dc.contributor.author |
Oliveira, Diego Augusto Lopes |
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dc.contributor.author |
Albuquerque, Nayale Lucinda Andrade |
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dc.contributor.author |
Ramos, Maria Eduarda Carneiro |
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dc.contributor.author |
Catão, Rafaela Camboim |
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dc.contributor.author |
Santos, Natalia do Nascimento |
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dc.date.accessioned |
2019-08-05T12:24:17Z |
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dc.date.available |
2019-08-05T12:24:17Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Diego Augusto Lopes et al. Ações de enfermagem em cuidado paliativo: conhecimento dos estudantes de graduação. VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde, [S.l.], v. 31, n. 1, p. 36-43, ago. 2019. ISSN 2177-7853. Disponível em: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/8648. Acesso em: 05 ago. 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2177-7853 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7871 |
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dc.description.abstract |
Objetivou-se identificar o conhecimento do estudante sobre as ações do enfermeiro no
desenvolvimento dos cuidados paliativos. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem
qualitativa onde foi aplicado roteiro de entrevista entre estudantes de um curso de graduação
em enfermagem do interior de Pernambuco. As entrevistas foram gravadas e realizadas
mediante consentimento formal do sujeito de pesquisa e autorização do comitê de ética na
pesquisa. A partir dos relatos foram encontradas a seguintes categorias de análise: Papel do
enfermeiro como essencial no processo do cuidado na finitude; Esclarecer e comunicar-se com
o paciente em processo de finitude; Trabalhar em equipe multiprofissional; Realizar um
cuidado integral e continuado. Observou-se que os 11 estudantes entrevistados apresentam
compreensão satisfatória do papel do profissional enfermeiro destacando uma prática pautada
nos ideais de humanização, comunicação, parceria com outros profissionais e no cuidado
integral e continuado. O perfil de formação que oportuniza a vivência no referencial de
cuidados paliativos possibilita maior entendimento sobre a modalidade de atenção e leva o
acadêmico a desenvolver novas frentes de atenção na oferta de experiências de cuidado mais
satisfatórias para o paciente e familiares. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The objective was to identify the student's knowledge about the actions of the nurse in the
development of palliative care. This is a descriptive study of a qualitative approach, where an
interview script was applied among students of a nursing undergraduate course in the interior of
Pernambuco. The interviews were recorded and performed by formal consent of the research
subject and authorization of the Research Ethics Committee. From the reports, the following
categories of analysis were found: role of the nurse as essential in the process of care in
finitude; Clarify and communicate with the patient in the process of finitude; Work in a
multiprofessional team; Complete and continued care. It was observed that the 11 students
interviewed presented satisfactory comprehension of the role of the nurse professional
highlighting a practice based on the ideals of humanization, communication, partnership with
other professionals and in integral care and Continued. The formation profile that opportunites
the experience in the referential of palliative care allows a greater understanding about the
modality of care and leads the scholar to develop new attention fronts in the provision of more
satisfactory care experiences for Patient and family. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
EDGRAF |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Bacharelado em Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Equipe de Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Cuidado Paliativo |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing Education |
pt_BR |
dc.subject |
NursingBaccalaureate |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing Team |
pt_BR |
dc.subject |
Palliative Care |
pt_BR |
dc.title |
Ações de enfermagem em cuidado paliativo: conhecimento dos estudantes de graduação |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Nursing actions in palliative care: knowledge of graduation students |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8648 |
pt_BR |