ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/144
Navegar
54 resultados
Filtros
Configurações
Resultados da Pesquisa
- ItemEstudantes com TEA na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS: um relato no Curso de Biblioteconomia(2024) Corrêa, Guilherme Fonseca; Silva, Claudio Renato Moraes daEste estudo teve como objetivo abordar o autismo na Universidade a partir do relato da trajetória acadêmica de um indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa apresenta o percurso acadêmico de um estudante no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande, no período de 2020 a 2024, destacando a posição do autor como pesquisador e enfatizando que estudantes com deficiência possuem plenas condições de cursar o ensino superior em qualquer instituição universitária. O trabalho ressalta as capacidades desses indivíduos, evidenciando sua superação diante das dificuldades e a conquista de suas etapas acadêmicas. Ademais, enfatiza-se a resistência ao capacitismo, demonstrando que tal barreira não representa um impedimento para o avanço acadêmico e pessoal.
- ItemAnálise crítica da informação: estudo de caso no site “fato ou fake”(2024) Osório, Ticiane Pinto Garcia; Ramos, Clériston RibeiroO trabalho tem por objetivo fazer um estudo de caso no site “Fato ou Fake” do conglomerado de mídia e comunicação - Globo e sua iniciativa em desmistificar notícias falsas encontradas na internet. Através da metodologia da análise de conteúdo (Bardin, 2011), verificamos a abordagem do site diante do processo eleitoral brasileiro no ano de 2022, entre os meses de outubro a dezembro. Analisando especificamente as notícias veiculadas nas redes sociais sobre os candidatos à presidência da República Federativa do Brasil. Abordando também o fenômeno da desinformação e a alta publicização de notícias falsas nas redes sociais. A pesquisa tenta elucidar o papel do profissional bibliotecário diante desse fenômeno atual, sendo um responsável na propagação de informação de qualidade na sociedade que o cerca. Além disso, podemos diante das notícias analisadas prospectar o quanto as notícias falsas colocaram em dúvida a lisura do processo eleitoral e também colocando a prova a democracia brasileira.
- ItemA biblioteca escolar como espaço de incentivo à leitura(2024) Suita, Cynthia Homann; Ramos, CléristonConsiderando que a leitura desempenha um papel fundamental na construção de cidadãos mais conscientes, inovadores e reflexivos, o principal propósito deste estudo foi analisar a produção acadêmica presente na base de dados BRAPCI, com o propósito de localizar trabalhos científicos que atendessem aos critérios estabelecidos pelos objetivos. Este estudo buscou investigar, por meio de levantamento bibliográfico de natureza qualitativa, quais são as estratégias de incentivo à leitura adotadas por bibliotecários escolares. O trabalho também abordou a relevância da leitura e o papel desempenhado pela biblioteca escolar, evidenciando a importância de implementar práticas de incentivo à leitura nas bibliotecas escolares para motivar os estudantes a criar e manter o hábito da leitura. Os resultados demonstram a importância da biblioteca escolar, a falta de recursos e abordam a importância do incentivo à leitura para assim estimular o hábito de ler e criatividade dos estudantes. Conclui-se que um dos principais incentivos à leitura está a hora do conto ou contação de histórias.
