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Federal do Rio Grande
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IE – PPG – Programas de Pós-Graduação

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    A contribuição das mulheres na Educação Ambiental: uma análise da ressignificação das múltiplas facetas das mulheres
    (2024) Corrêa, Taís dos Santos Lopes; Pedruzzi, Alana
    Esta dissertação discute sobre as múltiplas facetas comumente associadas às mulheres, com o intuito de melhor compreendê-las, para assim podermos analisar uma forma de ressignificar suas múltiplas facetas, na sociedade, na Educação Ambiental e na produção científica. Objetivamos, especificamente, dialogar sobre as questões que envolvem a categoria mulheres, relacionando-a aos aspectos da maternidade/da maternagem e do espaço acadêmico, incluindo as inquietudes e as vivências da própria autora, de maneira a articular as diferenças sociais geradas pelossistemas de opressão e fazer um diálogo sobre a ressignificação das suas múltiplas facetas, refletindo também sobre as múltiplas posicionalidades das mulheres e a contribuição crítica destas na Educação Ambiental, considerando os estudos do Feminismo Interseccional e do Feminismo Matricêntrico, além das dinâmicas da produção e reprodução social na ordem do Capital. A pesquisa parte da seguinte questão: Como as experiências das mulheres, das mães e das pesquisadoras que maternam, influenciam na construção da Educação Ambiental Crítica? Metodologicamente, o estudo foi organizado em duas partes: I - orientação teórica, com análise bibliográfica em plataformas acadêmicas, nos alicerçando em estudos de autoras feministas, como: Silvia Federici (2017, 2019, 2021, 2022), Audre Lorde (1984, 2019), Patricia Hill Collins & Sirma Bilge (2021), Lélia Gonzalez (1984, 2020), Andrea O’Reilly (2004, 2013, 2014, 2016), Angela Davis (2016, 2018) e outras vozes de educadoras críticas como Alana Pedruzzi (2019), Tamires Podewils (2019), Claudia Cousin (2010), Laryssa de Assis (2023) e Lisiana Lawson (2019, 2023), fazendo uso analítico da leitura imanente; II - analítica, trazendo questionamentos acerca da produção das mulheres na Ciência, a partir da compreensão do panorama atual das mulheres na Educação Ambiental. Assim como, a partir dos dados levantados sobre a realidade da produção científica das discentes em andamento e das egressas do Programa de Pós- Graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande. Concluindo que ao compreendermos sobre estas posicionalidades dos diferentes grupos vulnerabilizados e ao ressignificarmos as múltiplas facetas das mulheres, observamos a necessidade dessas mulheres ocuparem mais lugares de poder, e de serem pautadas e sugeridas propostas e implementações de políticas públicas, em atenção às pessoas que vivenciam a maternagem e a maternidade nos espaços acadêmicos, bem como, foi possível pensar em um caminho diferente de se fazer Educação Ambiental, sobretudo, a partir de um viés crítico, feminista, interseccional, antirracista e necessariamente anticapitalista, em prol da justiça social e da superação da crise ambiental.
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    Um estudo de caso sobre as intervenções de educação ambiental para residentes do entorno do Parque Estadual de Itaúnas - ES
    (2023) Conceição, Janini do Rozário; Adomilli, Gianpaolo Knoller
    A presente dissertação tem como objetivo geral investigar e buscar uma compreensão em torno das práticas/saberes ambientais da Vila de Itaúnas e como se relaciona com as intervenções de EA extracomunitárias. O contato estabelecido através da experiência da pesquisadora na participação em projetos de intervenção de EA junto à comunidade, por ser moradora do entorno do Parque Estadual de Itaúnas, no que se concerne às comunidades mais tradicionais chamaram atenção e desejo de aprofundamento sobre as suas práticas culturais, principalmente no que se relaciona a educação ambiental. Observou-se na pesquisa, atividades nas comunidades de Itaúnas, Linharinho e no Assentamento Paulo Vinhas, situados no entorno do PEI, visto que a comunidade estudada é a Vila de Itaúnas. Os resultados demonstraram as Ações e projetos de EA desenvolvidos nas comunidades do entorno do Parque Estadual de Itaúnas as quais pode ser citado Projeto Mata Ciliar, Projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (ECOAR), Subprograma de educação e conscientização ambiental do Parque Estadual de Itaúnas, Projeto Tetrápodes, Projeto Encantarte, Projeto Ponto de Memória Rio de Histórias, Projeto Escola da Mata. Em relação à metodologia a pesquisa está fundamentada na Educação ambiental, sendo estudo de caso com observação direta, onde pode-se envolver toda a comunidade, buscando informações pertinentes ao saber popular da região.
