Da academia à rua e vice-versa: um repensar do que é direito e a contribuição da prática extensionista no curso de Direito da FURG para uma nova cultura jurídica
Abstract:
O presente trabalho investiga epistemologicamente a ciência do direito de forma a identificar vias alternativas a formação de uma cultura jurídica menos tecnicista, monista, patriarcalista e colonial. Para tanto, realiza-se análise histórica acerca dos fatores que levaram o Brasil à atual configuração de cultura e ensino jurídico. O trabalho traz a contribuição de autores pertencentes ao Direito Alternativo, bem assim comunica-se com teóricos de outras áreas do saber para compreender as teorias jurídicas dominantes, os seus efeitos ideológicos e as suas contradições. Ressaltam-se as alternativas apresentadas pelos teóricos estudados para a valorização das plurais manifestações jurídicas paralelas ao direito oficial estatal. Neste sentido, procura-se encontrar alternativas ao ensino do direito a partir da valorização de práticas plurais de direito, provenientes das ruas e dos novos movimentos sociais. A partir deste cenário, o presente trabalho objetiva demonstrar a importância e responsabilidade dos cursos de direito na produção de ideologias e representações no mundo jurídico. A aprofundar esta reflexão, coletaram-se relatos de experiência de alunos do curso de Direito da FURG participantes de oito projetos de extensão, a fim de se identificar a contribuição da extensão para a construção de um perfil de acadêmico/profissional do direito sensível. Por certo, identificou-se não somente pelos relatos coletados, bem assim pelas práticas extensionistas apontadas pelos teóricos de base, a extensão universitária como alternativa à consecução de uma educação emancipadora e promotora dos direitos humanos.