-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2008)
En este trabajo se refl exiona desde la perspectiva ecomunitarista y a la luz de la
experiencia latinoamericana(en especial de la cubana y venezolana), sobre algunos problemas mayores de la edifi cación del socialismo ...
-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2002)
-
-
Ocio, Ainhoa Resa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
O modelo escolar que a sociedade demanda e que valoriza a igualdade de gênero e o
desenvolvimento dos alunos além dos estereótipos tradicionais de gênero é o modelo
co-educacional. O pátio da escola não tem sido considerado ...
-
-
Vargas, Juliana Ribeiro de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
-
-
Pinheiro, Danieli de Lemos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015)
-
-
Santos, Virginia Machado Kurtz dos
(2004)
O texto tenta dar conta do registro de uma construção teórica e prática, justificadora de uma pedagogia do ensino superior, que visa a ampliar a visão sistêmica complexa do estudante. Tenho denominando esta prática pedagógica ...
-
-
Fontoura, Ana Elisa Sparano; Braun, Ani Maria Swarowsky; Freitas, Elisete Maria de
(EDGRAF, 2004)
A origem, a evolução e a crise do paradigma dominante são o ponto de
partida deste artigo. São analisadas as concepções de mundo que dão o
suporte para a construção de um novo paradigma, considerando as idéias
e reflexões ...
-
-
Cruz, Andrey Gabriel Souza da; Baliscei, João Paulo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O objetivo deste trabalho é debater sobre representações de negritude na cultura visual
contemporânea em articulação com espaços escolares. Para tanto, tomamos como
referencial e objeto de análise as visualidades ...
-
-
Schaurich, Diego; Munhoz, Oclaris Lopes
(2020)
Objetivo: analisar a produção do conhecimento stricto sensu da enfermagem brasileira
que deu voz aos homens em suas investigações científicas. Método: estudo do tipo
documental, descritivo e exploratório, retrospectivo ...
-
-
Rodrigues, Sheyla Costa
(2009)
O presente trabalho é uma reflexão sobre os saberes e práticas docentes em uma rede de conversação virtual na qual, o coletivo-singular se engendra para sustentar a formação dos professores. Defende-se hipótese de que as ...
-
-
Ribeiro, Cláudia Maria; Reis, Fábio Pinto Gonçalves do; Martins, Kátia Batista; Silva, Leandro Veloso; Pereira, Marlyson Alvarenga
(2022)
Este texto apresenta o grupo de pesquisa Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente, vinculado ao CNPq, que nasceu em 2009 e seu ...
-
-
Schueler, Alessandra Frota Martinez de
(2007)
-
-
Perazzo, Giselle Xavier
(2006)
Essa proposta metodológica tem como principal objetivo promover o ensino de biologia de forma crítica e investigativa a fim de despertar nos alunos um interesse pela ciência e organizar de maneira sistemática como, a meu ...
-
-
Machado, Carlos Roberto da Silva; Chaigar, Vania Alves Martins; Aguirre, Kathleen; Rodrigues, Eron da Silva
(2013-08)
Este trabalho aborda a diversidade na esfera da didática no ensino de história, propondo outra concepção para os educandos do ensino básico, apresentando-os como sujeitos da própria história e as leituras da cidade como ...
-
-
Nogueira, Gabriela Medeiros; Peres, Eliane Teresinha
(2011)
Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de uma pesquisa que envolveu análise de trinta e seis dissertações de mestrado e de cinco teses de doutorado. O tema desses trabalhos é o
Ensino Fundamental ...
-
-
Silva, Elayne Chistian da; Figueiredo, Vânia Santos
(2007)
Inicialmente foi possível, a partir de observações teóricas, apontar algumas modificações que o Ensino de Geografia vêm apresentando atualmente. Essas nortearam a nossa prática, permitindo uma exposição mais palpável do ...
-
-
Oliveira, Johnny Chaves de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
O presente artigo objetiva compreender como os currículos de Pedagogia abordam as
temáticas de gênero e sexualidades na formação docente. Como referencial teórico,
adota-se as reflexões de Michel Foucault, Joan Scott, ...
-
-
Bibiano, Ana Karolina Flores
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
Ao longo da história observa-se uma grande evolução no campo da ciência e da tecnologia,
inovando e facilitando a vida das pessoas. Paralelo a esse processo as pessoas transformaram
alguns hábitos e em especial, as ...
-
-
Pinto, Érica Jaqueline Soares; Amorim, Valquíria Gila de; Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
Apesar de serem maioria do alunado da educação superior, a presença de mulheres continua rara no curso de Física. Este artigo examina as experiências acadêmicas de alunas
docurso de Física. Utilizou-se uma abordagem ...
-
-
Tavares, Olívia Pereira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
A partir de uma perspectiva dos estudos culturais e de gênero pós-estruturalistas, neste
artigo foi proposto a análise de um roteiro construído para as feminilidades representadas
como “vilãs’ nos filmes Espelho, espelho ...