- ItemIdentificação das abordagens sobre as bibliotecas escolares: uma revisão bibliográfica na base de dados Library, Information Science & Technology Abstracts (LISTA)(2024) Malcorra, Lisleia Soares; Miranda, Angélica Conceição DiasAs bibliotecas escolares são unidades incorporadas as instituições de ensino com foco no desenvolvimento do ensino-aprendizado de discentes. Por este motivo têm cada vez mais sua presença reiterada por meio de políticas públicas que passam a exigir a implantação deste espaço com infraestrutura e profissionais suficientes, como exemplo a Lei n.o 14.837, de 8 de abril de 2024 que visa universalizar as bibliotecas escolares como um equipamento cultural imprescindível para a formação do cidadão brasileiro. Neste sentido, ao deparar-se com este contexto e visando identificar como pesquisadores posicionam-se defronte a temática biblioteca escolar, o presente estudo teve como objetivo investigar a produção científica sobre bibliotecas escolar na Base de Dados Library, Information Science & Technology Abstracts (LISTA). Através de uma pesquisa básica de revisão bibliográfica realizada na base de dados LISTA pertencente a empresa EBSCO Information Services, foram coletados artigos científicos publicados nos últimos cinco anos que atenderam a palavra-chave “biblioteca escolar”. Estes artigos foram baixados, submetidos a localização e classificação no Microsoft Office Excel para posterior análise. Os resultados demonstraram que dos 22 artigos encontrados na base de dados, 45% foram inclusos por apresentarem relevância com a temática e atenderem todos os critérios estabelecidos, o que demonstra uma perspectiva positiva em relação a qualidade do material/conteúdo produzido para a pesquisa brasileira sobre biblioteca escolar. Os principais achados do estudo apresentam as bibliotecas escolares em ascensão, caminhando rumo a sua concretização e firmamento nas instituições de ensino brasileiras, com incentivo de políticas públicas voltadas para a inclusão, a adequação da infraestrutura assistiva e a formação de bibliotecários capacitados para atender amplo público-alvo. Conclui-se que as bibliotecas escolares são espaços de ensino- aprendizado fundamentais para a formação educacional e cultural humana, devendo assim estarem continuamente sendo aperfeiçoadas e prestigiadas como instrumento de construção dos saberes.
- ItemTrajetória das oficinas “Se liga na Bilbio” no Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG(2023) Pinto, Amanda da Neves; Miranda, Angélica Conceição DiasAborda as oficinas do “Se liga na Biblio” oferecidas pelos alunos de Biblioteconomia da FURG, juntamente com a coordenação do projeto, a fim de passar o aprendizado que obtiveram no decorrer da vida acadêmica. Os objetivos deste trabalho foram investigar atrajetória das oficinas “Se liga na Biblio” no curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande –FURG. Utiliza uma triangulação metodológica no seu desenvolvimento, são elas: levantamento de dados por meio da pesquisa documental, revisão bibliográfica e questionário. A coleta de dados foi feita a partir de documentos do SISPROJ sobre as oficinas, disponibilizados pela coordenadora do projeto, professora Angélica C. D. Miranda e outras informações no site da FURG. Com base nos documentos, colheram-se os dados sobre o título da oficina, período de execução, a equipe executora e o número de vagas (aproximadamente). Os resultados indicam que cerca de 244 alunos participaram das oficinas, com isso foi possível calcular que por volta de 2,0678% dos alunos da FURG foram alcançados com as oficinas do projeto “Se Liga na Biblio”. Concluiu-se que as oficinas são de suma importância,e podem ser ofertadas aos ingressantes da universidade.
- ItemBiblioteconomia na Educação Ambiental [recurso eletrônico] : relatoda ação cultural realizada na disciplina de “Ação Cultural Teoria e Prática” voltada para a coleta seletiva de lixo no campus Carreiros da FURG/ 1° semestre 2019(2023) Abrão, Lucas Mota; Silva, Cláudio Renato Moraes daO presente trabalho de conclusão de curso apresenta um Relato Experiência proveniente de uma Ação Cultural realizada por discentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, no Campus Carreiros da Instituição, para a disciplina de Ação Cultural: Teoria e Prática. Tal proposta surgiu com o intuito de investigar como é feito o descarte dos resíduos no ambiente universitário e se o mesmo acontecia por ser um problema cultural ou estrutural (relacionado à distribuição das lixeiras). Para isso, optou-se por trabalhar a Educação Ambiental na Biblioteconomia de forma contínua a fim de viabilizar o trabalho social dos discentes e demais membros da Academia diante dos princípios éticos e morais que regem a sociedade. Portanto, a Ação Cultural desenvolvida como atividade de integração e conscientização ao consumo sustentável no meio universitário empregou a temática do lixo pelo fato de ser um dos maiores problemas sociais e ambientais da humanidade ao longo dos séculos. O projeto foi dividido nas etapas de Planejamento, Coleta de lixo, Separação do lixo coletado e Exposição do lixo. Dessa forma, foram consultados autores que fornecem recursos suficientes para que pudesse conceituar as fases citadas acima, além de apresentar os resultados oriundos da dinâmica cultural que culminou com a apresentação deste projeto na Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG e na produção de um livro acadêmico intitulado: O LIXO fora das lixeiras: cultural ou falta de lixeiras?
