-
-
Nobrega, Thais Fernandes Ribeiro
(2017)
Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar o modo como professores do 1º ano do ensino fundamental da cidade de Rio Grande/RS abordam o vocabulário em situações de leitura de livro ...
-
-
Nogueira, Gabriela Medeiros; Zasso, Silvana Maria Bellé
(Ed. da FURG, 2023)
-
-
Barbosa, Adriana Bastos
(2015)
Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande, na Linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos, que teve por objetivo compreender e ...
-
-
Barreto, Sabrina das Neves; Dias, Cleuza Maria Sobral
(2007)
Este texto narra a trajetória de dona Tereza, uma das participantes de uma turma de alfabetização do MOVA-RS, na cidade do Rio Grande/RS. Essa trajetória é analisada no contexto da pesquisa que realizamos
com o propósito ...
-
-
Zasso, Silvana Maria Bellé
(2006)
Este texto, a partir das teorias lingüísticas da enunciação de Émile Benveniste e Mikhail Bakhtin, discute a respeito dos elementos envolvidos na produção da subjetividade e da singularidade na linguagem. Para tanto, toma-se ...
-
-
Cavalheiro, Ariana Souza
(2016)
Esta pesquisa tem como objetivo analisar se/como as discussões sobre os gêneros e as sexualidades estão sendo apresentadas dentro do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Programa destinado à ...
-
-
Souza, Andressa Queiroz
(2019)
Esta dissertação descreve o processo de pesquisa desenvolvido no âmbito do projeto “Cirandar: rodas de investigação desde a escola” com o objetivo de compreender como se apresenta a Educação Ambiental nos processos de ...
-
-
Arruda, Kelly de Aguiar
(2018)
Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, na Linha de Pesquisa "Espaços e Tempos Educativos", com apoio financeiro do CNPq. A questão ...
-
-
Dias, Cleuza Maria Sobral; Barreto, Sabrina das Neves; Dutra, Jorge da Cunha; Teixeira, Janice de Freitas
(2005)
Este artigo apresenta considerações acerca das professoras que atuam nas classes de alfabetização da rede estadual da cidade do Rio Grande/RS, apontando aspectos da formação dessas profissionais, da opção pelo trabalho em ...
-
-
Dias, Cleuza Maria Sobral; Barreto, Sabrina das Neves; Dutra, Jorge da Cunha; Teixeira, Janice de Freitas
(2005)
Este artigo apresenta considerações acerca das professoras que atuam nas classes de alfabetização da rede estadual da cidade do Rio Grande/RS, apontando aspectos da formação dessas profissionais, da opção pelo trabalho em ...
-
-
Dias, Cleuza Maria Sobral; Engers, Maria Emília Amaral
(2005)
Este artigo discute a questão da construção do processo identitário da professora-alfabetizadora tomando como referência a perspectiva de identidade de Dubar (1997), Giddens (2001) e Nóvoa (1992) como sendo um processo que ...
-
-
Machado, Rosimar Isidoro
(2018)
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as atuais políticas públicas de alfabetização no Brasil, a partir da problematização de como a tríade- Ciclo de Alfabetização-PNAIC-ANA - opera sobre o professor alfabetizador ...