IE – PPG – Programas de Pós-Graduação
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- ItemEducando através de livros infanto-juvenis do PNLD 2020: lições de educação ambiental na relação humano-natureza(2022) Bibiano, Ana Karolina Flores; Henning, Paula CorrêaO trabalho trata de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O objetivo do estudo é problematizar alguns livros literários do Programa Nacional do Livro e Material Didático do ano de 2020 destinados aos jovens do Ensino Fundamental II, que tenham como conteúdos a natureza e a educação ambiental, buscando mapear as verdades e lições que circulam dentro destes artefatos culturais. Justifica-se a escolha por este tema de pesquisa por entender a importância de olhar para os modos como nos constituímos sujeitos em nossa atualidade. Os caminhos teóricos percorridos foram ao encontro dos pensamentos do filósofo Michel Foucault e de autores que enveredam para esse campo teórico, tais como Alfredo Veiga-Neto, Paula Henning, Barbara Garré, Virginia Vieira, Cleber Ratto, Isabel Carvalho, Eduardo Viveiros de Castro, Juliana Fausto, Susana Dias, Iara Bonin, dentre outros. Ao analisar os onze livros literários selecionados para a pesquisa, o estudo dividiu-se em duas unidades analíticas. A primeira dedicou-se a temática dos povos indígenas e sua utilidade para os não-indígenas. Os materiais sob investigação carregam ditos a respeito dos povos indígenas e suas atribuições junto a natureza que estabelecem um posicionamento fixo destes seres, demonstrando que o seu espaço é o da floresta, e sua importância no mundo é a de proteger a natureza. A segunda unidade dedicou-se a temática em torno da relação de humanos e não-humanos. Ao analisar estes materiais evidencia-se ditos que aparecem, recorrentemente, posicionando o ser humano em um contexto de natureza de forma duplicada: ora como vilão(ã) destruidor(a), ora como herói(na) salvador(a), desenvolvendo a partir disso um mecanismo de moralização no(a) leitor(a). Encontra-se nos livros sob análise diferentes lições que vão paulatina e repetidamente ensinando os modos como devemos nos comportar na natureza. Percebe-se que os livros literários infanto juvenis sob escrutínio apresentam verdades enquanto soluções para os diversos problemas ambientais, tendo enquanto repertório temático a moralização. Defende-se a necessidade de enxergar as relações humanas com a natureza a partir das múltiplas interações do ser humano com os não-humanos, no reconhecimento do humano como ser pertencente também a este espaço de natureza. Conclui-se a respeito da importância de estudos que investem na problematização de materiais que se fabricam na cultura já que ensinam significados para seus (suas) leitores(as). O campo da Educação pode contribuir com o exercício da crítica, criando potência de inventividade nas relações que estabelecemos com a natureza.
- ItemEducação e ativismo de mulheres nas redes sociais: um estudo sobre o Movimento #EleNão(2021) Pires, Desirée De Oliveira; Castro, Amanda MottaA presente dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU/FURG), analisou de que forma o Movimento #EleNão se originou e se organizou dentro das redes sociais, a partir do grupo Mulheres Unidas Contra Bolsonaro (MUCB), visando impedir que um candidato com princípios que vão na contramão dos direitos humanos fosse eleito. Na última década, o movimento feminista tem se apropriado das redes sociais, entendendo esses espaços como potentes para discussões políticas e sociais. Assim, o movimento feminista tem os utilizado como uma importante ferramenta política capaz de construir não apenas espaços de informação, mas também que promovem uma educação política emancipadora para/pelas mulheres. Por conseguinte, este trabalho teve por objetivo compreender como o Movimento #EleNão oportunizou uma educação política, sendo ela partidária ou não, para/pelas mulheres; assim como analisar quais as práticas e os saberes que emergem da organização e da participação das mulheres no interior do MUCB. Para isso, utilizaram-se, como campo teórico-metodológico, pressupostos de uma etnografia digital que, atrelada a uma metodologia feminista, chamamos de uma etnografia digital feminista. Seguindo esse caminho e utilizando, como técnicas de pesquisa, as entrevistas, ouvimos mulheres que participam do movimento desde sua criação em 2018 e constatamos o quanto as redes sociais, se bem utilizadas, podem se configurar enquanto importantes ferramentas de transformação social. O trabalho que as mulheres participantes da pesquisa realizam, contribui para uma educação política para/pelas mulheres e demonstra o quanto as mulheres são um grupo protagonista de resistência ao conservadorismo.