- ItemLivro de imagem: (in)visibilidade na Biblioteconomia brasileira(2023) Rodrigues, Carla Rodrigues de; Gonçalves, Renata BrazA principal característica do livro de imagem é não ter texto verbal, além disso, pode- se ver que a sua relação com os leitores se dá através da interação e pela leitura de imagens geradas a partir da construção de narrativas criadas pelas imagens que se apresentam numa sequência. O livro de imagem é um recurso cada vez mais importante no auxílio do desenvolvimento da leitura visual, de crianças, jovens e adultos. Ele pode ser caracterizado como um livro sem texto verbal, constituído apenas por imagens que se apresentam numa sequência, a qual proporciona a construção de uma narrativa. Este trabalho teve, como objetivo geral, analisar como a área de Biblioteconomia brasileira aborda o livro de imagem em sua produção acadêmica. A pesquisa bibliográfica possibilitou a identificação do que é o livro de imagem, suas características e sua relação com os leitores. Também identificou quem são os autores que produzem sobre livro de imagem na área de Biblioteconomia no Brasil, quantos trabalhos sobre o livro de imagem foram publicados nesta área e como os mesmos abordam o tema, incluindo sua definição e propostas metodológicas para uso do livro de imagem. Além disso, a investigação identificou as potencialidades de uso do livro de imagem na mediação da leitura apontadas pelos autores, bem como realizou um levantamento de quais são os livros de imagem mencionados nos trabalhos publicados. Conclui que, embora o livro de imagem esteja presente dentro de alguns acervos, ele se torna invisível nas salas de aula, nas bibliotecas e para os profissionais da educação, bibliotecários, auxiliares e leitores. Este tema ainda é incipiente na área da Biblioteconomia, tendo em vista que faz dez anos que foi publicado o primeiro trabalho encontrado e, posteriormente,
- ItemCurricularização da Extensão nos Cursos de Biblioteconomia das Universidades Públicas da Região Sul do Brasil: um desafio na inovação dos currículos acadêmicos(2023) Azevedo, Maria das Graças Pereira de; Gonçalves, Renata BrazAs Instituições de Ensino Superior Brasileiras estão alicerçadas no tripé acadêmico: ensino- pesquisa-extensão. A extensão é responsável por promover a interação transformadora entre a universidade e os outros setores da sociedade. A Constituição Federal Brasileira de 1988, em seu artigo 207, estabeleceu a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior (BRASIL, 1988), porém a prioridade das instituições continuou sendo o ensino e a pesquisa. Desta forma, passados 30 anos da promulgação da Constituição, em 18 de dezembro de 2018, foi publicada a Resolução no 7, do MEC/CNE/CES, sobre as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, ficando estabelecida a implantação da curricularização da extensão, ou seja, as Instituições de Ensino Superior – IES teriam até dezembro de 2021 (prazo prorrogado até dez./2022, devido à pandemia do COVID-19) para introduzirem, em caráter obrigatório, a extensão na composição de, no mínimo, 10% da carga horária do currículo de suas graduações, nas modalidades de programas, projetos, cursos e oficinas, eventos, prestação de serviços. Assim, o objetivo deste trabalho é discorrer sobre o desafio de os cursos presenciais de Biblioteconomia das Universidades Públicas da Região Sul (UDESC, UFSC, UFRGS, FURG e UEL) implantarem a curricularização da extensão em seus programas e se justifica pelo relacionamento da Biblioteconomia com a sociedade, pelos cursos presenciais apresentarem tradição nas atividades de extensão, pelas Universidades Públicas da Região Sul se aproximarem da nossa realidade e serem mantidas pela sociedade e, também, por haver pouca produção intelectual sobre o tema curricularização. Quanto à metodologia, a pesquisa apresenta cunho teórico-empírico, é do tipo exploratória, retrata uma natureza quali-quantitativa e se deu em três etapas: análise documental (Planos de Desenvolvimento Institucionais - PDIs, Políticas de Extensão e Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPCs de Biblioteconomia), coleta de campo (questionário com os coordenadores dos cursos) e tratamento dos dados (método da análise de conteúdo de Bardin). Como resultados, verificou-se que, os cinco cursos pesquisados apresentam tradição em atividades extensionistas, porém elas não são computadas em créditos, e sim, nas atividades complementares. Todos se mostraram cientes sobre o processo de curricularização da extensão e expuseram que ele se encontra em uma fase inicial, comportando estudos e reuniões para difundir e esclarecer dúvidas acerca do tema. Percebeu-se receios naturais em vista de ser matéria recente e complexa, porém manifestações de compreensão e de reconhecimento sobre a importância de efetivar a curricularização extensionista foram evidenciadas. Como considerações finais, reitera-se a ideia de que a curricularização da extensão está centrada em uma educação que realmente entrelaça os três pilares da universidade, o que não vem ocorrendo na prática. Acredita-se que este estudo pode contribuir com esclarecimentos acerca do tema.
