-
-
Moraes, Maria Helena Machado de
(2013)
A Educação é importante para o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico que tanto o Brasil almeja. No entanto, para que essa autonomia se concretize, são necessárias políticas de consolidação e expansão ...
-
-
Nunes, Melissa Orlandin
(2014)
A neurociência, ao propiciar um melhor entendimento do funcionamento do cérebro,
tem sido objeto de interesse não só do meio acadêmico, sendo perceptível que
questões e curiosidades acerca desse tema costumam ser muito ...
-
-
Medeiros, Ana Laura Salcedo de
(2010)
Esta investigação é focada na reconstrução das teorias, da apresentação e resignificação
da sala de aula. A pesquisa foi elaborada pela narração da construção, do desenvolvimento, da aplicação e da reflexão de uma Unidade ...
-
-
Sassi, Juliana Saraçol
(2014)
A horta tem consolidado presença nas escolas urbanas e rurais, principalmente através da realização de projetos extracurriculares visando a Educação Ambiental e alimentar. Nesse sentido, objetivamos nessa pesquisa compreender ...
-
-
Moreno Rodriguez, Andrei Steveen
(2015)
Nas últimas décadas, o rápido desenvolvimento científico e tecnológico, gerou transformações notáveis para a humanidade e o planeta, esses avanços “por um lado trazem bem-estar social e, por outro, causam impactos sociais ...
-
-
Peixoto, Renata da Silva
(2014)
Esta pesquisa, de cunho quanti-qualitativo, se configura num processo de escrita-pensamento estruturado em três artigos. O primeiro movimento (artigo I) trata-se de uma pesquisa qualitativa. A amostra é composta por dez ...
-
-
Sá, Daiane Lemos de
(2015)
Esta pesquisa visa investigar quais informações o instrumento desenvolvido neste estudo pode fornecer a respeito do Letramento Estatístico de um determinado grupo de estudantes concluintes do Ensino Médio. Para elaborar o ...
-
-
Bartelmebs, Roberta Chiesa
(2012)
Esta dissertação tem como objetivo principal compreender o ensino de astronomia nos anos
iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, propomos a construção de uma Comunidade de
Prática em uma escola de Educação Básica do ...
-
-
Costa, Juliana Hartleben da
(2014)
O contexto educacional vivenciado hoje se defronta com debates significativos sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como as ...
-
-
Aizawa, Priscila
(2011)
Este trabalho é fruto de uma investigação acerca do Ensino de Ciências em uma instituição escolar brasileira constituída por uma identidade cultural japonesa. Buscou-se analisar como as crianças dos Anos Iniciais percebem ...
-
-
Flores, Juliana Artigas
(2018)
A pesquisa busca compreender como funciona o currículo das escolas não tradicionais (ENT). O termo ENT foi elaborado pelas autoras desta pesquisa, junto aos estudos de Barrera (2016). Este termo é utilizado para nomear ...
-
-
Pereira, Lara Torrada
(2019)
Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação Científica: Implicações das Práticas Científicas na Constituição dos Sujeitos" e ...
-
-
Lucas, Gabriela Braz
(2019)
Esta dissertação apresenta uma investigação de cunho qualitativo em educação em ciências, realizada com os professores do Programa de Letramento Multimídia Estatístico - LeME. Este estudo visa investigar que nível de ...
-
-
Longaray, Deise Azevedo
(2010)
Esta dissertação tem, como objetivos, analisar narrativas de adolescentes sobre a diversidade sexual e de gênero, conhecer os discursos dos/as adolescentes, produzidos sobre as identidades sexuais e de gênero, e investigar ...
-
-
Henz, Jader Luiz
(2018)
Os conceitos de Estatística têm indicado, desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, espaço nos currículos das escolas de Educação Básica. Essa presença é reiterada em 2018, com a publicação da Base Nacional ...
-
-
Ruales, Carolina Dupont
(2019)
A presente pesquisa buscou identificar indícios de internalização/significação de alguns conceitos químicos como um processo longo e evolutivo das definições em conceitos e sua relação com os instrumentos mediadores ...
-
-
Ferreira, Cleiton Pons
(2015)
A política educacional brasileira, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), lei 9.394/96,estabelece que a educação profissional não é um mero adestramento para ocupar postos de trabalho determinados. Ela ...
-
-
Hartwig, Sandra Christ
(2013)
Este trabalho tem como principal objetivo apresentar a problematização do
ensino da Geometria na formação continuada de professores de Matemática.
Para tanto, foram realizadas oficinas, as quais estão divididas em ...
-
-
Souza, Vagner Viera de
(2019)
Para refletir sobre a Formação de Professores, em um âmbito geral, é preciso pensar em quão diferentes são os sujeitos que atuam nesta atividade. Ao voltarmos os nossos olhares para a Formação dos Professores que atuam na ...
-
-
Pinheiro Junior, Edi Morales
(2010)
Examinam-se as aprendizagens de nove (09) professores no grupo de pesquisa/formação, em
um processo educativo colaborativo que articulou a formação de professores de Ciências e o desenvolvimento curricular via narração ...