-
-
Velasco, Sirio Lopez
(2005)
Neste trabalho nos propomos resgatar do esquecimento as posturas fundamentais do célebre pedagogo soviético Antón Semiónovitch Makarenko (1888-1939) assim como elas se manifestam no seu “Poema Pedagógico”. Compartilhando ...
-
-
Medeiros, Tatiana Roberta; Rosa, Marcelo Victor da; Castro, Jeimis Nogueira de
(2023-02-01)
O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar as
práticas pedagógicas e as hierarquias de gêneros de discentes do nono ano do Ensino
Fundamental da rede municipal de Quatis (RJ). Foi ...
-
-
Pedra, Gabrielle Farias
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016)
-
-
Rizza, Juliana Lapa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2015)
-
-
Rizza, Juliana Lapa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
-
-
Rizza, Juliana Lapa; Ribeiro, Paula Regina Costa; Magalhães, Joanalira Corpes
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
Hoje vim aqui mais uma vez para compartilhar com vocês umas das minhas histórias,
dessa vez ela aconteceu na minha escola e tem a ver com mulheres cientistas.
Pensem rápido e respondam: Vocês saberiam me dizer alguns ...
-
-
Pietro, Angela Torma; Yunes, Maria Angela Mattar
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
-
-
Oliveira, Carlos Ávila
(2005)
-
-
Torres-Londoño, Fernando
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-09-01)
Na América hispânica do final do século XVIII, a história natural tornou-se um campo de conhecimento acessível a um público que se distanciava de alguns botânicos e médicos, devido à presença de empresas de comunicação ...
-
-
Bidinoto, Vanessa Minuzzi; Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
(2013)
A partir da história oral de vida de velhos moradores de um bairro rural do estado de São
Paulo, o objetivo geral do trabalho é identificar em suas lembranças, temáticas e aspectos de suas vidas que sejam relevantes para ...
-
-
Leal, Adriana Bergold; Henning, Paula Corrêa
(2010)
Este artigo tem como tema a supervisão escolar, sendo ela questionada por ângulos diferentes daqueles recorrentemente anunciados nas bibliografias específicas e
até então raramente colocados sob suspeita. Como resultado ...
-
-
Daltoé, Thaís
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
-
-
Constantino, Lucimara Aves
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
-
-
Barrosa, Lucas Alves Lima
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
O presente trabalho faz parte de minha pesquisa de conclusão de curso “Sujeitos
masculinos e femininos na Educação Matemática: uma análise de gênero sob a ótica
discursiva de docentes matemáticos”, para obtenção do título ...
-
-
Thisoteine, George Miguel; Canasiro, Vitor Hugo Rossetti; Tanaka, Brenda Sayuri; Bortolozzi, Ana Cláudia; Gellis, Andre Luiz
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Os atuais discursos da masculinidade surgidos nos meios virtuais tornaram-se veículos de propagação de ódio às mulheres e de uma conduta nociva aos próprios homens. Este estudo qualitativo, descritivo e exploratório, teve ...
-
-
Thürler, Djalma
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
O texto demonstra como a masculinidade, suas mudanças e transformações ocorridas na
contemporaneidade, são revistas, repensadas e reencenadas a partir da série cômica
brasileira “Homens?” (Amazon Prime Video/2019). Nesse ...
-
-
Pereira, Nélia Regina Mello Gomes
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
A homossexualidade deixou de ser considerada crime desde 1830. O
“homossexualismo”, no dia 17 de maio de 1990, foi retirado da lista de doenças da
Organização Mundial de Saúde (OMS) e, apesar disso, os/as homossexuais ...
-
-
Sanseverino, Regina Maria Rangel Baptista; Souza, Nádia Geisa Silveira de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016)
-
-
Longaray, Deise Azevedo; Magalhães, Joanalira Corpes
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
Neste texto convidamos você, leitor/a, a pensar sobre algumas situações que ocorrem no
cotidiano da escola. Vamos conhecer esses casos?
-
-
Dias, Vitor Gonçalves; Dutra, Lidiane Fonseca
(2008)
O uso da hora do conto é fundamental para transformar pessoas em seres críticos e com coragem e capacidade de enfrentar a sociedade. A hora do conto destina-se a divulgar a leitura, estimular o gosto pela mesma, proporcionando, ...