(R)existir de um coletivo de alunas: os primeiros passos

Oliveira, Ana Carla Feijole; Storino, André Luiz Bernardo

Abstract:

 
Este artigo relata a experiência do surgimento e dos primeiros passos de um coletivo de meninas, Coletivo Girls Power, em uma escola da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. A pesquisa apresenta a experiência de luta para (r) existir às normalizações e normatizações, dentro e fora dos muros da escola, assim como o desenvolvimento de estratégias para lidar com os ataques que sofreram, ao propor outras configurações de organização em um ambiente escolar heteronormativo.
 
Este artículo presenta la experiencia de la creación y los primeros pasos del colectivo de niñas, Girls Power colectivo, en una escuela de la Baixada Fluminense, en Río de Janeiro. La investigación presenta la experiencia de lucha del lo colectivo para existir, incluso frente a las normalizaciones dentro y fuera de los muros de la escuela, así como describiendo de estrategias para lidiar con los ataques que sufrieron, al proponer otras configuraciones de organización en un ambiente escolar heteronormativo.
 
This article presents the creation and the initial activities of the girls’ collective, Girls Power Collective, at a school in the Baixada Fluminense from Rio de Janeiro. The research presents the struggle experience of the collective to exist, even in the face of the normalizations inside and outside the school walls, as well to describying their strategies to deal with the attacks suffered, when proposing other forms of organization in a heteronormative school environment.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 5, n. 2, p. 82-90, Jul./Dez/. 2017.

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