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Resultados da Pesquisa
- ItemEducação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada(EDGRAF, 2008) Dolci, Danielle Schmidt; Shirazawa, Juliana; Kindel, Eunice Aita IsaiaNo Brasil, o campo da Educação Ambiental, embora não se constituindo em disciplina, deve estar presente nas escolas como tema transversal. Para alguns autores, a atual fragmentação do ensino escolar encontra-se intimamente associada à forma como compreendemos o mundo em sua perspectiva socioambiental. Nesse contexto, nasceu o projeto "Educação Ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada", vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. Seus objetivos foram a formação de multiplicadores, a construção de novas propostas educativas escolares, a instrumentalização de educadores e a verificação da importância de um curso de formação continuada na busca de novas formas de percepção, compreensão e interação com o ambiente e consigo mesmo. As concepções de ambiente e Educação Ambiental dos participantes serviram de base para o presente estudo, que confirma a importância e a necessidade da formação continuada nesse campo, ao evidenciar mudanças em tais concepções ao final do curso.
- ItemComplexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental(EDGRAF, 2007) Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Viégas, AlineNo presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais e possibilidades de diálogo entre duas importantes tradições filosóficas que constituem o arcabouço teórico da Educação Ambiental no Brasil: a dialética marxista e a complexidade moriniana, em suas afinidades e distanciamentos. O objetivo, com isso, não é fazer comparações ou estabelecer graus distintos de importância a estas, mas evidenciar a potencialidade e a pertinência de ambas para a construção do campo educativo ambiental, respeitando-se suas contribuições e limitações historicamente configuradas.
- ItemA agenda 21 como um dos dispositivos da educação ambiental(EDGRAF, 2007) Machado, Cimara Corrêa; Soler, Antonio Carlos Porciuncula; Barenho, Cintia Pereira; Dias, Eugênia Antunes; Karam, Leandro de MeloO presente texto apresenta o processo de conquistas históricas em torno da Agenda 21, apontando-a como uma das possibilidades de se caracterizar como importante dispositivo de Educação Ambiental (EA). Para tanto, descrevemos: o marco legal da Agenda 21 global; o processo de elaboração da Agenda 21 brasileira; a Agenda 21 no âmbito local. Concluímos mencionando a possibilidade desta ser um dos dispositivos de EA capazes de problematizar e ressignificar nossa inserção no ambiente.
- ItemA Educação ambiental e o trabalho de cidadania com adolescentes(EDGRAF, 2007) Pires, Pierre André Garcia; Bromberger, Suzi Mara TeixeiraO presente trabalho faz parte do Projeto de Extensão “Adolescer: relações e reflexões a partir da interdisciplinaridade”, do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG/RS, tendo como objetivo formar multiplicadores adolescentes para desenvolver ações de cidadania, educação e saúde no contexto social onde estão inseridos. As atividades foram desenvolvidas no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAIC, da cidade de São José do Norte/RS, em 2001/2002, com alunos na faixa etária de 12 a 18 anos, atingindo cerca de 170 adolescentes. Utilizamos metodologia proposta da Educação Ambiental, abordando aspectos de cunho social, político, econômico e cultural.
- ItemEducação ambiental, conflitos e responsabilidades – uma contribuição da biologia do amor e da biologia do conhecimento de Humberto Maturana(EDGRAF, 2007) Barcelos, Valdo; Schlichting, Homero AlvesEste artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a nossa participação nos conflitos ambientais através de atitudes de educação ambiental responsáveis. Tomamos como referencial teórico principal as idéias do pensador chileno Humberto Maturana. No texto faremos uma exposição das proposições de Maturana, isto é, dos entendimentos mais centrais oferecidos pela Biologia do amor e a Biologia do conhecer. Procuramos incorporar um olhar a partir desses entendimentos, buscamos discutir a origem dos conflitos que vivemos e o entendimento sobre a nossa possibilidade de sermos responsáveis pelas nossas ações ao viver no mundo e, especialmente, ao nos envolvermos com o que chamamos de questões ambientais.
- ItemEducação ambiental: concepções e ações de docentes nos anos iniciais do ensino fundamental em área marítima(EDGRAF, 2006) Vargas, Tatiana de SouzaAnalisar concepções e ações dos docentes em área marítima acerca de Educação Ambiental (EA) foi o problema central deste trabalho de investigação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com um grupo de cinco docentes dos anos iniciais de uma escola do Ensino Fundamental. A investigação realizou-se em uma instituição de ensino localizada em um balneário, no município do Rio Grande/RS, visando saber como professores exercem atividades pessoais e/ou profissionais de Educação Ambiental na escola e na comunidade.
- ItemEducação ambiental e educação em ciências: um esforço de aproximação em um museu de ciências – Mast(EDGRAF, 2006) Vasconcellos, Maria des Mercês Navarro; Guimarães, MauroRelato de uma experiência que procura inserir a Educação Ambiental em um Museu de Ciências, explorando o conceito de complementaridade ente estas abordagens, assim como entre a educação formal e não formal.
- ItemLa importancia de la educación ambiental y las culturas locales en un mundo globalizado(2004) Guerrero, Olga Maria BermudezCon este artículo se pretende resaltar la importancia de las culturas locales en el marco de la globalización, destacando la diversidad cultural como una potencialidad ambiental. Se trata de hacer visibles a esos otros "poco visibles" en el mundo globalizado de hoy, de escuchar sus voces, que desde otras lógicas y cosmovisiones también tienen mucho que aportar a la construcción del futuro de la humanidad.
- ItemNotas sobre ecomunitarismo, educación ambiental y pensamiento indígena latinoamericano: los xavante y el popol vuh(2008) Velasco, Sirio LopezEn estas notas pretendemos dar un primer paso en el diálogo intercultural de nuestra propuesta ecomunitarista y la visión de educación ambiental que ella incluye, con el pensamiento indígena latinoamericano, en especial con la cultura xavante (que habita en Brasil) y la resumida en esa obra maestra maya que es el Popol Vuh. Para tanto destacamos algunas revelaciones,convergencias y divergencias entre ambos horizontes.
- ItemA configuração das tendências educacionais e pedagógicas e da inclusão da educação ambiental: reflexões iniciais(2007) Santos, Virginia Machado Kurtz dosO texto apresenta uma reflexão – em construção – a respeito das tendências educacionais e pedagógicas no Brasil e do esboço de um diálogo possível entre elas, visando a contextualização/inclusão da tendência ambiental na história das tendências educacionais e pedagógicas, bem como das relações de continuidades e descontinuidades internas e externas entre tendências. Parte-se de um resgate histórico sintetizado para acrescentar a tendência ambiental e a sinalização de possíveis impactos e desdobramentos da mesma.
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