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    O atendimento educacional especializado na escola regular : possibilidades da educação estético-ambiental
    (2023) Gauterio, Laís Braga; Dolci, Luciana Netto
    Inserido na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) - EAEFE, este estudo propõe-se a analisar o trabalho docente de uma professora do Atendimento Educacional Especializado-AEE, o qual é realizado em uma escola da rede municipal localizada na cidade do Rio Grande/RS. Para tanto, fez-se necessário olhar para a tese de doutorado da professora, que é egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, visando então compreender como a educadora do AEE desenvolve a inclusão dos alunos/as com deficiências nessa escola, percebendo se seu agir está atrelado com sua tese de doutorado, e se permeia a Educação Estético-Ambiental, sendo assim, capaz de potencializar a inclusão de alunos/as com deficiências, incluídos no ensino regular. O trabalho é um estudo de caso, de abordagem qualitativa, e a análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. A partir das investigações, emergiram três categorias: (1) A in/exclusão experienciada por uma profissional do atendimento educacional especializado; (2) A dimensão do atendimento educacional especializado e (3) Entrelaçamentos entre educação especial e educação estético-ambiental. Portanto, considerei que o agir pedagógico agregado à Educação Estético-Ambiental é um importante subsídio para qualificar os processos de inclusão nas escolas regulares, pois possibilita uma prática sensível, significada e de qualidade. Com este trabalho, busquei contribuir para a formação de educadores mais sensíveis e preocupados com questões sociais.
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    A Educação Ambiental no cotidiano docente dos anos iniciais de uma escola pública estadual no município do Rio Grande, RS
    (2023) Costa, Kelly Pinheiro Varnes; Minasi, Luis Fernando
    Esta dissertação é resultado do processo de estudo para buscar compreender a Educação Ambiental na prática docente das professoras dos Anos Iniciais de uma escola estadual no município do Rio Grande, RS. Nesse intuito, elencou-se o problema de pesquisa para conhecer e investigar qual proposta de Educação Ambiental cerceia a práxis docente e o que as impede de trabalhar conscientemente para a emancipação dos sujeitos. Embasando-nos no Materialismo Histórico Dialético, em Paulo Freire e Enrique Leff, tornou-se basilar analisar as contradições existentes nas práticas das professoras e compreender as situações-limite que dificultam o desenvolvimento de práticas que favoreçam a efetivação da Educação Ambiental Crítica. Apoiamo-nos no estudo da legislação que assegura a Educação Ambiental, na transversalidade do currículo escolar e nos teóricos. Esta pesquisa consistiu-se no estudo do referencial teórico-metodológico, com ênfase do método qualitativo de investigação com entrevistas semiestruturadas. A Análise de Conteúdo de Laurence Bardin das quatro entrevistas com as professoras e um Encontro Dialógico Coletivo nos assentiram investigar a essência de suas externações. Entendemos que as professoras produzem saberes ambientais no seu cotidiano docente por meio de ações políticas sociais pontuais. Assim, identificamos que a Educação Ambiental Conservacionista e a Pragmática cerceiam a sua práxis, pois ainda não compreendem de que maneira é possível desenvolver ações contínuas e ininterruptas para assegurar a Educação Ambiental Crítica na transversalidade do currículo escolar. No entanto, há possibilidades de que, por meio da formação pedagógica constante, a macrotendência Crítica se enraíze no cotidiano docente das professoras dos Anos Iniciais.
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    Outras culturas outras naturezas: educação ambiental, vivências e resistências mbya-guarani, na Tekoa Yyrembé em Rio Grande/ RS
    (2024-01-30) Oliveira, Daciene de Paula; Adomilli, Gianpaolo Knoller
    Esta dissertação foi construída a partir de vivências e resistências com as comunidades indígenas Mbya-Guarani, Tekoa Y’yrembé e Tekoa Para Roké. Realizou-se um mergulho junto a esses povos para apreender alguns dos seus modos de viver. Para apresentar os atravessamentos que surgiram durante esta pesquisa, decidiu-se utilizar uma narrativa constituída através da experiência etnográfica. Nela, dá-se vida aos encontros com sujeitos e lugares, revivendo visitas realizadas à duas aldeias Mbyá-Guarani, localizadas na cidade de Rio Grande/RS. Apesar de serem abordados pontos em comum nas duas aldeias, a narrativa está centrada na Tekoa Y’yrembé. A intenção da pesquisa foi expor as contribuições oferecidas pelas vivências e as relações entre indígenas e não-indígenas, para desenvolver um pensamento em torno de novas concepções sobre e para a Educação Ambiental. Os principais questionamentos buscam compreender novas formas de viver no mundo em busca de uma Educação Ambiental com um olhar voltado para outras formas de bem viver e habitar nesta terra.
