-
-
Oliveira, Mariana Xavier de
(2018)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata-se de um documento prescritivo para a educação e com um caráter obrigatório que possui a função de orientar as intenções de ensino para a Educação Básica no Brasil. O público ...
-
-
Oliveira, Marcelo França de
(2014)
A presente dissertação analisa a produção discursiva de Ângelo
Dourado através dos livros Voluntários do Martírio (1896) e A Situação Política
do Brasil (1905) além de uma seleção de vinte crônicas publicadas no ...
-
-
Guerreiro, Fabíola Delsale Diniz
(2020)
O presente trabalho tem o objetivo de investigar, junto aos alunos dos quintos anos da Escola Salesiano Leão XIII - Rio Grande/RS, como eles se apropriam dos conhecimentos históricos trabalhados em suas turmas, com relação ...
-
-
Velasco, Shana Catiusca Dornelles Vidarte
(2019)
Essa pesquisa tem como objeto de investigação a relação entre os processos que envolvem a Competência em Informação e o Ensino de História, com foco nas práticas de pesquisa escolar e no uso de fontes de informação. No que ...
-
-
Silva, Márcia Alonso Piva da
(2018)
A educação Patrimonial é ação permanente e metódica do trabalho educativo do ensino de história, tendo como foco o Patrimônio Cultural e suas manifestações. Entretanto, os conceitos de patrimônio cultural e, por conseguinte, ...
-
-
Pinho, Pablo José Mateus do
(2017)
A tela O Naufrágio do Rio Apa - pintura a óleo sobre tela -, de Romualdo Gomes Magriço, produzida em 1887 e pertencente ao acervo da Biblioteca Rio-Grandense (Rio Grande do Sul - Brasil), retrata o naufrágio que ocorreu ...
-
-
Pastore, Maria Cristina
(2016)
A presente dissertação busca refletir sobre a prática pedagógica no Ensino de História ediscute possibilidades. Apresenta as ações educativas realizadas no espaço cemitério apartir de um conteúdo curricular desenvolvido ...
-
-
Gomes, Gabriela Teixeira
(2016)
Esta Dissertação é uma investigação qualitativa na área da História. Versa sobre as reflexões e os resultados de práticas educativas relacionadas à implementação da Lei 10.639/03 no contexto do componente curricular de ...
-
-
Cunha, Bianca Langhinrichs
(2018)
Atualmente muito se tem debatido a respeito do ensino de História e também sobre o ensino de Surdos nas escolas bilíngues. Contudo, os debates ainda encaram essas duas questões isoladamente. Essa pesquisa propõe unir as ...
-
-
Corrêa, Sabrina Simões
(2018)
A presente pesquisa busca relacionar dados coletados em blogs e sites administrados por professores de História da Educação Básica com os pressupostos teórico-conceituais do media information literacy a fim de discutir a ...
-
-
Paiva, William Adão Ferreira
(2017)
Esta Dissertação apresenta a pesquisa realizada, cujo objetivo foi contribuir para o desenvolvimento do ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Rio Grande/RS a partir de uma proposta de Educação ...
-
-
Freitas, Débora Laís
(2019)
A pesquisa aqui apresentada parte de uma hipótese central que se originou a partir de constatações empíricas, no ambiente de escola pública do Magistério Estadual do Rio Grande do Sul, reforçada através da aplicação de ...
-
-
Cruz, Viviane Bilhalba
(2018)
Esta dissertação traz uma reflexão a respeito da elaboração e do significado de um documentário sobre a Umbanda, religião de matriz afro-brasileira, como uma proposta didática para o Ensino de História. O principal objetivo ...
-
-
Borges, Letícia Oliveira
(2017)
Investigar o presente traz sentido as indagações e particularidades do passado. Passa a ser decifrado e apreendido de forma relevante. A partir disso fui provocada a construir investigações, que iniciaram na graduação e ...
-
-
Werhli, Zuleica Soares
(2016)
Esta dissertação analisa a figura política de Getúlio Vargas na gênese da República Nova, mais precisamente inicia na Revolução de 1930 e se estende até a derrota da Revolução Constitucionalista de 1932. Ademais, é apreciado ...
-
-
Garcia, Bruna da Silva
(2016)
Este trabalho tem o intuito de estudar o conceito de memória nos livros didáticos de história, especificamente na coleção "Projeto Araribá", da editora Moderna, do 6º ano do ensino fundamental, componente curricular de ...
-
-
Xavier, Virginia da Silva
(2017)
No presente trabalho de conclusão de mestrado visamos analisar como os atuais Manuais do Professor de História que somados aos Livros Didáticos de História, voltados para o Ensino Médio, são utilizados pelos docentes para ...
-
-
Pinto, Paola Ávila
(2018)
A presente investigação tem por finalidade analisar na revista Nova Escola as perspectivas sobre o professor de História. A revista Nova Escola é considerada a maior revista de educação do Brasil, direcionada a professores ...
-
-
Silva, Lisiana Lawson Terra da
(2017)
Esta dissertação visa estudar como a sociedade ateniense do século V articulava social e politicamente, a elaboração de um modelo do feminino que era expresso através de uma visão masculina sobre as mulheres e como isso ...
-
-
Palma, Virgilina Edí Gularte dos Santos Fidelis de
(2017)
A presente Dissertação visa problematizar o ensino e a aprendizagem da História por meio de processos judiciais. Assim, esta pesquisa intitulada "Arquivos Judiciais como Fonte de Ensino e Pesquisa da História", apresentada ...