Abstract:
A presente tese teve o objetivo de compreender como a Educação Ambiental
Crítica e a Economia Solidária podem contribuir com os PEAs, a fim de que
possibilitem a emancipação de pescadores e pescadoras artesanais. Para tanto, a
pesquisa foi realizada a partir do materialismo histórico dialético, à luz do qual
analisamos, por meio de escuta atenta, nove entrevistas de pescadoras artesanais da
Região dos Lagos – RJ e da Região Norte Fluminense que participam dos PEAs
FOCO e PESCARTE, exigidos no âmbito do licenciamento ambiental federal. Para
que fosse possível compreender como os PEAs atuam, analisamos ainda três
entrevistas de coordenadores dos PEAs, bem como documentos do órgão ambiental,
responsável pelo licenciamento de petróleo e gás, documentos dos PEAs publicados
e disponibilizados, que nos ajudaram na construção desta pesquisa. Para
examinarmos todos esses dados, tivemos como suporte teórico autores como Marx,
Meszáros, Gramsci, Freire, Loureiro, Quintas, Singer, Biroli e Hellebrandt. Mediante
as entrevistas e esses autores, construímos a tese de que, por meio da educação
ambiental crítica aliada à economia solidária, é possível construir processos que visem
a emancipação de pescadores e pescadoras artesanais, sendo que muitos desses
processos já estão em desenvolvimento, mas que há ainda um longo caminho pela
frente. Como descrito nas palavras de uma pescadora “está melhorando, não está
bom, mas está melhorando. Poderia está pior ainda, mas está melhorando e a gente
vê uma luz no fim do túnel. Enquanto tiver esperança a gente luta”.
This thesis aimed to understand how Critical Environmental Education and Solidarity
Economy can contribute to PEAs, to enable the emancipation of artisanal fishermen
and fisherwomen. Therefore, the research was carried out from dialectical historical
materialism that was used to analyze by listening attentively to nine interviews of
artisanal fisherwomen from Região dos Lagos/RJ, and Norte Fluminense region, who
participate in the PEAs FOCO and PESCARTE. To understand how PEAs
(Environmental Education Projects) work, we also analyzed three interviews with PEAs
coordinators, as well as documents from the environmental agency responsible for oil
and gas licensing, PEAs documents published and made available for conducting
research, and documents of "Impactos na Pesca" (Impacts in Fishing) project, which
helped us in the development of this research. We made use of authors such as Marx,
Meszáros, Gramsci, Freire, Loureiro, Quintas, Singer, Biroli, and Hellebrandt as a
theoretical basis to examine the entire data. Through the interviews and these authors,
we built the thesis that through Critical Environmental Education combined with the
solidarity economy, it is possible to build processes that aim at the emancipation of
artisanal fishermen and fisherwomen in which many of these processes are already
under development but there is still a long way to go. As described in the words of one
fisherwoman, "it's getting better, it's not good, but it's getting better. It could be even
worse, but it's getting better and we see a light at the end of the tunnel. As long as we
have hope, we fight".