cuya centralidad discursiva se apoya en los Estudios
Culturales en Educación en su vertiente post-estructuralista. Se entiende el concepto de
infancia como una construcción cultural, fluida y multifacética en que saberes y poderes
son accionados para marcar a los sujetos infantiles. La educación infantil y la educación
sexual son invenciones articuladas para pedagogizar, posicionar y controlar a los niños a
partir de lógicas binarias, higiénicas y totalizantes. La educación sexual infantil
desconstruccionista piensa sobre estos mecanismos de cosificación y alerta para el
combate de las violencias sexuales y de género.
This article presents a theoretical documentary analysis that stresses and issues the ideas
of childhood, early childhood education, sexual education and social pedophilization
compiled in bibliographic materials whose discursive centrality is based on Cultural
Studies in Education in its poststructuralist dimension. The concept of childhood is
understood as a cultural construct, fluid and multifaceted in which knowledge and
powers are activated to mark the young individuals. Child education and sex education
are articulated inventions to educate position and control children from binary, hygienic
and totalizing logics. Deconstructionist sexual education of children thinks about these
mechanisms of objectification of children and adolescents and alert to the combat of
sexual and gender violence.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 109-121, Jul./Dez. 2018.