Abstract:
Esta experiência docente sobre violência contra mulheres foi realizada na EJA.
Apresentaremos o uso didático de uma música como naturalizadora de práticas
violentas. As/os estudantes demonstraram criticidade, aversão, bem como, ora
resistência ora conformidade. A turma encontrou dificuldade em propor alternativas não
deterministas e pessimistas em relação à violência. Diante desse quadro, novos desafios
foram lançados ao projeto pedagógico.
Esta experiencia docente sobre violencia contra las mujeres fue realizada em la EJA.
Presentaremos el uso didáctico de una música como naturalizadora de prácticas
violentas. Los/las estudiantes demostraron la criticidad, la aversión, así como la
resistencia a la conformidad. La classe encontro dificultad em proponer alternativas no
deterministas y pessimistas em relación a la violencia. Ante este cuadro, nuevos
desafios fueron lanzados al proyecto pedagógico.
This teaching experience on violence agains two men was carried out at the EJA. We
will presente the didactic use of music as a naturalizer of violent practices. The students
demonstrated criticality, aversion as well as resistance and conformity. The group found
it difficult to propose non-deterministic and pessimistic alternatives to violence. Given
this framework, new challenges were launched in the pedagogical project.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 162-166, Jul./Dez. 2018.