-
-
Vianna Filho, Hermeto Marques
(2014)
Este trabalho teve como foco a presença da área de conhecimento música no curso
Normal de duas escolas públicas do município de Pelotas/RS: O Instituto Estadual
de Educação Assis Brasil e o Colégio Municipal Pelotense. ...
-
-
Barreto, Sabrina das Neves
(2013)
As trajetórias de formação de quatro educadoras da EJA constituem o campo de
estudo desta Tese, que tem como propósito compreender o que contam as
educadoras de jovens e adultos sobre os ambientes que as constituem.
E ...
-
-
Steuck, Eliane Renata; Fontoura, Jara Lourenço da
(Ed. da FURG, 2022)
-
-
Soares, Luiz Paulo da Silva
(2017)
Este trabalho investigativo é resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG - na linha de pesquisa Espaços e Tempos ...
-
-
Chagas, Priscila Wally Virissimo
(2016)
A dissertação, intitulada "O CEGO E/NA CIDADE: RESSIGNIFICANDO SABERES NA INTERLOCUÇÃO COM O OUTRO", tem como objetivo investigar "Que aprendizagens são tecidas a partir das vivências da pessoa cega na interação inclusiva ...
-
-
Dorneles, Aline Machado
(Editora da FURG, 2021)
-
-
Loureiro, Luis Humberto Ferrari
(2013)
Esta pesquisa teve como objetivo compreender como ocorreu a formação de
formadores enquanto formavam docentes para atuar na educação profissional de
nível médio e na educação tecnológica de nível superior. Portanto, uma ...
-
-
Silva, Ida Letícia Gautério da
(2009)
Este estudo narrativo busca compreender o processo de constituição de uma professora que é a própria pesquisadora, durante o seu primeiro ano de docência, em uma escola do campo em São José do Norte (RS). A pesquisa inclui-se ...
-
-
Aseff, Dionara Teresinha Aragon
(2018)
O presente trabalho esteve centrado em conhecer como os grupos de estudos e pesquisas, que integram professores universitários, professores da educação básica e acadêmicos dos cursos de licenciatura, pelo conviver espontâneo, ...
-
-
Abrahão, Isabela Pandolfo Leusin
(2015)
Esta pesquisa, intitulada CRIATIVIDADE PARA QUÊ? CONVERSAS, PROCESSOS
E PRODUÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, investiga a criatividade na
formação de professores. Sua fundamentação teórica baseia-se, principalmente, ...
-
-
Radünz, Karine
(2019)
O estudo é uma pesquisa qualitativa com enfoque na fenomenologia hermenêutica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o objetivo central ...
-
-
Freitas, Gustavo da Silva
(Ed. da FURG, 2021)
-
-
Machado, Virginia Maria
(2005)
O texto se destina a especular, sem maiores aprofundamentos, definições gerais de prática pedagógica na formação de professores e relacionar a didática sistêmica como aglutinadora de paradigmas para a ampliação da visão ...
-
-
Hillal, Aline Crochemore
(2006)
Escrito a partir das vivências iniciais no Mestrado em Educação Ambiental e das aprendizagens na disciplina de “Educação Ambiental e Complexidade”, neste artigo a autora defende que a prática cotidiana do contato intenso ...
-
-
Frison, Marli Dallagnol; Del Pino, José Claudio
(2012)
Este artigo focaliza os movimentos de um grupo de professores em formação inicial e em exercício que, via Situação de Estudo (SE), pretendeu incorporar os princípios da Educação Ambiental (EA) ao Programa
de Formação de ...
-
-
Pereira, Alexandre Macedo
(2016)
A presente tese de doutoramento é resultado do processo de estudo realizado na busca de
compreender a função social da Educação Ambiental na formação dos professores no
Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, ...
-
-
Podewils, Tamires Lopes
(2014)
Nesta pesquisa, buscamos conhecer e compreender como a Educação Ambiental perpassou a formação dos Licenciados em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, formados entre os anos de 2007 e 2012. ...
-
-
Cavalcanti, Júlia Nazário de Abreu
(2013)
O artigo enfoca a importância do cumprimento da Lei Nº 9.795/99 da Política Nacional
de Educação Ambiental, esta institui a Educação Ambiental no Brasil – que é a base da resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012, que ...
-
-
Vargas, Tatiana de Souza
(EDGRAF, 2006)
Analisar concepções e ações dos docentes em área marítima acerca de Educação
Ambiental (EA) foi o problema central deste trabalho de investigação. Trata-se de
uma pesquisa qualitativa realizada com um grupo de cinco ...
-
-
Altamor, Pâmela Rodrigues
(2017)
A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU/FURG. O estudo foi realizado com três educadoras da EJA e teve comotemática principal a formação continuada para os educadores de jovens e ...