Quando a música embala a violência: relato de experiência

Pavei, Katiuci; Pereira, Camila Santos

Abstract:

 
Esta experiência docente sobre violência contra mulheres foi realizada na EJA. Apresentaremos o uso didático de uma música como naturalizadora de práticas violentas. As/os estudantes demonstraram criticidade, aversão, bem como, ora resistência ora conformidade. A turma encontrou dificuldade em propor alternativas não deterministas e pessimistas em relação à violência. Diante desse quadro, novos desafios foram lançados ao projeto pedagógico.
 
Esta experiencia docente sobre violencia contra las mujeres fue realizada em la EJA. Presentaremos el uso didáctico de una música como naturalizadora de prácticas violentas. Los/las estudiantes demostraron la criticidad, la aversión, así como la resistencia a la conformidad. La classe encontro dificultad em proponer alternativas no deterministas y pessimistas em relación a la violencia. Ante este cuadro, nuevos desafios fueron lanzados al proyecto pedagógico.
 
This teaching experience on violence agains two men was carried out at the EJA. We will presente the didactic use of music as a naturalizer of violent practices. The students demonstrated criticality, aversion as well as resistance and conformity. The group found it difficult to propose non-deterministic and pessimistic alternatives to violence. Given this framework, new challenges were launched in the pedagogical project.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 162-166, Jul./Dez. 2018.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos