Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo compreender a questão da verdade e seus principais
mecanismos de produção no ocidente, através de suas práticas judiciárias e pretensão de
ensinar do ensino jurídico. Para este trabalho utilizou-se análise bibliográfica, sendo o mesmo
dividido em três capítulos. Primeiramente recorreu-se a genealogia dos saberes,
especialmente como compreendida e desenvolvida por Michel Foucault, em virtude de tal
análise conseguir escapar a um sujeito de conhecimento predeterminado. A verdade se
apresenta, então, como uma invenção, processando-se por meio de relações de força e jogos,
nos quais determinados discursos ascendem a uma condição de certeza, pureza. Em um
segundo momento serão problematizadas as formas de produção da verdade ocidentais: o
Inquérito e o Exame, pois no desenvolvimento de ambas as concepções há um importante
aporte nas práticas judiciárias. Por fim, a partir dos teóricos Japiassu e Warat, são explicitadas
as maneiras pelas quais as práticas de ensino no Direito estão relacionadas com a verdade e
seus modos de produção, pois assim é possível o exercício da crítica sobre a violência sofrida
por estudantes em face de práticas que transformam o conhecimento jurídico em algo
plenamente objetivo, e logo indiscutivelmente realizado ou acabado.
This study aims to understand the question of truth and its main production mechanisms in
the West, through its judicial practice and claim to teach legal education. For this work we
used literature review, and the same divided into three chapters. First resorted to the
genealogy of knowledge, especially as understood and developed by Michel Foucault, by
virtue of such analysis to escape to a subject of predetermined knowledge. The truth is
presented, then, as an invention, if processing by means of power relations and games, in
which certain discourses amount to a certain condition, purity. In a second step will be
problematized forms of production of Western truth: the Survey and Examination, because
the development of both concepts there is an important contribution in judicial practices.
Finally, from Japiassu and Warat theorists, are explained the ways in which teaching practices
in the law are related to the truth and their modes of production, as well it is possible to
exercise criticism of the violence suffered by students in the face practices that transform
legal knowledge into something fully objective, then arguably done or finished.