-
-
Santana, Salete de Lourdes Cardoso; Pessano, Edward Frederico Castro; Escoto, Dandara Fidelis; Pereira, Geovana da Cruz; Gularte, Cláudia Alves Ortiz; Folmer, Vanderlei
(EDGRAF, 2019)
Este estudo tem como objetivo analisar o ensino de ciências no Ensino Fundamental no que se
refere a presença e uso dos laboratórios escolares. No RS, tais espaços são exigidos nas escolas
como condição para a oferta do ...
-
-
Aizawa, Priscila
(2011)
Este trabalho é fruto de uma investigação acerca do Ensino de Ciências em uma instituição escolar brasileira constituída por uma identidade cultural japonesa. Buscou-se analisar como as crianças dos Anos Iniciais percebem ...
-
-
Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa
(FURG, 2014)
-
-
Fagherazzi, Onorato Jonas
(2016)
Analisando o ensino da Filosofia da Ciência, indagamos: Qual é a compreensão de docentes quanto à Filosofia da Ciência, sua metodologia de ensino, ciência, método e possíveis formas de colaborar com sua evolução? Qual é a ...
-
-
Prestes, Michely
(2008)
Pensar sobre Educação Ambiental é se desacomodar, questionar-se, conhecer sobre a
realidade social, despertar a consciência para os direitos e os deveres da sociedade. A
escola se constitui em um espaço privilegiado para ...
-
-
Lemos, Michele Veleda; Araújo, Rafaele Rodrigues de; Rodrigues, Sheyla Costa; Mackedanz, Luiz Fernando
(2010)
O presente trabalho visa expor uma metodologia de ensino, na qual a ideia inicial foi a inserção das mídias digitais e dos temas estruturadores no ensino de Física articulando as habilidades e competências com os conhecimentos ...
-
-
Ferreira, Luis Henrique Lucas
(2023)
Este trabalho trata do desenvolvimento e da aplicação do produto educacional intitulado Radiações Ionizantes e suas aplicações no contexto do ensino de Ondas com uma abordagem multidisciplinar e integrada a campanha de ...
-
-
Sosa, Júlio Cezar Gonçalves
(2016)
A presente dissertação, apresentada ao, programa PROFHISTÒRIA, teve como proposição proposição e aplicação de uma prática pedagógica nas aulas de História do Nono Ano do Ensino Fundamental, da EEE Lília Neves. A metodologia ...
-
-
Franchi, Diones Piazer
(2016)
Este trabalho dissertativo tem como proposta analisar o uso do vídeo Programa Memórias do Pampa, como recurso pedagógico nas aulas de História. Tem como principal objetivo atingir uma melhor compreensão do aluno sobre o ...
-
-
Arvellos, Dulce Beatriz Silva de
(2019)
Este trabalho aborda o ensino de história para alunos e alunas com autismo, levantando questões referentes a inclusão em espaços culturais e despertando o interesse pela História, além da inclusão social. O capítulo 1 ...
-
-
Corrêa, Maria de Fátima Cruz
(2021)
A presente pesquisa configura se em um estudo bibliográfico, teórico e reflexivo acerca do uso da descrição documental arquivística enquanto estratégia e metodologia instrumental servindo de apoio e estímulo aos estudos ...
-
-
Matos, Júlia Silveira
(2012)
A trajetória das políticas voltadas para a avaliação, regulação e distribuição dos livros didáticos no Brasil foi marcada por três momentos específicos da história nacional. O primeiro ainda no século XIX, com a criação ...
-
-
Costa, Andresa
(2011)
-
-
Pinto, Matheus Balbueno
(2021)
O texto apresenta considerações para o estabelecimento de relações práticas e concretas entre o ensino de História e a Educação Patrimonial, no município do Rio Grande/RS, podendo elas serem utilizadas como base para ...
-
-
Valle, Hardalla Santos do (Org.); Santos, Rita de Cássia Grecco dos (Org.)
(Ed. da FURG, 2014)
-
-
Oliveira, Maria do Socorro Ramos de
(2012)
Nosso trabalho visa a analisar a importância do livro didático e do
professor de História no processo de formação identitária de jovens
negros. Nesse sentido, selecionamos o distrito de Pontina, da cidade
de Ingá, ...
-
-
Xavier, Virginia da Silva
(2017)
No presente trabalho de conclusão de mestrado visamos analisar como os atuais Manuais do Professor de História que somados aos Livros Didáticos de História, voltados para o Ensino Médio, são utilizados pelos docentes para ...
-
-
Nunes, Eliana Duarte
(2022)
Esta pesquisa faz parte de estudos realizados no Mestrado Profissional em História, pela Universidade Federal do Rio Grande. Trata da relação entre o Ensino de História, a aprendizagem de estudantes com deficiência visual ...
-
-
Sosa, Derocina Alves Campos
(2010)
O artigo a seguir analisa alguns conceitos estudados em História e como
esses mesmos conceitos contribuem para a construção de imagens
distorcidas dos acontecimentos, que favorecem a continuidade e o
fortalecimento ...
-
-
Schiavon, Carmem Gessilda Burgert; Santos, Tiago Fonseca dos
(Historiae, 2012)
O presente texto tem por objetivo discutir o ensino de História enquanto campo de pesquisa em constituição, tendo como pressuposto a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs). Para tanto, utiliza-se a investigação ...