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dc.contributor.advisor Dias, Renato Duro
dc.contributor.author Vianna, Jonas Melo Cruz
dc.date.accessioned 2017-07-17T20:37:20Z
dc.date.available 2017-07-17T20:37:20Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation VIANNA, Jonas Melo Cruz. Produção de verdade e ensino jurídico: por uma prática de aprendizagem. 2016. 46 f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Curso de Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7325
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo compreender a questão da verdade e seus principais mecanismos de produção no ocidente, através de suas práticas judiciárias e pretensão de ensinar do ensino jurídico. Para este trabalho utilizou-se análise bibliográfica, sendo o mesmo dividido em três capítulos. Primeiramente recorreu-se a genealogia dos saberes, especialmente como compreendida e desenvolvida por Michel Foucault, em virtude de tal análise conseguir escapar a um sujeito de conhecimento predeterminado. A verdade se apresenta, então, como uma invenção, processando-se por meio de relações de força e jogos, nos quais determinados discursos ascendem a uma condição de certeza, pureza. Em um segundo momento serão problematizadas as formas de produção da verdade ocidentais: o Inquérito e o Exame, pois no desenvolvimento de ambas as concepções há um importante aporte nas práticas judiciárias. Por fim, a partir dos teóricos Japiassu e Warat, são explicitadas as maneiras pelas quais as práticas de ensino no Direito estão relacionadas com a verdade e seus modos de produção, pois assim é possível o exercício da crítica sobre a violência sofrida por estudantes em face de práticas que transformam o conhecimento jurídico em algo plenamente objetivo, e logo indiscutivelmente realizado ou acabado. pt_BR
dc.description.abstract This study aims to understand the question of truth and its main production mechanisms in the West, through its judicial practice and claim to teach legal education. For this work we used literature review, and the same divided into three chapters. First resorted to the genealogy of knowledge, especially as understood and developed by Michel Foucault, by virtue of such analysis to escape to a subject of predetermined knowledge. The truth is presented, then, as an invention, if processing by means of power relations and games, in which certain discourses amount to a certain condition, purity. In a second step will be problematized forms of production of Western truth: the Survey and Examination, because the development of both concepts there is an important contribution in judicial practices. Finally, from Japiassu and Warat theorists, are explained the ways in which teaching practices in the law are related to the truth and their modes of production, as well it is possible to exercise criticism of the violence suffered by students in the face practices that transform legal knowledge into something fully objective, then arguably done or finished. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Verdade pt_BR
dc.subject Ensino jurídico pt_BR
dc.subject Genealogia dos saberes pt_BR
dc.subject Truth pt_BR
dc.subject Legal education pt_BR
dc.subject Genealogy of knowledge pt_BR
dc.title Produção de verdade e ensino jurídico: por uma prática de aprendizagem pt_BR
dc.title.alternative Truth production and legal education: for one practice of learning pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


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  • FADIR - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Direito
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