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    Os catadores e a cadeia produtiva de reciclagem: uma análise no cenário capitalista
    (2024-01-26) Rostas, Camilla Helena Guimarães da Silva; Freitas, André Luis Castro de
    Esta dissertação revela o trabalho realizado com vistas à conclusão do mestrado em Educação Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Propôs-se, a partir das observações emergentes da vivência em uma cooperativa de reciclagem, no município de Pelotas - RS, com base na atividade de catação de lixo, compreender a abordagem socioambiental da realidade dos indivíduos socialmente envolvidos no ambiente de catação e reciclagem, tendo como referência de análise os referenciais de Marx (2011b, 2017), Freire (1987, 2018), Loureiro (2007), Layrargues (2012), dentre outros. A pesquisa se configura como um estudo do tipo etnográfico, utilizando como metodologia o acompanhamento da rotina de trabalho dos sujeitos-catadores colaboradores da COOTAFRA, em Pelotas, RS. A coleta de dados aconteceu por meio de observação-participante e registro em caderno de campo. Pela natureza de abordagem e tratamento de dados, a pesquisa teve caráter qualitativo. Encontrou-se como resultado das análises que existem diversas formas dos sujeitos de encarar a sua realidade, estando condicionados à alienação e à precarização do seu trabalho. Observou-se também que quanto à educação e consciência ambiental, os mesmos se encontravam, em sua maioria, em uma visão pragmática.
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    Movimento ambientalista e educação ambiental: um estudo de caso sobre o movimento "celulose não" no município de Rio Grande no final dos anos 1980
    (2024-01-29) Silva, Gabriel Ferreira da; Freitas, José Vicente de
    A atual pesquisa apresenta um estudo de caso histórico referente ao movimento ambientalista denominado de “Celulose Não” ocorrido na cidade de Rio Grande - RS, no final dos anos 1980. Este fenômeno de insurgência foi responsável por impedir que uma fábrica de celulose fosse instalada no município, mesmo com todas as condições econômicas favoráveis à implementação do empreendimento. Tendo em vista esta aparente contradição, buscou-se compreender quais foram os elementos determinantes para que os ativistas do “Celulose Não” obtivessem sucesso em barrar a instauração da fábrica. Partindo da hipótese de pesquisa de que o sucesso do movimento residiu nas ações de educação ambiental promovidas pelo grupo, a pesquisa possui como objetivo principal entender quais os fundamentos e estratégias que fundamentaram as ações deste grupo. Para isso, foi necessário interrogar quem eram as diferentes organizações e sujeitos que estavam envolvidos neste conflito. Utilizou-se de uma extensa gama de fontes primárias para realizar esta pesquisa: periódicos jornalísticos; entrevistas com membros dos grupos pró e contra a instalação do complexo; documentos oficiais, como relatórios de impacto ambientais; e pareceres acadêmicos. Vistos os objetivos e o largo corpus de investigação, foi necessário um aprofundamento teórico dos conceitos da Ecologia Política, propostos pelo educador ambiental Enrique Leff e das perspectivas teórico metodológicas desenvolvidas pelo antropólogo Paul Little, principal expoente da etnografia dos conflitos ambientais, que estrutura esta pesquisa. A dissertação identifica que elementos do contexto histórico e geográfico foram fundamentais para o sucesso do movimento. Não obstante, o fator primordial para o êxito do “Celulose Não” consistiu na perícia dos ativistas na construção de estratégias de ação a partir das questões determinadas pela história e pelo lugar. Finalmente, a pesquisa apresenta sete estratégias e ações de resistência contra empreendimentos extrativistas e estabelece que a ocupação de espaços de poder e de diálogo são fundamentais para o campo da educação ambiental.