- ItemVivências de catadoras na cooperativa de reciclagem Santa Rita(2021) Ferreira, Cristiane Troina; Castro, Amanda MottaO presente trabalho foi desenvolvido para o Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEDU- FURG, na linha de pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças, e apresenta a história de três mulheres trabalhadoras da Cooperativa de Reciclagem Santa Rita de Cassia. Usamos, nessa pesquisa, pressupostos teóricos de história oral e analisamos à luz de teóricas feministas como Helena Saffioti (1986, 1987, 2014) e Silvia Federici (2019, 2020) a trajetória de trabalho dessas mulheres. Essa dissertação tem por objetivo geral compreender como as mulheres que se ocupam da catação de material reciclado reconhecem sua identidade atrelada a esse trabalho. E os objetivos específicos são: discutir o processo de construção identitária dessas mulheres; entender o lugar que as mulheres ocupam na cooperativa; identificar a percepção sobre o mundo do trabalho das mulheres participantes da pesquisa. Essa dissertação é de caráter qualitativo, que vislumbra através de pressupostos metodológicos de história oral, compartilhar a vivência de mulheres por muito tempo silenciadas, analisando através de suas trajetórias as suas perspectivas de vida e seus cotidianos na rotina do trabalho com a catação de matérias recicláveis. A luta cotidiana se entrelaçou com os referenciais teóricos utilizados nesse trabalho e proporcionaram o fortalecimento do debate a respeito das mulheres e o trabalho, possibilitando a compreensão da lógica capitalista e patriarcal que resulta na exclusão das mulheres no trabalho e, sobretudo as mulheres mais pobres. Reconhecendo a luta, sororidade e o direito de ser que essas mulheres conquistaram e conquistam todos os dias.
- ItemAs concepções educativas/ambientais e de desenvolvimento na cidade do Rio Grande: reflexões críticas sobre as políticas municipais(2024-01-24) Gauterio, Daiane Teixeira; Machado, Carlos Roberto Silva; Machado, Carlos Roberto SilvaO presente trabalho investiga as Políticas Públicas Municipais da cidade de Rio Grande/RS, tendo como política inicial para análise a Lei Orgânica Municipal (1990), indo até o Plano Estratégico do Município (2005-2010), subsidiadas pelas políticas nacionais, destacadas por seu marco de importância, desde a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, até o Programa Nacional de Educação Ambiental (2005). Foi realizada a sistematização destas leis visando a identificar algumas categorias chaves para a compreensão da utopia educativa/ambiental e de desenvolvimento para a cidade do Rio Grande implícitas ou explícitas nas políticas locais. Tais categorias, como as concepções de Educação, Educação Ambiental, Natureza/Meio Ambiente e Desenvolvimento indicam as perspectivas teóricas e paradigmáticas nas quais foram feitas as análises sobre a cidade e suas políticas. Percebe-se pois, claramente, da análise realizada, que as perspectivas políticas/educativas/ambientais do período estudado subsumem-se ao “mercado” e sua implementação (nas escolas e instituições locais) aponta para rupturas pontuais e pouco significativas para a cidade em sua totalidade. Além disto, o “desenvolvimento” buscado e propagado pelas políticas no âmbito local evidencia concepções de exploração e dominação dos chamados recursos humanos e naturais, em busca do crescimento econômico. Diante disto, tendo um referencial teórico questionador das referidas políticas e das proposições implícitas nas mesmas, afirmamos que estas podem ser relacionadas ao paradigma moderno e ao sistema capitalista enquanto utopia, mas que escondem-se sobre uma face humanizadora, de mudanças comportamentais e pontuais. Concluímos que é preciso ir além, na busca de transformações que se insiram na ruptura da própria lógica do sistema, e para as quais as políticas democráticas, participativas e de uma relação diferente, da atual, com a natureza, é fundamental. Esta, em nossa perspectiva, deve ser a de uma cidade/sociedade sustentável, contra-hegemônica e produtora de novas relações dos humanos entre si e destes com a natureza, como parte da utopia da produção de um “outro mundo possível”, mais justo e solidário.E como processo sem fim e democrático, tal cidade sustentável deverá ter, assim como suas políticas, a participação e conteúdos definidos coletivamente. Enfim tais nuances serão discutidas nesta pesquisa, para que possa servir de referência a outros pesquisadores que buscam analisar as potencialidades da cidade em sua relação com o global e das políticas desenvolvidas neste espaço como contribuição na efetivação daquela utopia.
