IE - Artigos publicados em periódicos
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235 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemContribuição da educação ambiental na explicitação e resolução de conflitos em torno dos recursos hídricos(2003) Berlinck, Christian Niel; Caldas, Ana Luiza Rios; Monteiro, Aline H. R. Rendall; Saito, Carlos HirooA Política Nacional de Recursos Hídricos, com o objetivo de assegurar à atual e às futuras gerações a disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos, apóia-se nos Comitês de Bacia Hidrográfica enquanto instrumentos para a gestão descentralizada deste recurso. No entanto, esta política por si só é incapaz de gerenciar os conflitos entre os diversos usuários, pela falta de tradição em processos participativos e explicitação, e busca de resolução consensuada dos conflitos. Este trabalho objetiva, assim, contribuir para a discussão teórico-metodológica das ações de Educação Ambiental, integrando modelos comportamentais e estruturais na resolução de conflitos. Incorpora o plano da esfera pública como palco das ações da Educação Ambiental. A estrutura apresentada fundamenta-se num referencial teórico de caráter crítico, com compromisso de ação emancipatória, voltado para a resolução de conflitos pelo empowerment sociocomunitário, que leve a uma maior eqüidade social.
- ItemA formação universitária para o ambiente: educação para a sustentabilidade(2003) Guimarães, Simone Sendin Moreira; Tommasiello, Maria Guiomar CarneiroEste texto tem o objetivo de aprofundar a discussão sobre o papel da universidade na formação "ambiental" dos profissionais que coloca no mercado. Este aprofundamento se fez necessário a partir dos resultados de uma pesquisa, realizada junto a licenciandos em Ciências/Biologia, que revelou a ausência de discussão do conceito de sustentabilidade nos meios acadêmicos.
- ItemSignificações e vivências: a construção do objeto de estudo do educador ambiental(EDGRAF, 2009) Madeira, Márcia Cristina SouzaO presente trabalho refere-se a uma pesquisa de cunho qualitativo realizada pela turma de alunos regulares que ingressou no ano de 2002 (com algumas exceções) no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, nível de Mestrado da Universidade Federal do Rio Grande. Tal pesquisa ocorreu no decorrer da disciplina “Análise Qualitativa de Informações Discursivas”, sob a orientação da Profª. Drª. Maria do Carmo Galiazzi. Os atores envolvidos foram os ex-alunos do Mestrado que chegaram ao final do curso e defenderam suas dissertações. No decorrer do texto encontram-se os caminhos metodológicos da pesquisa, a análise da categoria “objeto de estudo” e para finalizar a construção de um metatexto sobre a mesma.
- ItemEducação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada(EDGRAF, 2008) Dolci, Danielle Schmidt; Shirazawa, Juliana; Kindel, Eunice Aita IsaiaNo Brasil, o campo da Educação Ambiental, embora não se constituindo em disciplina, deve estar presente nas escolas como tema transversal. Para alguns autores, a atual fragmentação do ensino escolar encontra-se intimamente associada à forma como compreendemos o mundo em sua perspectiva socioambiental. Nesse contexto, nasceu o projeto "Educação Ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada", vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. Seus objetivos foram a formação de multiplicadores, a construção de novas propostas educativas escolares, a instrumentalização de educadores e a verificação da importância de um curso de formação continuada na busca de novas formas de percepção, compreensão e interação com o ambiente e consigo mesmo. As concepções de ambiente e Educação Ambiental dos participantes serviram de base para o presente estudo, que confirma a importância e a necessidade da formação continuada nesse campo, ao evidenciar mudanças em tais concepções ao final do curso.
- ItemAs "áreas de silêncio" das questões ambientais em livros didáticos de diferentes disciplinas(EDGRAF, 2008) Marpica, Natália Salan; Logarezzi, Amadeu José MontagniniAs políticas educacionais definem que a educação ambiental não deve ser uma disciplina escolar, mas incorporada por todas as que já existem e, diante desse contexto, o livro didático pode atuar como um promotor da transversalidade da temática na educação escolar. Pretendendo verificar quais são suas principais lacunas como um instrumento de apoio à educação ambiental escolar, este trabalho investiga livros didáticos das diferentes disciplinas curriculares para compreender como o conjunto multidisciplinar de livros de uma mesma série aborda as questões ambientais. A análise é realizada buscando verificar se as questões estão presentes nos conteúdos dos livros e também quais elementos, entre os que compõem a questão ambiental em sua complexidade, estão colocados e quais se configuram como áreas de silêncio. Os resultados indicam que a questão ambiental está presente nos livros didáticos e que as áreas de silêncio concentram-se sobretudo na dimensão da participação política frente à realidade.
- ItemDemocracia e arquitetura do poder na política nacional de Educação Ambiental(EDGRAF, 2009) Layrargues, Philippe PomierO presente artigo discute de que forma se apresenta a distribuição do poder na implementação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), segundo a Lei Federal nº 9.795/99 e seu Decreto de Regulamentação nº 4.281/02; e analisa os desafios presentes para a construção de um sistema nacional de gestão políticoinstitucional democrático da PNEA.
