-
-
Moraes, Roque; Galiazzi, Maria do Carmo
(2006)
O artigo, resultado de pesquisa qualitativa de dissertações e relatos de mestres que utilizaram a análise textual discursiva como ferramenta analítica, descreve a análise textual discursiva como procedimento de pesquisa ...
-
-
Moraes, Roque; Galiazzi, Maria do Carmo; Ramos, Maurivan Güntzel
(2013)
Este artigo mostra a Análise Textual Discursiva, um método de análise de textos, no âmbito de uma disciplina de um Programa de Pós-graduação, apoiada por um ambiente virtual, com vistas à compreensão pelos participantes ...
-
-
Corrêa, Luciara Bilhalva; Oliveira, Luciana Conter de; Galiazzi, Maria do Carmo
(2007)
Apresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a construção do projeto de
dissertação de um Mestrado. A pesquisa foi realizada a partir de uma proposta da
disciplina Análise Qualitativa de Informações Discursivas do ...
-
-
Gonçalves, Fábio Peres; Fernandes, Carolina dos Santos; Lindemann, Renata Hernandez; Galiazzi, Maria do Carmo
(2008)
Apresentamos os resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar, mediante o diário de aula coletivo, os dilemas vivenciados por licenciandos em Química-Habilitação Ciências durante o estágio supervisionado ...
-
-
Galiazzi, Maria do Carmo; Lindemann, Renata Hernandez
(2003)
Neste trabalho discutimos as aprendizagens sobre ser professor, favorecidas pelo
diário de estágio, ao ser instrumento de reflexão sobre a atividade docente e a sala de aula. Apresentamos os resultados da análise de um ...
-
-
Cousin, Claudia da Silva; Galiazzi, Maria do Carmo
(2009)
Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande que busca analisar a constituição dos educadores ambientais participantes do curso de Pós-graduação em ...
-
-
Galiazzi, Maria do Carmo; Moraes, Roque
(2002)
O presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se ...
-
-
Galiazzi, Maria do Carmo; Moraes, Roque; Ramos, Maurivan Güntzel
(2003)
A partir de uma proposta de educação pela pesquisa em sala de aula, apresentamos três categorias de resistências que podem surgir ao fazer da pesquisa proposta metodológica em cursos de formação de professores: a
inércia ...
-
-
Albuquerque, Fernanda Medeiros de; Galiazzi, Maria do Carmo
(2011)
Para a formação do profissional da educação é essencial que existam momentos de partilhas para tecer uma rede de relações e proporcionar a construção do conhecimento. As Rodas de Formação possibilitam que os educandos ...
-
-
Galiazzi, Maria do Carmo; Souza, Moacir Langoni de; Lima, Cleiva Aguiar de; Teixeira, Maria Ângela Martins
(2006)
Apresentam-se resultados, análises, argumentos construídos após a finalização de
duas pesquisas inseridas em um projeto de formação permanente e de desenvolvimento
curricular interinstitucional a partir de trabalhos em ...
-
-
Dorneles, Aline Machado; Galiazzi, Maria do Carmo
(2012)
Analisam-se as histórias de sala de aula de seis professoras da educação básica de química, narradas durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No presente artigo, apresentam-se ...
-
-
Galiazzi, Maria do Carmo; Gonçalves, Fábio Peres
(2004)
In this paper we discuss the characteristics of experimental activities described by teachers and students in a teaching credentials course in Chemistry. The research pointed out a set of characteristics that seem to favor ...
-
-
Galiazzi, Maria do Carmo; Rocha, Jusseli Maria de Barros; Schmitz, Luiz Carlos; Souza, Moacir Langoni de; Giesta, Sérgio; Gonçalves, Fábio Peres
(2001)
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma investigação coletiva sobre os objetivos
das atividades experimentais no ensino médio, apontando para as possibilidades da pesquisa em sala de aula, como desenvolvimento ...
-
-
Lima, Cleiva Aguiar de; Cousin, Claudia da Silva; Galiazzi, Maria do Carmo
(2010)
Apresentam-se resultados de uma experiência de orientação coletiva com pressuposto na (auto) formação na relação com o outro. O foco é o processo de formação de pesquisadores. Apresentam-se narrativas desde suas formações ...
-
-
Duvoisin, Ivane Almeida; Souza, Moacir Langoni de; Galiazzi, Maria do Carmo
(2003)
Neste artigo, apresenta-se os resultados de uma pesquisa coletiva a partir do discurso dos participantes sobre desenvolvimento sustentável, realizada em uma disciplina do Mestrado em Educação Ambiental – FURG. As categorias ...
-
-
Galiazzi, Maria do Carmo; Pinheiro Junior, Edi Morales; Medeiros, Ana Laura Salcedo de
(2009)
Apresenta-se a narrativa de um processo educativo em um curso de pós-graduação que teve como objetivo a planejação (planejar, desenvolver, narrar, reformular) e crítica de Unidades de Aprendizagem (UA) em uma perspectiva ...
-
-
Dorneles, Aline Machado; Galiazzi, Maria do Carmo
(2012)
Este trabalho apresenta, a partir do quinteto dramatístico de Burke (1969), os cenários representados nas histórias de sala de aula narradas por seis professoras de Química participantes do Programa Institucional de Bolsa ...
-
-
Galiazzi, Maria do Carmo; Gonçalves, Fábio Peres; Seyffert, Bianca Hartwig; Hennig, Elisa Lotici; Hernandes, Juliana Carriconde
(2005)
Neste artigo, propõe-se a realização de uma atividade experimental na perspectiva sociocultural, em que os experimentos são considerados ferramentas ou artefatos culturais para a apropriação do discurso químico pelos ...