Universidade
Federal do Rio Grande
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Educação sexual no 1º ano do ensino fundamental: uma prática possível

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Resumo

Em nossa sociedade, a escola é a instituição responsável pela transmissão sistematizada dos conhecimentos desenvolvidos pela humanidade ao longo da História e, portanto, é considerada como o espaço mais adequado para se apresentar às crianças a educação sexual de forma intencional, tendo em vista seu caráter emancipatório que possibilitará a formulação de opiniões, desenvolvimento da criticidade, conhecimento, autoconhecimento, combate ao preconceito, à discriminação e à violência sexual. De acordo com Reis e Ribeiro (2005), a primeira característica da orientação sexual é ser combativa: combater o preconceito, a discriminação, a desigualdade e os estereótipos. Deve ser reflexiva, possibilitando que o aluno questione sobre estas desigualdades, estabeleça juízo de valores, não seja passivo e não aceite tudo o que é imposto como modismo. Precisa ser crítica, a fim de ajudar o aluno a construir sua própria escala de valores, a partir de uma consciência crítica que o capacite a ver, questionar, julgar e agir. Outra característica, que não pode ser isolada, é que a orientação sexual precisa ser informativa e, ainda, possibilitar que o aluno encontre um espaço para debater e entender seus medos, ansiedades e angústias.

Descrição

Rev. Diversidade e Educação, v.4, n.8, p. 82-85, jul./dez. 2016.

Palavras-chave

Educação sexual, Ensino Fundamental, 1º Ano do Ensino Fundamental, Escola, Espaços educativos

Citação

OLIVEIRA, T. V. Educação sexual no 1º ano do Ensino Fundamental. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 82–85, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6744. Acesso em: 22 maio. 2023.

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