“De leiga à rainha, cada dia mais destruidora”: o itinerário do projeto educação, gênero e sexualidade - PEGS

Araújo, Jonas Mateus Ferreira; Silva, Wanderson Diogo Andrade da

Abstract:

 
O presente relato é fruto do Projeto Educação, Gênero e Sexualidade – PEGS, que consistiu em uma pesquisa-ação desenvolvida durante os anos de 2015 a 2017 na escola Liceu de Iguatu – CE com o objetivo de compreender como se davam as relações de gênero e sexualidade na escola, buscando fornecer elementos para a superação de discriminações e opressões ligados a gênero e sexualidade ali existentes. Para tal, realizou-se uma série de ações durante os três anos de projeto possibilitando a construção de um espaço educativo mais democrático, menos opressor e aberto à diversidade sexual.
 
El presente relato es fruto del Proyecto Educación, Género y Sexualidad - PEGS, que consistió en una investigación-acción desarrollada durante los años de 2015 a 2017 en el colegio Liceu de Iguatu - CE, con la intención de comprender el desarollo las relaciones de género y sexualidad en la escuela, buscando proporcionar elementos para la superación de discriminaciones y opresiones vinculadas al género y sexualidad allí existentes. Para ello, se realizaron una serie de acciones durante los tres años de proyecto posibilitando la construcción de un espacio educativo más democrático, menos opresor y abierto a la diversidad sexual.
 
The present naration is the result of the Education, Gender and Sexuality Project (PEGS), which consisted of an action research developed during the years 2015 to 2017 at the Liceu de Iguatu - CE school, with the objective of understanding how gender relations and sexuality were given in school, seeking to provide elements for overcoming existing gender and sexuality-related discrimination and oppression. To this end, a series of actions were carried out during the three years of the project, allowing the construction of a more democratic, less oppressive and open to sexual diversity.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 177-183, Jul./Dez. 2018.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos