-
-
Obregon, Rosane de Fátima Antunes; Dziekaniak, Gisele Vasconcelos; Vanzin, Tarcizio
(2012)
A nova organização se redesenha menos centralizadora e mais inspiradora deestratégias, valores e competências.Perfil em transição, que exige maior disposição para o aprendizado, de forma a responder aos seguintes ...
-
-
Guimarães, Denielton de Àvila
(2015)
Com o advento das tecnologias, a complexidade das informações, exigem um profissional preparado. Este trabalho teve como objetivo geral Investigar o empreendedorismo na ciência da informação a partir dos ...
-
-
Esteves, Egeu Gomez
(2002)
O presente artigo – originado de fala em mesa redonda de comemoração ao dia do trabalho, organizada pelo Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho (CPAT) – disserta a respeito não propriamente da atividade humana de trabalho, ...
-
-
Gonçalves, Thaísa Antunes
(2014)
Este trabalho objetiva compreender a prática de empréstimos interpessoais mediada por um
ambiente online, caso da comunidade virtual “Livro Viajante”. Inserindo o fenômeno em uma
perspectiva biblioteconômica, procura-se ...
-
-
Alves, Francisco das Neves
(2005)
A partir da virada da década de vinte para os anos trinta, se estabeleceria no Rio Grande do Sul uma construção discursiva de cunho historiográfico cujos resultados se fariam sentir ao longo dos anos seguinte, deitando ...
-
-
Dal Molin, Fábio
(EDGRAF, 2020)
-
-
Eidelwein, Karen; Maraschin, Cleci
(2000)
O presente artigo aborda a construção de coletivos inteligentes nos espaços da sala de aula presencial a virtual, destacando algumas diferenças entre um e outro.Aponta a partir das idéias de Pierri Lévy, a possibilidade ...
-
-
Oliveira, Rodrigo Santos de
(2012)
O presente ensaio objetiva fazer uma reflexão sobre liberdade e criminalidade
em regimes ditatoriais e democráticos ao longo do período republicano
brasileiro. Abordaremos em linhas gerais a estrutura da sociedade ...
-
-
Alves, Francisco das Neves
(2012)
Estudo das visões expressas por segmentos da imprensa rio-grandina acerca da vida político-partidária imperial e a utilização de tais perspectivas como fontes e objetos de pesquisa a serviço do ensino da História.
-
-
Reis, Juliani Menezes dos; Tamagno, Vilmar; Backes, Luciana
(2015)
Este trabalho investiga a oferta de cursos de bacharelado em Biblioteconomia no Brasil nas modalidades presencial e a distância. Dispõe sobre a profissão de bibliotecário e história das escolas de biblioteconomia brasileiras. ...
-
-
Sosa, Júlio Cezar Gonçalves
(2016)
A presente dissertação, apresentada ao, programa PROFHISTÒRIA, teve como proposição proposição e aplicação de uma prática pedagógica nas aulas de História do Nono Ano do Ensino Fundamental, da EEE Lília Neves. A metodologia ...
-
-
Franchi, Diones Piazer
(2016)
Este trabalho dissertativo tem como proposta analisar o uso do vídeo Programa Memórias do Pampa, como recurso pedagógico nas aulas de História. Tem como principal objetivo atingir uma melhor compreensão do aluno sobre o ...
-
-
Arvellos, Dulce Beatriz Silva de
(2019)
Este trabalho aborda o ensino de história para alunos e alunas com autismo, levantando questões referentes a inclusão em espaços culturais e despertando o interesse pela História, além da inclusão social. O capítulo 1 ...
-
-
Corrêa, Maria de Fátima Cruz
(2021)
A presente pesquisa configura se em um estudo bibliográfico, teórico e reflexivo acerca do uso da descrição documental arquivística enquanto estratégia e metodologia instrumental servindo de apoio e estímulo aos estudos ...
-
-
Matos, Júlia Silveira
(2012)
A trajetória das políticas voltadas para a avaliação, regulação e distribuição dos livros didáticos no Brasil foi marcada por três momentos específicos da história nacional. O primeiro ainda no século XIX, com a criação ...
-
-
Costa, Andresa
(2011)
-
-
Pinto, Matheus Balbueno
(2021)
O texto apresenta considerações para o estabelecimento de relações práticas e concretas entre o ensino de História e a Educação Patrimonial, no município do Rio Grande/RS, podendo elas serem utilizadas como base para ...
-
-
Oliveira, Maria do Socorro Ramos de
(2012)
Nosso trabalho visa a analisar a importância do livro didático e do
professor de História no processo de formação identitária de jovens
negros. Nesse sentido, selecionamos o distrito de Pontina, da cidade
de Ingá, ...
-
-
Xavier, Virginia da Silva
(2017)
No presente trabalho de conclusão de mestrado visamos analisar como os atuais Manuais do Professor de História que somados aos Livros Didáticos de História, voltados para o Ensino Médio, são utilizados pelos docentes para ...
-
-
Nunes, Eliana Duarte
(2022)
Esta pesquisa faz parte de estudos realizados no Mestrado Profissional em História, pela Universidade Federal do Rio Grande. Trata da relação entre o Ensino de História, a aprendizagem de estudantes com deficiência visual ...