Universidade
Federal do Rio Grande
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IE – Mestrado em Educação em Ciências (Dissertações)

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    O primeiro passo para um recomeço: o professor aliado a reinvenção dos processos de ensino-aprendizagem de Ciências, antes, durante e uma projeção pós-pandemia da COVID-19.
    (2022) Souza, Adriana Silva de; Sosa, Hebert Elias Lobo
    A dissertação comunica as compreensões de uma professora-pesquisadora sobre o que se mostra das mudanças acontecidas nas aulas de Ciências da Educação Básica das escolas de Rio Grande - RS, da perspectiva dos professores regentes na área de Ciências da Natureza, em meio das incertezas do complexo período da Pandemia da COVID-19. A pesquisa de mestrado está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG) na linha de pesquisa - Educação científica: as tecnologias educativas no processo de aprendizagem. O estudo em questão foi norteado pela pergunta central: O que significaram as mudanças experenciadas por professores de Ciências da Educação Básica durante a pandemia da COVID-19? A pesquisa é de abordagem qualitativa, com o enfoque na fenomenologia e hermenêutica, e tem como objetivo geral compreender as mudanças tecnológicas e socioemocionais nas aulas de Ciências da Educação Básica durante a Pandemia da COVID-19. O Estado da Arte foi realizado nos meses de dezembro de 2020 e agosto e setembro de 2021 considerando publicações entre 2016 e 2021. Dos trabalhos recuperados foram selecionados doze que contribuíram como referenciais teóricos, além de outros autores como Morin, Tardif, Goleman, Perrenoud e Freire. Foi elaborado um Questionário Virtual, contendo 23 perguntas, que foram aplicadas a 14 professores das redes públicas (estadual e municipal) e da rede privada da cidade do Rio Grande – RS – Brasil. As respostas foram obtidas através de e-mails, WhatsApp e gravações, que constituíram o principal Instrumento de Pesquisa de análise. Os dados obtidos, foram analisados a partir da perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD). As respostas foram organizadas em uma planilha do Excel e inseridas no Software Atlas.ti que auxiliou na organização dos dados, então, iniciou-se o processo de unitarização, obtendo-se 327 unidades de significados (US), dos quais formou-se 144 categorias iniciais e 9 categorias intermediárias, emergindo 3 categorias finais com as compreensões e interlocuções do que se mostra na pesquisa. Os metatextos construídos como resultados foram organizados em capítulos. No capítulo 5 “Compreensões sobre a importância das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na pandemia da COVID-19” constatou-se que as DTIC foram fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, no que foi chamado de ensino remoto emergencial, compreendido no espaço-tempo de 2020 e 2021 (período pandêmico), permitindo a manutenção dos vínculos afetivos e a utilização de plataformas educacionais como alternativa para manter o elo de ligação entre os alunos e os professores. O capítulo 6 “O trabalho do professor de Ciências da Natureza e suas inquietações frente a pandemia da COVID-19”, mostra que o professor de Ciências da Natureza foi fundamental como mediador da aprendizagem dos alunos, exercendo a sua função com excelência frente as adversidades, planejando, sendo empático, reflexivo sobre a sua prática pedagógica, preocupado com os aspectos socioemocionais, superando as situações de estresse e ansiedade, reestruturando o seu planejamento e ajustando ao que o momento permitia, desempenhou múltiplos papeis; e o capítulo 7 “Os alunos protagonistas segundo a visão dos professores” a partir do planejamento dos professores, os alunos desempenharam o papel de protagonistas, já que o distanciamento social não permitia que o ensino ocorresse de forma presencial. Vários foram os problemas enfrentados como: a falta de recursos tecnológicos para acompanhar as aulas síncronas e assíncronas, a falta de internet ou a mesma de baixa qualidade, falta de espaços adequados para acompanhar o processo, dentre outros.
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    Produção científica sobre as temáticas educação em ciências, alfabetização científica e comunicação científica na base de dados Education Resources Information Center (ERIC)
    (2025-03) Rosa, Isabela Figueiredo da; Miranda, Angélica Conceição Dias
    As ciências que anteriormente eram configuradas em espaços específicos, atualmente trabalham de modo interdisciplinar. Sendo assim os conceitos de educação em ciências, alfabetização científica e comunicação científica foram recriados e reconfigurados. Esse trabalho estuda as temáticas em nível internacional com objetivo de ampliar as perspectivas sobre os temas. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a produção científica sobre Educação em Ciências, Alfabetização Científica e Comunicação Científica na base de dados ERIC. Os objetivos específicos são a) pesquisar artigos científicos sobre os temas, b) apresentar dados quantitativos e indicadores sobre as temáticas e c) compreender as tendências e lacunas na produção acadêmica sobre as temáticas. Para atender aos propostos, foi adotada a revisão bibliográfica e a análise bibliométrica com a aplicação de suas leis. A Lei de Bradford analisou os periódicos mais relevantes em cada uma das temáticas, a Lei de Lotka explorou a produtividade dos autores e a distribuição da produção científica e a Lei de Zipf examinou a frequência e a distribuição das palavras chave, destacando os termos mais recorrentes nos estudos analisados. As coocorrências de autores e palavras-chave, também foram aplicadas buscando identificar padrões de relacionamento entre esses elementos, mapear áreas de interesse, tendências de pesquisa e redes de colaboração entre pesquisadores. A pesquisa resultou 572 artigos sobre Educação em Ciências, 110 sobre Alfabetização Científica e 45 sobre Comunicação Científica, sendo 21 com a tradução scientific communication e 24 com scholarly communication. De acordo com a Lei de Bradford, observou-se que em educação em ciências, um pequeno número de periódicos concentra a maior parte dos artigos, enquanto a maioria tem apenas um ou poucos artigos sobre o tema. Na alfabetização científica, um periódico concentra alta frequência de artigos, e em comunicação científica, scientific communication apresenta três periódicos com mais de um artigo e scholarly communication apresenta três periódicos com dois ou mais artigos. Quanto à Lei de Lotka, identificou-se que, em educação em ciências e alfabetização científica, poucos autores publicaram a maior parte dos artigos, enquanto muitos autores publicaram apenas um. Em comunicação científica, no entanto, todos os autores possuem apenas uma publicação. Por fim, a Lei de Zipf foi observada em todas as temáticas, com a distribuição das palavras-chave apresentando uma frequência alta para algumas e uma distribuição ampla de termos menos frequentes. Identificou-se que a educação em ciências foca na eficácia das estratégias de ensino e no desenvolvimento de habilidades, promovendo a alfabetização científica. A comunicação científica complementa esse processo, tornando o conhecimento acessível e fortalecendo a compreensão crítica e a formação de futuros cientistas. As análises de coocorrência revelam fragmentação nas colaborações acadêmicas em educação em ciências, alfabetização científica e comunicação científica. Destacam-se núcleos temáticos distintos e a necessidade de maior integração interdisciplinar, o fortalecimento da colaboração entre pesquisadores e ampliação do impacto da comunicação científica na educação e na sociedade. A investigação fortaleceu a integração entre as áreas estudadas, a teoria científica através da educação em ciências, a criticidade da alfabetização científica e a aplicação na comunicação científica.
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    Experiências narrativas de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências
    (2022) Zismann, Jonatan Josias; Dorneles, Aline Machado
    This master's thesis is developed in the Graduate Program of Science Education (PPGEC) at the Universidade Federal do Rio Grande - FURG. It seeks to understand the teaching experiences related to the theme of Scientific Dissemination developed in the school context in the area of science teaching. To expose the information obtained by the research process, the work is structured in the form of 03 articles. The first article is a narrative (auto)biographical research, in which the interlocutor searches in his/her life experiences, facts, moments, places that describe his/her history of formation. The second article is a bibliographic review of the state of knowledge, which seeks to inventory the academic production, especially the theses and dissertations that address the theme of Scientific Dissemination in Science teaching. A study carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), which allowed us to have a preliminary understanding of the way in which Scientific Dissemination has been worked on in schools. The third article presents the creation of short stories with the narrative experiences that emerged from the Interactive Reading Group of Scientific Disclosure Texts. The purpose of this short story is to interpret and highlight the potential of the insertion of reading in the context of science teacher education, especially the reading of texts related to the dissemination of science. Another perspective evidenced in this chapter is the understanding of experience in which the reading and the process of group experience allowed sharing and learning with the experience of the other that emerges from the collective speech and understanding. The research in its entirety aims to understand and glimpse the potentialities of the use of Scientific Disclosure in the school space, in the same way it allows, through the narrative experience produced by a learning community of teachers, to establish focuses and strategies for the use of such a methodological tool.
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    Estágio Supervisionado: discursos que compõem as práticas pedagógicas dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    (2023) Flores, Tanise de Oliveira; Schwantes, Lavínia
    Este trabalho se refere a uma dissertação de mestrado em Educação em Ciências e teve como objetivo analisar os discursos que compõem as práticas pedagógicas dos licenciandos de Ciências Biológicas/FURG pelo viés pós- crítico. Para que isso fosse possível, foram analisadas 23 Unidades Didáticas (relatório final do estágio supervisionado) dos licenciandos no recorte temporal de 2016 a 2018. Ancorada em autores como Michel Foucault, e em algumas ferramentas da análise do discurso como caminhos metodológicos, sinalizando o conceito de discurso, enunciado e enunciação, a investigação apontou dois discursos que compõem as práticas pedagógicas do licenciandos do curso de Biologia, são eles: o discurso da formação integral dos sujeitos (estudantes e professores) e o discurso das metodologias ativas. Diante disso, salientaram-se o emaranhamento destes ditos que compõem as práticas pedagógicas dos licenciandos presentes no material de análise.
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    Ensinar matemática para estudantes com autismo: desafios e possibilidades
    (2022) Vasconcelos, Luciane de Oliveira Hentsch; Silva, João Alberto da
    O presente estudo pesquisou como ocorre o processo de ensino da Matemática para estudantes com autismo no espaço de uma Escola Especializada. O objetivo geral foi investigar os processos de ensino da Alfabetização Matemática promovidos por professores em uma Escola Especializada para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando contribuir para o campo do ensino da Matemática, para estudantes com essa especificidade. A pesquisa é de cunho qualitativo e tem como delineamento o Estudo de Caso. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização e trabalham numa Escola Especializada. A coleta de dados se deu a partir da análise dos currículos individualizados do ensino e dos mapeamentos dos processos de ensino da Matemática, utilizados por essas professoras. Como ferramenta de coleta de dados, foi empregada a técnica de Grupo Focal. Ao selecionar as professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização numa Escola Especializada, abordou-se um grupo, no qual as integrantes puderam trazer elementos ancorados em suas experiências diárias como educadoras de estudantes com autismo, no campo da Matemática. Nas turmas pesquisadas, foram econtrados estudantes de 7 a 15 anos de idade, e que estão inseridos na etapa do Ensino Fundamental e no Ciclo de Alfabetização. Na escola pesquisada, o agrupamento das turmas coincide com a etapa de desenvolvimento dos estudantes, independentemente da idade cronológica. Quanto ao mapeamento do ensino da Matemática, observou-se que as seis professoras apresentam aos estudantes propostas pedagógicas que estimulam habilidades iniciais, percorrendo um caminho para serem considerados alfabetizados matematicamente. Essas profissionais da educação buscam ferramentas de ensino com base nos currículos de seus estudantes, utilizando as habilidades promovidas pela Programa Teacch. Dentre essas habilidades, encontrou-se as Unidades Temáticas de Número, Álgebra e Geometria sendo efetivadas com os estudantes com autismo. De modo geral, os dados produzidos pela pesquisa indicam ambientes de ensino próprio para a condição neurobiológica e comportamental que acompanha o autismo, com ações pedagógicas voltadas para o campo da Matemática, mesmo que na modalidade da Educação Especial não seja exigido esse componente curricular.
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    Narrativas de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em interface com as questões de gênero: as possíveis revoltas diárias de uma educação física escolar
    (2022) Gaubert, Júlia Moita; Ribeiro, Paula Regina Costa
    Esta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, na linha de pesquisa “Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências”. A pesquisa teve como objetivo problematizar as narrativas de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada do município de Rio Grande/RS – sobre os atravessamentos possíveis das questões de gênero nas práticas corporais e em suas aulas de Educação Física. O estudo situa-se em uma perspectiva pós-estruturalista e fundamenta-se em teorizações que conceituam gênero como uma construção social, histórica e cultural que inscreve marcas, comportamentos, performances e representações nos corpos das crianças, determinando apenas uma maneira de ser menino ou menina. Nesse viés, buscamos através dos fluxos de uma educação menor, maneiras de fomentar o pensamento e a reflexão das crianças sobre as questões de gênero nas práticas corporais e cotidianas da escola. Para o desenvolvimento deste estudo foi utilizada a investigação narrativa, sendo o material empírico constituído pelos diários narrativos de 51 crianças que fizeram parte do estudo, os quais contam as diferentes formas como elas foram tocadas pelas estratégias adotadas ao longo da pesquisa. Os diários foram organizados em três categorias analíticas: “práticas generificadas no cotidiano das crianças”, “práticas corporais na produção de corpos generificados” e “meninas, mulheres e práticas esportivas”. A partir de cada uma delas, foram estabelecidas discussões possíveis. Trata-se de uma reflexão frente às respostas das crianças, que permitem esperançar e provocam a perceber a urgência na efetivação de espaços que valorizem suas vozes. Para isso, é preciso buscar maneiras de escapar aos modelos, de rastrear caminhos a partir de pistas que vamos encontrando. Por meio das análises, percebemos gênero como uma categoria relacional que atravessa de diferentes formas a vida das crianças, seja nas práticas cotidianas, nos discursos culturais, nas opções de divertimento, nos jogos e esportes, na constituição dos corpos e nos espaços de ocupação. O currículo, seguindo os pressupostos de uma educação maior, imprime no cotidiano escolar uma reprodução de modelos que escapam a essas discussões. No entanto, é preciso atentar ao que os corpos das crianças vêm denunciando: não é possível falar de um corpo que se esgota no biológico e em atributos femininos ou masculinos. É preciso levar em consideração as subjetividades que o constituem por meio da socialização e da interação com a diversidade de realidades e experiências, não através de um sistema normativo que apresenta um único padrão possível. Assim, através das possibilidades de aprendizado insuspeitas, encontramos brechas que escapam a qualquer controle, opondo resistência e criando outras possibilidades de abordar temáticas silenciadas como gênero. Nessa perspectiva, a Educação Física assume um papel importante quando problematiza o corpo, os lugares/espaços, gestos que meninos/as produzem e assegura a equidade de oportunidades a diferentes corpos que pensam, sentem, agem e se constroem através do movimento.