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    A práxis da educação ambiental nas obras públicas do Município do Rio Grande -RS
    (2024-01-26) Gomes, Patricia Votto; Kitzmann, Dione Iara Silveira
    Apresenta-se nesta dissertação na linha de Educação Ambiental Não formal (EANF) a pesquisa realizada na Prefeitura Municipal do Rio Grande (PMRG), durante a execução do Projeto Educação Ambiental (PEA) nas Obras do Município do Rio Grande – RS, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tendo como questão de pesquisa se a práxis da Educação Ambiental nesse âmbito possibilita a humanização dos sujeitos. O referido projeto implementou um Programa de Educação Ambiental exigido como condicionante para a Licença Ambiental de Instalação (LI) em obras públicas municipais, com intuito de promover o espaço educativo, tendo como referência, dentre outras, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). A pesquisa através da práxis, teve como objetivo observar e refletir sobre os resultados do processo educativo, que ocorreu através de oficinas, com participação social de 154 sujeitos envolvidos com as obras. Dentre esses, agentes públicos de equipe multidisciplinar da Prefeitura, empresários da construção civil, trabalhadores dos canteiros de obras e também comunidade do entorno das obras. A metodologia utilizada contou com pesquisa bibliográfica, documental e descritiva; e a coleta de dados qualitativos e quantitativos ocorreu pela observação participante durante as etapas do projeto. Para a análise dos resultados, foram escolhidos indicadores de acordo com cada fase do projeto e sujeitos envolvidos, assim como utilizou-se uma ferramenta analítica que permite estabelecer conexões entre elementos em interação no meio ambiente, conhecida como Estrutura Conceitual (EC) da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistêmicos (IPBES). Proporcionou-se a humanização, pelo diálogo, informação e problematização quanto à triagem, segregação e destinação de resíduos da construção civil (RCC), na busca de soluções para a proteção do meio ambiente, sendo cada obra um tema gerador, a fim de abordar questões de saneamento básico para fazer a reflexão crítica sobre a preservação da natureza. Nessa abordagem, pela práxis, foi possível observar, ao longo da pesquisa, algumas características das relações dos sujeitos com a natureza e os compromissos assumidos para a gestão de RCC nas obras através da EA, tendo sido compreendido que é necessário abordar também, como temas geradores, aspectos ecológicos e a qualidade de vida para todos os seres vivos, em consonância com o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). Além disto, se identificaram as limitações e as potencialidades da EA exigida como condicionante no licenciamento ambiental de empreendimentos públicos. Dentre os limites estão a falta de conhecimentos, de pessoal capacitado, de condições técnicas e recursos financeiros para a implementação, o acompanhamento e a fiscalização desta política pública, tanto nos órgãos públicos quanto nas empresas contratadas. Como possibilidades, a fim de sanar os limites, aponta-se a união entre as diferentes esferas públicas, de órgãos governamentais e entidades da sociedade civil.
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    Educação estético-ambiental na formação de professores: transformações e percepções possíveis a partir da linguagem teatral
    (2018) Rezende, Pauline Apolinário Czarneski; Garcia, Narjara Mendes
    Este trabalho é realizado na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) - EAEFE do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e descobrimos a partir dele que uma prática educacional pautada na linguagem teatral é um instrumento dialético essencial para quem pretende realizar uma educação que liberte, que rompa com os preceitos tradicionais, saindo da zona de conforto e propondo um trabalho direcionado para o desenvolvimento dos sujeitos, embebido de intencionalidades e possibilidades. Defendo a ideia de que a linguagem teatral é um importante meio para se experienciar os preceitos propostos pela Educação Estético-Ambiental, que permite a emancipação dos sujeitos, o exercício do pensar e repensar os papéis pressupostos pela sociedade e a humanização dos envolvidos por meio da sensibilização. Para tanto, realizei uma pesquisa qualitativa em duas turmas de estudantes de Pedagogia Licenciatura, durante o terceiro ano de curso dos (as) acadêmicos (as), na disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa para Crianças, jovens e adultos I e II, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Inserção Ecológica e da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, em concordância com a linha crítica da Educação Ambiental. Durante a execução da pesquisa foram realizadas práticas pedagógicas que abordam os preceitos da linguagem teatral. O método de produção de dados foi pensado em diferentes etapas, contendo entrevistas, diário de campo da pesquisadora e portfólio dos licenciandos pesquisados, assim como o trabalho final realizado para a disciplina. Para análise dos dados foram utilizados os passos da Análise de Conteúdo. Os resultados do estudo apontaram que a partir do trabalho com a linguagem teatral, que se aporta na Educação Estético-Ambiental, foi notado pelos (as) participantes aprimoramento de habilidades que caracterizam emancipação dos sujeitos, assim como a ressignificação do ser professor. Além disso, foi descoberto também que a partir da linguagem teatral se abre a possibilidade de debater problemáticas socioambientais, de modo que, é possibilitado um espaço de discussão, essencial à educação, onde é possível expressar suas opiniões sobre os assuntos que são abordados. Outra questão importante que foi levantada nos resultados é a possibilidade de transformação a partir do trabalho com a linguagem teatral, houveram transformações nas concepções de Educação Estético-Ambiental, assim como, transformações com relação à prática docente e à adesão de um trabalho teatral em suas concepções. O teatro na formação inicial de professores pode se constituir como uma importante experiência a fim de significar e ressignificar a uma prática educacional, de maneira que vise a criticidade e a emancipação por meio da sensibilização.
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    Solidariedade como fundamento ético para a formação do educador ambiental: estudo de caso no Curso Técnico em Infraestrutura Escolar do Programa de Educação a Distância do Profuncionário - IFSul
    (2016) Arrial, Luciana Roso de; Calloni, Humberto
    A presente pesquisa de doutorado justifica-se na modalidade de ensino a distância do Profuncionário do IFSul, com sede administrativa em Pelotas, RS, Brasil. Tendo como corolário a consciência ética solidária no processo de formação do educador ambiental, assentado na busca por uma resposta possível e desejável quanto ao estatuto ético implícito ao conceito de solidariedade e especificamente refletido no processo de formação do educador ambiental na modalidade EaD. A presente Tese tem por objetivo saber em que medida a solidariedade constitui-se em fundamento ético para o processo de formação do educador ambiental em um curso técnico da modalidade de Ensino a Distância - EaD - à luz do paradigma da Complexidade, cuja teoria é proposta pelo filósofo francês Edgar Morin. Para esta teoria, o ser humano é percebido como produto e produtor de um conjunto de conexões entre sistemas interativos: biológicos, físicos, químicos, culturais, ecológicos, sociais e naturais, que abonam a relação do indivíduo/sujeito com a sociedade e a natureza. O estudo e a reflexão desenvolvem-se a partir de uma pesquisa na EaD, no Curso Técnico de Infraestrutura Escolar, do Programa Profuncionário - IFSul, que possuía 1.778 funcionários-estudantes matriculados em 12 polos no RS, iniciado em junho de 2012 e concluído em abril de 2014 para aqueles que não estiveram em recuperação e exames finais. O problema de pesquisa da Tese possui a seguinte formulação: É a solidariedade, enquanto componente afetivo relacionado a um modo de se conduzir uma prática do cuidado de si e do outro, capaz de se constituir em uma das variantes que podem auxiliar na compreensão da complexidade ética para a formação de educadores ambientais? A hipótese da Tese se estabelece com a seguinte afirmação: "A tecnologia da Educação a Distância possibilita a construção de solidariedades, fundamento ético que constitui a formação do educador ambiental, em novas configurações espaço-temporais, como no Programa Profuncionário do IFSul." A hipótese confirmou que o indivíduo/sujeito trona-se educador ambiental a partir do responsabilizar-se na escola e na comunidade e que esta mesma responsabilidade implica, por sua vez, esforço para aproximação do bem-estar individual conjugado à esfera social, onde a ética é o elemento determinante. A confirmação da hipótese pode ser melhor verificada na medida em que o antes eram ícones em uma tela de computador, passaram a ser possibilidades de transformação de indivíduos em sujeitos conscientes de responsabilidade ética e de compromisso durante o curso, através do desenvolvimento do potencial humano com o enfrentamento pessoal, conforme as 1.156 páginas analisadas e que demonstraram uma rede produtiva de cidadania através da concretude das relações do individual para o coletivo, da reciprocidade da "trans-forma-ação". A metodologia compreende um estudo de caso, onde então se presencia um processo de análise de todas as mensagens disponibilizadas no ambiente Moodle, em três dos 12 polos, entre funcionários-estudantes/tutores a distância e entre tutores presenciais/coordenações, relativo ao curso de Infraestrutura Escolar, bem como as falas dos professores formadores e coordenadores, nas reuniões semanais. A linha de pesquisa escolhida para o desenvolvimento da presente Tese em Educação Ambiental é a de Fundamentos da Educação Ambiental, visto que a mesma favorece a construção de novas e complexas perspectivas sobre a temática solidariedade/ética/educação a distância/educação ambiental.