- ItemBiblioteconomia e Literatura: aproximações a partir da representação ficcional da biblioteca no conto " A biblioteca de Babel" de Jorge Luis Borges(2021) Cousen, Lucas De Castro Brahm; Gonçalves, Renata BrazO presente trabalho tem como objetivo analisar a representação ficcional de biblioteca no conto “A biblioteca de Babel”, de Jorge Luís Borges, estabelecendo uma relação com as definições de bibliotecas dadas por autores da área de Biblioteconomia, assim como propor um diálogo entre esta área e a Literatura. Para tanto, utiliza como categorias de análise o espaço da biblioteca, sob o referencial teórico proposto por Antonio Dimas, no volume Espaço e Romance (1985) e a intertextualidade como processo compositivo a partir do conceito de intertextualidade de Julia Kristeva(1968). No que se refere ao espaço pode-se constatar que a biblioteca representada no conto não é de nenhum dos tipos de bibliotecas aqui apresentados mas tem características de diversas delas; no que se refere-se a intertextualidade pode-se verificar a relação com o texto bíblico “A Torre de Babel”, cuja proximidade se destaca pela confusão presente em ambos os textos e que fazem parte da sua narrativa. Em “A Torre de Babel” a confusão se expressa através da separação da linguagem enquanto no conto “A Biblioteca de Babel” ele faz parte da própria composição da biblioteca. Ainda no que se refere às definições de biblioteca, foi possível inferir a relação que a biblioteca do conto estabelece com as bibliotecas reais. Dessa forma, conclui-se a existência de alguns pontos em comum entre as teorias de Biblioteconomia e o conto, como, por exemplo, a biblioteca ser um local de saber e aprendizado. Contudo, são percebidos afastamentos, como a falta de uma organização sistematizada dentro dela que, por vezes, provoca uma ideia de confusão.
- ItemBiblioterapia: análise bibliográfica sobre a percepção dos pacientes pediátricos internados em relação à técnica e sua funcionalidade(2019) Marques, Ítalo Henriqson; Gonçalves, Renata BrazA biblioterapia é uma ferramenta utilizada como auxílio no tratamento das pessoas com dificuldades sociais, emocionais e até físicas. Pode ser aplicada em distintos ambientes como escolas, organizações sociais e hospitais. Geralmente é efetuada por equipes multidisciplinares que contam com pedagogos, assistentes sociais, médicos, bibliotecários, nutricionistas, dentre outros. Este trabalho tem como objetivo verificar, através da revisão da literatura, como o bibliotecário em conjunto com os profissionais da saúde pode contribuir para melhorar a qualidade de vida de crianças hospitalizadas na pediatria, através da biblioterapia. Caracteriza-se como um estudo quali-quantitativo, apresentando uma pesquisa bibliográfica com base em artigos da área de Ciência da Informação, teses e dissertações sobre a temática, publicados no período de 1975 a 2019. Como procedimento técnico de análise, utiliza análise de conteúdo proposta por Moraes. Como resultados, identificou os procedimentos adotados, quais as atribuições do bibliotecário, como é feita a avaliação do processo, bem como as diversas etapas pelas quais o paciente necessita passar para que a biblioterapia seja bem-sucedida. Com isso, verificou-se que o bibliotecário tem papel fundamental nos processos biblioterápicos em pediatria, auxiliando os pacientes a melhorar sua autoestima e enfrentar suas dificuldades. Além disso, conclui-se que a biblioterapia é um processo complexo e, para o uso de tal ferramenta, é preciso que os profissionais tenham conhecimento prévio sobre as etapas, seu papel, suas limitações e possibilidades, para que possam melhorar a qualidade de vida dos pacientes internados no hospital.