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    Percepções dos licenciandos em matemática sobre os desafios e as potencialidades na utilização de tecnologias digitais nos espaços educativos durante a pandemia
    (2022) Dutra, Roger Braga; Novello, Tanise Paula
    No ano de 2020, o mundo foi surpreendido pela covid-19, uma doença que forçou mudanças em vários aspectos na sociedade, inclusive na educação. As alterações na dinâmica escolar foram várias, perpassando desde as relações sociais entre professores, funcionários e estudantes, até a alteração do espaço de ensinar e aprender, rompendo o espaço físico onde comumente aconteciam as interações entre professores e alunos. Frente a essa realidade, para dar continuidade ao ensino, foi necessária a migração para um modelo de ensino remoto, que demandou uma ruptura de paradigmas. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as percepções dos licenciandos em Matemática da UFPel quanto aos desafios e potências relacionadas aos espaços educativos durante a pandemia de covid-19. Os participantes deste estudo são um total de 45 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPel, que estavam cursando a disciplina de Software na Educação Matemática entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022, e que expressaram suas opiniões e reflexões no mural coletivo digital Padlet. Essa ferramenta digital possibilita a interação dos participantes que, no contexto desta pesquisa, culminou com discussões sobre ensino remoto na pandemia, a qual constituirá o corpus da análise. Além disso, a fim de conhecer o que tem sido produzido academicamente em torno desta temática, foi realizado um mapeamento dos artigos publicados na revista Em Teia, a fim de estabelecer diálogos entre o presente estudo e outras produções acadêmicas recentes. Assim, as interações realizadas pelos licenciandos foram analisadas por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefèvre e Lefèvre (2005) e, a partir das análises dos registros produzidos pelos participantes, foram construídos três discursos síntese. São eles: “Potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais”, “Dificuldades educativas enfrentadas durante a pandemia” e “Entraves para a adoção das tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas”. Entre as discussões que perpassam os DSC está a hipótese de que as tecnologias digitais passarão a, cada vez mais, integrar a realidade escolar após a pandemia. Contudo, para explorar as potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais é preciso considerar questões como a formação inicial e continuada dos docentes e as desigualdades sociais evidentes na realidade brasileira, as quais podem se configurar em desafio.
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    Ensino de ciências na educação infantil: os campos de experiência como potencializadores da aprendizagem
    (2024) Moreira, Gabriela Torma; Ritter, Jaqueline
    A BNCC é o referencial documental mais recente destinado a orientar a Educação Básica Brasileira, com grande importância em termos de novas concepções que orientam a sua primeira etapa, a Educação Infantil. A escolha do tema desta pesquisa se deu pela necessidade de compreendermos melhor o ensino de ciências na Educação Infantil, tendo como parâmetros as normativas oficiais, em âmbito nacional e municipal – Pelotas/RS – para esse nível de ensino, bem como as concepções e práticas evidenciadas nesses documentos. O presente trabalho teve como objetivo geral reconhecer como foi recontextualizada a BNCC para a Educação Infantil no contexto da cidade de Pelotas. Para tal propósito definimos como problema de pesquisa a seguinte questão: o que resultou das proposições normativas de âmbito nacional no processo de proposição do documento pelotense visando orientar a Educação Infantil no município? Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, com revisão de literatura e análise documental. Como resultado deste estudo, foram produzidas categorias emergentes a partir da Análise Textual Discursiva para a revisão de literatura, as quais sinalizam e direcionam nosso olhar investigativo para: Vivências e Experiências; Aprendizagens; Concepções da Infância; Currículo na Educação Infantil; A Especificidade da Docência na Educação Infantil. E como resultado da análise documental, reconhecemos a presença dos campos de experiências como o mote norteador da aprendizagem e desenvolvimento infantil, tanto nos documentos de âmbito nacional quanto local.
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    Pelos aromas do jasmim: atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em ciências da natureza
    (2022) Pirez, Daiane Rattmann Magalhães; Araujo, Rafaele Rodrigues de
