Show simple item record

dc.contributor.advisor Pereira, Elaine Corrêa
dc.contributor.author Neves, Thaigor D'Armas
dc.date.accessioned 2024-07-17T19:57:26Z
dc.date.available 2024-07-17T19:57:26Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation NEVES, Thaigor D’Arma. Os saberes entre a matemática e os conceitos profissionalizantes nas práticas educativas do curso técnico em eletrotécnica. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Educação em Ciências – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11527
dc.description.abstract No processo de ensino e aprendizagem, a integração de diferentes saberes se mostra indispensável, e isso não é diferente no contexto das escolas técnicas. Como responsáveis pela formação de profissionais para o mundo do trabalho, as escolas técnicas enfrentam o desafio de integrar diversos conhecimentos na construção do aprendizado dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa de natureza qualitativa tem como objetivo geral compreender como os professores percebem a relação entre os conhecimentos matemáticos e os conceitos técnicos vivenciados pelos estudantes do curso Técnico em Eletrotécnica do IFRS - Campus Rio Grande. A produção dos dados foi obtido por meio de um questionário respondido por 9 professores, que constituem o corpus da pesquisa, do Núcleo Técnico-Profissionalizante do referido curso. A análise dos dados coletados foi conduzida utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2011), e resultou nas seguintes categorias emergentes: "Matemática e Interdisciplinaridade no Ensino Técnico" e "Estrutura Curricular na Abordagem Interdisciplinar". Os resultados destacaram a importância da interdisciplinaridade e do uso estratégico da matemática no Ensino Técnico. Os professores demonstraram comprometimento em proporcionar uma educação mais abrangente e contextualizada, estimulando o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Diante disso, é essencial que as instituições de ensino e os gestores educacionais valorizem e incentivem práticas interdisciplinares e o uso efetivo da matemática, visando formar profissionais mais preparados para o atual mercado de trabalho. pt_BR
dc.description.abstract In the teaching and learning process, the integration of different knowledge is essential, and this is no different in the context of technical schools. As responsible for the education of professionals for the world of work, technical schools face the challenge of integrating various knowledge in the students' learning process. In this regard, this qualitative research aims to understand how teachers perceive the relationship between mathematical knowledge and the technical concepts experienced by students in the Technical Course in Electrotechnics at IFRS - Campus Rio Grande. For data production, the research corpus was obtained through a questionnaire answered by 9 teachers from the Technical-Professional Center of the aforementioned course. The analysis of the collected data was carried out using Textual Discourse Analysis (ATD), proposed by Moraes and Galiazzi (2011), and resulted in the following emergent categories: "Mathematics and Interdisciplinarity in Technical Education" and "Curricular Structure in the Interdisciplinary Approach". The results highlighted the importance of interdisciplinarity and the strategic use of mathematics in Technical Education. Teachers demonstrated commitment to providing a more comprehensive and contextualized education, stimulating critical thinking and practical application of learned concepts. Therefore, it is essential for educational institutions and educational managers to value and encourage interdisciplinary practices and the effective use of mathematics, aiming to prepare professionals who are better equipped for the current job market. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Eletrotécnica pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Ensino Técnico pt_BR
dc.subject Electrotechnic pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.subject Technical Education pt_BR
dc.title Os saberes entre a matemática e os conceitos profissionalizantes nas práticas educativas do curso técnico em eletrotécnica pt_BR
dc.title.alternative Relação de saberes no curso técnico em eletrotécnica: na perspectiva dos professores da área técnica pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)
  • Show simple item record