- ItemRepresentações sociais dos Kaingang da terra indígena Carreteiro, RS, Brasil(EDGRAF, 2009) Oleques, Luciane Carvalho; Nascimento, Jane Adéa Ferreira; Martello, Alcemar RodriguesO presente estudo tem por objetivo uma investigação etnoecológica utilizando as representações sociais dos Kaingang da Terra Indígena Carreteiro no município de Água Santa – RS. Esta atividade foi realizada com 35 alunos das séries iniciais com idades entre seis e doze anos. Foi proposto aos alunos que expressassem suas representações sobre o meio ambiente através de desenhos. As gravuras analisadas foram divididas em quatro categorias: moradia (28 desenhos); utilitarista (10 desenhos); cidade (dois desenhos) e natureza (sete desenhos). Constatou-se que as categorias mais freqüentes nas representações foram: modo de vida (moradia), natureza e recurso (utilitarista) retratando a realidade do cotidiano dos alunos da aldeia. Esta análise serve como subsídio para futuros trabalhos levando a mudanças nas representações individuais e coletivas, em busca de um aperfeiçoamento entre estratégia pedagógica e propostas de atividades ambientais na reserva indígena.
- ItemAmbiente e desenvolvimento sustentável: reflexão sobre a educação ambiental no âmbito da gestão ambiental empresarial(EDGRAF, 2009) Nogueira, Marinez GilEste ensaio visa refletir sobre o cenário de mudanças contemporâneas no mundo do trabalho, ressaltando a inclusão da problemática ambiental na gestão das políticas públicas e privadas. Discute as possibilidades de existência de espaço no âmbito empresarial privado para realização de processos de educação ambiental. Analisa que os problemas ambientais não podem mais ser compreendidos apenas sob a ótica centrada nas ciências naturais, exigindo uma análise mais abrangente que inclua o componente social, ampliando a questão para uma dimensão sócioambiental. A estruturação deste trabalho apóia-se em um estudo bibliográfico, constituindo-se como uma reflexão teórica dividida em três partes. Na primeira, realiza-se um resgate histórico da emergência da discussão ambiental e do paradigma de sustentabilidade do desenvolvimento nas sociedades capitalistas, enfatizando a institucionalização no âmbito internacional de programas de educação ambiental. Na segunda parte, discorre-se a cerca da emergência de políticas de gestão ambiental no âmbito das empresas empresariais privadas, refletindo sobre o discurso de responsabilidade sócio-ambiental empresarial. Na última parte, realiza-se uma reflexão sobre as possibilidades de implementação de educação ambiental no âmbito empresarial, enfatizando a necessidade de desvelamento das reais intenções dessa ação de educação sob a perspectiva de sustentabilidade do desenvolvimento.
- ItemContribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões!(EDGRAF, 2009) Azevedo, Genoveva Chagas de; Higuchi, Maria Inês Gasparetto; Barcelos, ValdoO Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) tem procurado contribuir na redução da distância entre o conhecimento científico e sua aplicabilidade no cotidiano. O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA) desenvolve, em parceria com outros laboratórios, cursos e oficinas pedagógicas para professores do Ensino Básico como parte de um programa educativo continuado sobre as questões da Amazônia. O professor(a) é o sujeito de sua prática, capaz de criá-la e recriá-la. Portanto, capacitar professores implica que as vivências pedagógicas sejam capazes de promover e estimular projetos e ações que visem transformar o cotidiano escolar, na perspectiva socioambiental e educacional. A abordagem qualitativa fenomenológica, com enfoque na observação participante como técnica principal permitiu a produção das informações e a sistematização do processo, subsidiando-se dos instrumentos pedagógicos. A experiência aqui trazida refere-se a 2 cursos e 1 oficina pedagógica, que envolveu 67 professores do Ensino Básico. Os resultados indicam que o contato direto com a floresta (cursos), com os núcleos interativos do Bosque (oficina) trouxe uma aproximação e familiarização maior com os temas abordados, encurtando a distância cognitiva e afetiva entre o conhecimento científico e sua possível aplicabilidade no contexto da sala de aula. Os processos formativos disponibilizados para os professores foram avaliados positivamente: estrutura e organização, satisfatórias; conteúdos e linguagem, adequados; processo pedagógico, construtivo e participativo; vivências, afetivas e, práticas reflexivas. É possível concluir que a contribuição do INPA consegue unir conhecimentos científicos, práticas reflexivas e vivências afetivas significativas no contexto da formação local.
- ItemO papel da educação ambiental frente à crise civilizatória atual(EDGRAF, 2007) Bigliardi, Rossane Vinhas; Cruz, Ricardo GauterioEste artigo desenvolve uma reflexão acerca da atual crise civilizatória enfrentada pela humanidade, entendendo tal crise como inerente ao modelo capitalista. Busca, para tanto, fundamentar a adoção dos pressupostos da Educação Ambiental como balizadores de uma alternativa ao modelo não-sustentável e auto-destrutivo de sociedade que se apresenta. Propõe a adoção de padrões éticos pautados pelos pressupostos da Educação Ambiental, com o nítido objetivo de favorecer a adoção de ações responsáveis e solidárias frente à sociedade e ao meio ambiente. Este ensaio fundamenta-se no entendimento de que não se pode desenvolver uma análise satisfatória a respeito do modelo de desenvolvimento humano que orienta a atitude mundial, sem incluir nessa crítica componentes econômicos, políticos, técnicos, históricos, morais, estéticos, além dos naturais. Por tal compreensão, a Educação Ambiental assume a responsabilidade de provocar reflexões sobre a gênese dos problemas ambientais, através da observação, investigação e reflexão, de modo a promover mudanças efetivas na realidade.