    A experimentação para o ensino de Ciências da Natureza tem sido tema de discussão entre pesquisadores dessa área. Entretanto, a partir das urgências surgidas na sociedade contemporânea percebe-se a necessidade de que as atividades experimentais dialoguem com outras áreas do conhecimento, a partir do desenvolvimento de práticas interdisciplinares contribuindo com uma formação mais ampla dos estudantes. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo geral compreender as possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza na Educação Básica. Para isso, iniciamos a pesquisa investigando como surge a experimentação em Ciências, e como essa, por meio de fatos históricos contribuiu para a fragmentação disciplinar. Posteriormente, realizamos o Estado da Questão sobre atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza. E, por fim, buscamos compreender, a partir das experiências vivenciadas por professoras que atuam na área de Educação em Ciências, as possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza. Para isso, a pesquisa ocorreu com professoras da Educação Básica, através da análise de narrativas. A nossa aproximação aos sujeitos de pesquisa se deu por meio do II Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas, a partir da temática “Experimentação” e de encontros decorrentes do projeto de extensão “Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo” promovido pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Nessa perspectiva, o material empírico dessa pesquisa se constituiu pelo registro de memórias, efetuado a partir de uma atividade proposta na temática Experimentação, e por uma entrevista semi-estruturada com as sujeitos de pesquisa, a fim de estimular a produção de narrativas. A pesquisa está organizada por artigos, de forma que a produção das informações e as análises envolvem métodos diferenciados, a saber: Estado da Questão, Pesquisa Bibliográfica e Análise de Narrativa por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa nos mostram que projetos experimentais investigativos instigam a formação permanente não apenas dos estudantes como também dos professores, os quais se deixam envolver por aulas menos expositivas e mais construtivistas. Sendo assim, compreendemos que a prática de um projeto interdisciplinar transforma não apenas os sujeitos envolvidos, como também as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Além disso, entendemos que o espaço tempo proporcionado pelas Feiras de Ciências possibilita uma articulação entre as disciplinas a partir de projetos experimentais investigativos, contribuindo para uma formação mais ampla dos estudantes e para a efetivação de práticas interdisciplinares. Com base nessas compreensões, comunicamos o argumento da dissertação: As possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza na Educação Básica emergem no ensino investigativo por meio de temas do interesse ou propostos pelos estudantes e em espaços de formação que possibilitem a argumentação, a contextualização, a exploração do erro obtido no experimento e o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento.
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    Educando através de livros infanto-juvenis do PNLD 2020: lições de educação ambiental na relação humano-natureza
    (2022) Bibiano, Ana Karolina Flores; Henning, Paula Corrêa
    O trabalho trata de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O objetivo do estudo é problematizar alguns livros literários do Programa Nacional do Livro e Material Didático do ano de 2020 destinados aos jovens do Ensino Fundamental II, que tenham como conteúdos a natureza e a educação ambiental, buscando mapear as verdades e lições que circulam dentro destes artefatos culturais. Justifica-se a escolha por este tema de pesquisa por entender a importância de olhar para os modos como nos constituímos sujeitos em nossa atualidade. Os caminhos teóricos percorridos foram ao encontro dos pensamentos do filósofo Michel Foucault e de autores que enveredam para esse campo teórico, tais como Alfredo Veiga-Neto, Paula Henning, Barbara Garré, Virginia Vieira, Cleber Ratto, Isabel Carvalho, Eduardo Viveiros de Castro, Juliana Fausto, Susana Dias, Iara Bonin, dentre outros. Ao analisar os onze livros literários selecionados para a pesquisa, o estudo dividiu-se em duas unidades analíticas. A primeira dedicou-se a temática dos povos indígenas e sua utilidade para os não-indígenas. Os materiais sob investigação carregam ditos a respeito dos povos indígenas e suas atribuições junto a natureza que estabelecem um posicionamento fixo destes seres, demonstrando que o seu espaço é o da floresta, e sua importância no mundo é a de proteger a natureza. A segunda unidade dedicou-se a temática em torno da relação de humanos e não-humanos. Ao analisar estes materiais evidencia-se ditos que aparecem, recorrentemente, posicionando o ser humano em um contexto de natureza de forma duplicada: ora como vilão(ã) destruidor(a), ora como herói(na) salvador(a), desenvolvendo a partir disso um mecanismo de moralização no(a) leitor(a). Encontra-se nos livros sob análise diferentes lições que vão paulatina e repetidamente ensinando os modos como devemos nos comportar na natureza. Percebe-se que os livros literários infanto juvenis sob escrutínio apresentam verdades enquanto soluções para os diversos problemas ambientais, tendo enquanto repertório temático a moralização. Defende-se a necessidade de enxergar as relações humanas com a natureza a partir das múltiplas interações do ser humano com os não-humanos, no reconhecimento do humano como ser pertencente também a este espaço de natureza. Conclui-se a respeito da importância de estudos que investem na problematização de materiais que se fabricam na cultura já que ensinam significados para seus (suas) leitores(as). O campo da Educação pode contribuir com o exercício da crítica, criando potência de inventividade nas relações que estabelecemos com a natureza.