Abstract:
A tese intitulada "Horizontes compreensivos da Educação Ambiental do Campo: contribuição às outridades do Campo", emerge da compreensão de que a Educação Ambiental é uma área que viabiliza a busca pela superação da crise dos sentidos e da existência humana, num caminho à superação das dicotomias pela via do encontro com e no mundo. Apresentamos a possibilidade de partir dos processos que compõem a educação presente nas ruralidades a fim de que se possa contribuir com o horizonte dos fundamentos educativos das outridades do Campo e seus sujeitos. Para tanto, buscamos uma Educação Ambiental do Campo que possibilite uma hermenêutica fenomenológica da Educação (e dos sujeitos) do Campo, na medida em que uma leitura compreensiva acerca do Campo também consolide uma postura hermenêutica fenomenológica viável à Educação Ambiental do Campo. Defendemos a tese de que a constituição de uma Educação Ambiental do Campo é possível por meio de uma hermenêutica fenomenológica da Educação do Campo e seu sujeito, reconhecendo o Sujeito Gerúndio para além, e na contramão, do Sujeito Estigmatizado. Como percurso metodológico, vinculado à postura compreensiva que buscamos assumir, realizamos a hermenêutica fenomenológica a qual garante um viés dialógico entre as produções bibliográficas que subsidiam nossa leitura e o exercício filosófico com a hermenêutica do si (Ricoeur, 2014) e a postura do ser humano na conduta Cosmocena (Pereira, 2016) para a ampliação da compreensão do sujeito do Campo e do Campo como Sujeito em curso.
La tesis "Horizontes comprensivos de la Educación Ambiental del Campo: contribución a las otredades del Campo" emerge de la comprensión de que la Educación Ambiental es un área que permite la búsqueda por la superación de las dicotomías a través del camino de encuentro con el mundo y por el mundo. Presentamos la posibilidad de partir de los procesos que componen la educación actual en las áreas rurales a fin de que se pueda contribuir con el horizonte de los fundamentos educativos de las otredades del Campo y sus sujetos. Así, buscamos una Educación Ambiental del Campo que posibilite una hermenéutica fenomenológica de la Educación (y de los sujetos) del Campo, en la medida que una lectura comprensiva acerca del Campo también fije una postura hermenéutica fenomenológica posible a la Educación Ambiental del Campo. Defendemos la tesis de que la constitución de una Educación Ambiental del Campo es posible por medio de una hermenéutica fenomenológica de la Educación del Campo y su sujeto, reconociendo a lo Sujeto Gerundio para más allá, y en el contramano, del Sujeto Estigmatizado. Como fundamento metodológico, vinculado a la postura comprensiva la que buscamos asumir, realizamos la hermenéutica fenomenológica la cual garantiza una mirada dialógica entre las producciones bibliográficas que son utilizadas como base de nuestra lectura y el ejercicio filosófico con la hermenéutica de lo si (Ricoeur, 2014) y la postura del ser humano bajo la conducta Cosmocena (Pereira, 2016) para la ampliación de la comprensión del sujeto del Campo y del Campo como Sujeto en curso.
The thesis entitled "Comprehensive Horizons of Rural Environmental Education:
contribution to alterities of the rural area" emerges from the comprehension that
Environmental Education is an area that makes possible the search for overcoming the
crisis of the senses and human existence, in a way to overcome the dichotomies by
way of meeting with and in the world. We present the possibility of starting from the
processes that make up the present education in the ruralities so that one can
contribute with the horizon of the educational foundations of the alterities of the rural
area and its subjects. Therefore, we seek an Rural Environmental Education that allows
a phenomenological hermeneutics of the Education (and the subjects) of the rural area
to the extent that a comprehensive reading about this also consolidates a viable
phenomenological hermeneutic posture to the Rural Environmental Education. We
defend the thesis that the constitution of a Rural Environmental Education is possible
through a phenomenological hermeneutics of Rural Education and its subject,
recognizing the Gerundian Subject beyond and against the Stigmatized Subject. As a
methodological course, linked to the comprehensive posture we seek to assume, we
perform the phenomenological hermeneutics which guarantees a bias dialogical
between the bibliographic productions that subsidize our reading and the philosophical
exercise with the hermeneutics of the self (Ricoeur, 2014) and the posture of the human
being in the Cosmocena conduct (Pereira, 2016) for the amplification of the
comprehension of the subject of the Rural Education and the rural area as a subject in
progress.