dc.contributor.advisor |
Dias, Renato Duro |
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dc.contributor.author |
Todente, Carolyna de Lima |
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dc.date.accessioned |
2017-07-17T18:13:20Z |
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dc.date.available |
2017-07-17T18:13:20Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.citation |
TODENTE, Carolyna de Lima. Da academia à rua e vice-versa: um repensar do que é direito e a contribuição da prática extensionista no curso de Direito da FURG para uma nova cultura jurídica. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7269 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho investiga epistemologicamente a ciência do direito de
forma a identificar vias alternativas a formação de uma cultura jurídica menos
tecnicista, monista, patriarcalista e colonial. Para tanto, realiza-se análise
histórica acerca dos fatores que levaram o Brasil à atual configuração de
cultura e ensino jurídico. O trabalho traz a contribuição de autores pertencentes
ao Direito Alternativo, bem assim comunica-se com teóricos de outras áreas do
saber para compreender as teorias jurídicas dominantes, os seus efeitos
ideológicos e as suas contradições. Ressaltam-se as alternativas apresentadas
pelos teóricos estudados para a valorização das plurais manifestações jurídicas
paralelas ao direito oficial estatal. Neste sentido, procura-se encontrar
alternativas ao ensino do direito a partir da valorização de práticas plurais de
direito, provenientes das ruas e dos novos movimentos sociais. A partir deste
cenário, o presente trabalho objetiva demonstrar a importância e
responsabilidade dos cursos de direito na produção de ideologias e
representações no mundo jurídico. A aprofundar esta reflexão, coletaram-se
relatos de experiência de alunos do curso de Direito da FURG participantes de
oito projetos de extensão, a fim de se identificar a contribuição da extensão
para a construção de um perfil de acadêmico/profissional do direito sensível.
Por certo, identificou-se não somente pelos relatos coletados, bem assim pelas
práticas extensionistas apontadas pelos teóricos de base, a extensão
universitária como alternativa à consecução de uma educação emancipadora e
promotora dos direitos humanos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Epistemologia jurídica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino jurídico |
pt_BR |
dc.subject |
Emancipação |
pt_BR |
dc.subject |
Direito alternativo |
pt_BR |
dc.title |
Da academia à rua e vice-versa: um repensar do que é direito e a contribuição da prática extensionista no curso de Direito da FURG para uma nova cultura jurídica |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |