Abstract:
Os transtornos mentais caracterizam-se como um dos principais fatores responsáveis pelo
aumento da morbimortalidade em nível global, principalmente devido à natureza crônica e
incapacitante da depressão e outros transtornos mentais comuns (TMC). No entanto, o
tratamento dos TMC é um desafio. Nesse sentido, o presente trabalho pretende contribuir com
dados acerca da prevalência dos TMC e associação com aspectos psicossociais em estudantes
de uma universidade de Santo Ângelo – RS. A amostra foi composta por um total de 246
alunos. A prevalência de TMC na amostra foi de 40%, resultado semelhante a outros estudos.
Os fatores associados à presença de TMC foram: gênero, insatisfação com o curso, dificuldade
em fazer amigos ou sentir-se rejeitado por eles, percepção de pouco apoio emocional. Outro
fator relevante foi o não recebimento de atendimento em saúde mental, que compõe 88,8% dos
sujeitos com TMC. Esses resultados mostram que podem ser desenvolvidas estratégias de
prevenção e tratamento de saúde mental em ambiente acadêmico. O presente trabalho
demonstrou a presença de TMC em uma população universitária e variáveis associadas.
Mental disorders are characterized as one of the main factors responsible for the increase in
morbidity and mortality at the global level, mainly due to the chronic and incapacitating nature
of depression and other common mental disorders (CMD). However, treating CMD is a
challenge. In this sense, the present work intends to contribute with data about the prevalence
of CMD and association with psychosocial aspects in students of a university of Santo Ângelo -
RS. The sample consisted of a total of 246 students. The prevalence of CMD in the sample was
40%, similar to other studies. The factors associated with the presence of CMD were: gender,
dissatisfaction with the course, difficulty in making friends or feeling rejected by them,
perception of little emotional support. Another relevant factor was the non-receipt of mental
health care, which makes up 88.8% of subjects with CMD. These results show that mental
health prevention and treatment strategies can be developed in an academic setting. The present
study demonstrated the presence of CMD in a university population and associated variables.