Abstract:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa expor as atividades realizadas
durante o segundo semestre de 2015, junto ao Núcleo Universitário da Terceira
Idade da Universidade Federal do Rio Grande - NUTI/FURG - sob a orientação da
Professora Doutora Simone de Biazzi A. B. da Silveira. O trabalho foi desenvolvido
por meio de dinâmicas integradoras, as quais abordaram conceitos de mediação,
direitos e cidadania com o público idoso, a fim de verificar se as referidas
intervenções produzem impacto nas relações do cotidiano dos participantes do
projeto. O processo de mediação apresenta uma abordagem interdisciplinar, o que
possibilita e aproxima o diálogo com outras ciências, tão necessárias aos estudiosos
do Direito. A mediação de conflitos é um meio eficaz para que os participantes
possam trabalhar o diálogo e a cooperação, importantes meios para o
enfrentamento de problemas diários, inclusive os familiares. Assim, este processo
fomenta reflexões acerca do lado positivo dos conflitos, bem como um método de
potencializar o empoderamento dos envolvidos frente ao convívio com os familiares
e as questões sociais, além de uma maior compreensão acerca do outro e de sua
respeitabilidade.
This work aims to expose the activities made during the second semester of 2015
with the Núcleo Universitário da Terceira Idade of the Universidade Federal do Rio
Grande - NUTI/FURG - under the orientation of Dr. Simone de Biazzi A. B. da
Silveira. It was developed through group dynamics, including the concepts of
mediation, the rights and citizenship of the elderly, in order to verify if these
interventions impact the daily relations of the participants. The mediation process has
an interdisciplinary approach, allowing the dialog with other science fields, which is
very important to Law students. The conflict mediation is an efficient way to improve
dialog and cooperation between the participants. Both are important ways to deal
with daily problems, including family issues. This process encourages reflections of
the positive sides of conflicts, as well as a method to maximize the empowerment of
the involved parties before family and social issues, in addition to a greater
understanding of each other and their respectability.