- ItemA tríplice: Estado, Políticas Públicas e a Política Nacional de Educação Ambiental(2011) Negalho, Renata Borges; Veras Neto, Francisco QuintanilhaEsta dissertação fundamenta-se na análise textual e bibliográfica de autores que abordam temas pungentes à realização desta construção literária, como, por exemplo, a Educação Ambiental, como base deste século XXI em que a sociedade está engajada com preocupações atinentes ao meio e seus recursos, direcionando ações à sustentabilidade. Fundamenta-se, igualmente, em outros temas, como o desenvolvimento sustentável, as políticas públicas e o arcabouço legislativo oriundo do Estado, no qual se elegeu pesquisar sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. Parte-se, portanto, de uma pesquisa interpretativa, cujos dados de estudo são obras que se concatenam com os temas apresentados, tendo como “pano de fundo” a Constituição Federal de 1988; em especial, seu artigo 225, cujo tema é o meio ambiente e a responsabilidade social de cada um para mantê-lo justo e equilibrado. Este embate fortalece a figura do Estado, que age e mobiliza a sociedade através de suas políticas públicas, entendidas como ações do governo com o fito de gerir a sociedade política e economicamente organizada; utilizando seus atores políticos para implementarem políticas públicas. Portanto, infere-se captar das obras atuais a essência do pensamento oriundo desta crise sistêmica que é a sustentabilidade como saída à desestruturante crise socioambiental.
- ItemA tríplice: O Estado, as Políticas Públicas e a Política Nacional da Educação Ambiental.(2011) Negalho, Renata Borges; Veras Neto, Francisco QuintanilhaEsta dissertação fundamenta-se na análise textual e bibliográfica de autores que abordam temas pungentes à realização desta construção literária, como, por exemplo, a Educação Ambiental, como base deste século XXI em que a sociedade está engajada com preocupações atinentes ao meio e seus recursos, direcionando ações à sustentabilidade. Fundamenta-se, igualmente, em outros temas, como o desenvolvimento sustentável, as políticas públicas e o arcabouço legislativo oriundo do Estado, no qual se elegeu pesquisar sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. Parte-se, portanto, de uma pesquisa interpretativa, cujos dados de estudo são obras que se concatenam com os temas apresentados, tendo como “pano de fundo” a Constituição Federal de 1988; em especial, seu artigo 225, cujo tema é o meio ambiente e a responsabilidade social de cada um para mantê-lo justo e equilibrado. Este embate fortalece a figura do Estado, que age e mobiliza a sociedade através de suas políticas públicas, entendidas como ações do governo com o fito de gerir a sociedade política e economicamente organizada; utilizando seus atores políticos para implementarem políticas públicas. Portanto, infere-se captar das obras atuais a essência do pensamento oriundo desta crise sistêmica que é a sustentabilidade como saída à desestruturante crise socioambiental.
- ItemO dispositivo da família e a constituição de subjetividades em membros de famílias homoparentais(2019) Kornatzki, Luciana; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", e teve como objetivo geral discutir a produção da família na atualidade como um dispositivo que viabiliza a emergência da homoparentalidade e atua sobre a constituição de subjetividades de membros de famílias homoparentais, a partir da articulação com o dispositivo da aliança, da sexualidade e da segurança. Tal objetivo se segmentou nos seguintes objetivos específicos: examinar algumas formas de atuação do sistema jurídico e legislativo para a produção do entendimento de família na atualidade; analisar a reverberação do discurso de família-afeto em sujeitos de famílias homoparentais como parte da produção do dispositivo da família; e discutir processos de normalização e tentativas de ruptura em enunciações produzidas por sujeitos de famílias homoparentais. O referencial teórico pautou-se, principalmente, na perspectiva foucaultiana, incluindo autores como Gilles Deleuze (2005), Giorgio Agamben (2005), Luis García Fanlo (2011), Francisco Ortega (2002), Bárbara Hees Garré (2015a), Fabiana de Amorim Marcello (2003), Judith Butler (2003) e Roger Raupp Rios (2011, 2013), entre outros/as. Para a análise e produção do corpus discursivo que compôs a pesquisa, nos pautamos em um rastreamento genealógico e no conceito de dispositivo como ferramentas teóricas e analíticas. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre pesquisas científicas com a temática da homoparentalidade, uma análise sobre documentos jurídicos e legislativos a respeito do conceito de família e do reconhecimento da união civil homossexual, bem como entrevistas com membros de famílias homoparentais. A análise deste corpus discursivo nos possibilitou algumas problematizações, como a compreensão de que a mudança jurídica do conceito de família, o reconhecimento da união civil homossexual e a emergência da homoparentalidade representam uma atualização do dispositivo da família. Esta atualização, no entanto, emerge articulada a outros dispositivos, como aliança, segurança e sexualidade, tendo como objetivo ampliar a rede de governamentalidade sobre os sujeitos. Ademais, esses dispositivos, imbricados com a família, possibilitam a produção de subjetividades em membros de famílias homoparentais. Assim, a partir de algumas enunciações produzidas pelas entrevistas realizadas, observamos como o discurso de família-afeto, que se vincula ao próprio conceito de família, interpela esses sujeitos e possibilita a produção de significados pelas famílias homoparentais. Outras enunciações também permitiram visibilizar um jogo entre processos de normalização e tentativas de ruptura por parte desses sujeitos frente à heteronormatividade. Por meio das relações entre tais sujeitos com a normalização da heterossexualidade, observamos haver a produção de uma homonormalização, na medida em que sujeitos de famílias homoparentais são interpelados pela heteronormatividade. Na articulação entre os dispositivos da família, da aliança, da segurança e da sexualidade, há uma fabricação de sujeitos de famílias homoparentais que são convocados a governarem suas famílias a partir de noções de afeto e responsabilidade, a controlarem o exercício de seus corpos e sexualidades. Questionamos a produção da homoparentalidade como um desafio entre uma higienização dessas relações familiares, por meio da normalização, e a produção de algumas brechas como parte da constituição do dispositivo da família. Tensionamos, de forma mais ampla, com essa pesquisa, poder contribuir com o campo da Educação em Ciências a partir da problematização sobre a constituição dos sujeitos fabricada pela articulação entre diferentes dispositivos, tendo a família como um dos nós dessa rede de dispositivos.
- ItemA Ética no Discurso do Jornal Zero Hora sobre as Mudanças Climáticas.(2008) Teixeira, Dinair Velleda; Velasco, Sírio LopezA presente pesquisa propõe compreender o processo de construção do discurso ético no jornal Zero Hora (ZH) sobre as mudanças climáticas, através da Hermenêutica de Profundidade de Thompson (1995). Toma-se como pano de fundo a ética argumentativa ecomunitarista, proposta por Velasco (2003a), para analisar no corpus da pesquisa as matérias publicadas por Zero Hora sobre os Relatórios de Mudança Climática1 realizados pelos grupos de trabalho do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC)2 e divulgados em três partes ao longo do ano de 2007. Sendo o jornalismo formador de opinião, atuando na construção dos vínculos sociais e na produção dos sentidos, acaba legitimando o que é dito e entendido por mudança climática. Entender como esse veículo de comunicação desempenha seu papel social de agente de transformação da realidade é de fundamental importância na contribuição para uma mudança de valores, conhecimentos, habilidades e comportamentos almejados pela Educação Ambiental na transformação da grave crise sócio-ecológico-ambiental.
- ItemAvaliação do programa de treinamento em epidemiologia aplicada aos serviços do sistema único de saúde - EpiSUS(2017) Farias, Izabeth Cristina Campos da Silva; Tauchen, GionaraEste estudo trata-se de uma avaliação do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde-EPISUS instituído pelo Ministério da Saúde no Brasil desde 2000 com o objetivo principal de formar profissionais de saúde em epidemiologia aplicada, em nível de qualificação alto, para o enfrentamento imediato de surtos/emergências epidemiológicas e eventos inusitados em todo o território brasileiro e com atuação prioritária no Sistema Único de Saúde-SUS. O objetivo geral foi avaliar o EpiSUS nas dimensões de estrutura, processo e resultados de aprendizagem, a partir da visão dos egressos do programa. Foram objetivos específicos: a) Descrever o EpiSUS em seus aspectos estruturais; b) Compreender e descrever as bases teórico-metodológicas que fundamentam o processo de formação dos recursos humanos no Programa EpiSUS; c) Analisar e descrever a percepção dos egressos do programa EPISUS quanto a aspectos de qualidade da formação realizada, nas dimensões de estrutura, processo e resultados de aprendizagem. Além do estudo bibliográfico e documental, aplicou-se um questionário semi-estruturado com os egressos das 12 turmas formadas pelo programa, no período de 2000 a 2016, utilizando-se como método de análise a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados responderam às seguintes questões de pesquisa: O que pode ser melhorado no EpiSUS?, Como o processo ensino-aprendizagem e o trabalho no EpiSUS é avaliado pelos egressos? e O EpiSUS propiciou aos egressos o desenvolvimento de perspectivas ampliadas de análise da realidade para a solução de problemas? O estudo indica detalhadamente os níveis de qualidade atribuídos pelos egressos, os aspectos que mais se destacaram como facilitadores ou dificultadores do aprendizado, os principais ganhos obtidos e as sugestões de melhoria apontadas a partir das necessidades sentidas na experiência. 89% dos egressos avaliaram a experiência de aprendizado no EpiSUS Muito Boa (52%) ou Excelente (37%). A maioria das opiniões dos egressos relacionadas às dimensões de processo e resultados situa o EpiSUS em nível de qualidade muito bom. Em relação à estrutura encontrou-se menor uniformidade nas respostas. Conclui-se, ainda, que o programa propiciou, em certa medida, uma perspectiva ampliada de análise dos problemas, contudo, não se identifica uma intencionalidade, no sentido de valorizar os aspectos amplos vinculados ao fenômeno da situação de saúde, indicando haver uma necessidade de fortalecimento de abordagens que contemplem questões sociais, econômicas, culturais e humanas envolvidas na determinação do processo saúde-doença.
- ItemA construção da autonomia na adolescência : a tomada de decisão sob uma perspectiva neurocientífica(2017) Fonseca, Marcelo Cadaval da; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes deAs práticas pedagógicas, em geral, oferecem uma formação padronizada e não levam em consideração as especificidades de cada sujeito, o que não favorece o desenvolvimento da autonomia. Com relação ao estudante adolescente, a escola, como locus de interação humana e exploração de conhecimento científico, oportuniza a esse aluno que vivencia uma fase de transição e de construção da identidade um ambiente com demandas cognitivas e socioemocionais, influenciando na sua autopercepção e afetando seu processo de individuação. Assim, considerando os avanços das neurociências no campo da cognição social e a possibilidade do tema ser abarcado no Ensino Médio, pesquisa objetivou investigar como o conhecimento científico na área das neurociências pode contribuir na autopercepção dos adolescentes e interferir na construção da autonomia dos mesmos. Constituíram objetivos específicos: caracterizar a autopercepção adolescente na construção de sua autonomia antes de intervenção com temática na área da neurociência; identificar as possíveis interferências proporcionadas pelo convívio social entre os adolescentes no desenvolvimento da autonomia desses sujeitos; caracterizar a autopercepção adolescente na construção de sua autonomia pós intervenção; analisar possíveis mudanças na autopercepção adolescente pós intervenção com temática na área de neurociências. Trata-se de pesquisa qualitativa que envolveu curso de "Autopercepção e autonomia" com fudamentos na área das neurociências, para 10 alunos do 3º ano, do Ensino Médio, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande. Foi aplicada entrevista semiestruturada antes e pós curso e os dados foram submetidos à analise de conteúdo de Bardin. A escolha da amostra se justifica pelo fato de que os adolescentes, cognitivamente, estão aptos a discorrer sobre aspectos do seu próprio comportamento, sendo seu self objeto de autoreflexão. A compilação das falas permite argumentar em prol da ideia de que o conhecimento neurocientífico, quando explorado na educação regular amplia o léxico ao influir na memória semântica e atingindo a autoconversa no hemisfério esquerdo. Dessa forma, pode contribuir para o aprimoramento da autopercepção e afetar a construção da autonomia à medida que favorece o desenvolvimento de uma reflexividade autônoma em contraponto a uma ação, excessivamente, reflexiva comunicativa. Uma autoreorganização em direção à reflexividade autônoma conduz a um movimento de afastamento da persona a partir da construção da autoreferência com vistas a práticas pessoais que culmine em um processo de individuação.
