Show simple item record

dc.contributor.advisor Pereira, Vilmar Alves
dc.contributor.author Claro, Lisiane Costa
dc.date.accessioned 2020-04-10T14:02:45Z
dc.date.available 2020-04-10T14:02:45Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation CLARO, Lisiane Costa. Horizontes compreensivos da educação ambiental do campo: contribuição às outridades do campo. 2018. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8605
dc.description.abstract A tese intitulada "Horizontes compreensivos da Educação Ambiental do Campo: contribuição às outridades do Campo", emerge da compreensão de que a Educação Ambiental é uma área que viabiliza a busca pela superação da crise dos sentidos e da existência humana, num caminho à superação das dicotomias pela via do encontro com e no mundo. Apresentamos a possibilidade de partir dos processos que compõem a educação presente nas ruralidades a fim de que se possa contribuir com o horizonte dos fundamentos educativos das outridades do Campo e seus sujeitos. Para tanto, buscamos uma Educação Ambiental do Campo que possibilite uma hermenêutica fenomenológica da Educação (e dos sujeitos) do Campo, na medida em que uma leitura compreensiva acerca do Campo também consolide uma postura hermenêutica fenomenológica viável à Educação Ambiental do Campo. Defendemos a tese de que a constituição de uma Educação Ambiental do Campo é possível por meio de uma hermenêutica fenomenológica da Educação do Campo e seu sujeito, reconhecendo o Sujeito Gerúndio para além, e na contramão, do Sujeito Estigmatizado. Como percurso metodológico, vinculado à postura compreensiva que buscamos assumir, realizamos a hermenêutica fenomenológica a qual garante um viés dialógico entre as produções bibliográficas que subsidiam nossa leitura e o exercício filosófico com a hermenêutica do si (Ricoeur, 2014) e a postura do ser humano na conduta Cosmocena (Pereira, 2016) para a ampliação da compreensão do sujeito do Campo e do Campo como Sujeito em curso. pt_BR
dc.description.abstract La tesis "Horizontes comprensivos de la Educación Ambiental del Campo: contribución a las otredades del Campo" emerge de la comprensión de que la Educación Ambiental es un área que permite la búsqueda por la superación de las dicotomías a través del camino de encuentro con el mundo y por el mundo. Presentamos la posibilidad de partir de los procesos que componen la educación actual en las áreas rurales a fin de que se pueda contribuir con el horizonte de los fundamentos educativos de las otredades del Campo y sus sujetos. Así, buscamos una Educación Ambiental del Campo que posibilite una hermenéutica fenomenológica de la Educación (y de los sujetos) del Campo, en la medida que una lectura comprensiva acerca del Campo también fije una postura hermenéutica fenomenológica posible a la Educación Ambiental del Campo. Defendemos la tesis de que la constitución de una Educación Ambiental del Campo es posible por medio de una hermenéutica fenomenológica de la Educación del Campo y su sujeto, reconociendo a lo Sujeto Gerundio para más allá, y en el contramano, del Sujeto Estigmatizado. Como fundamento metodológico, vinculado a la postura comprensiva la que buscamos asumir, realizamos la hermenéutica fenomenológica la cual garantiza una mirada dialógica entre las producciones bibliográficas que son utilizadas como base de nuestra lectura y el ejercicio filosófico con la hermenéutica de lo si (Ricoeur, 2014) y la postura del ser humano bajo la conducta Cosmocena (Pereira, 2016) para la ampliación de la comprensión del sujeto del Campo y del Campo como Sujeto en curso. pt_BR
dc.description.abstract The thesis entitled "Comprehensive Horizons of Rural Environmental Education: contribution to alterities of the rural area" emerges from the comprehension that Environmental Education is an area that makes possible the search for overcoming the crisis of the senses and human existence, in a way to overcome the dichotomies by way of meeting with and in the world. We present the possibility of starting from the processes that make up the present education in the ruralities so that one can contribute with the horizon of the educational foundations of the alterities of the rural area and its subjects. Therefore, we seek an Rural Environmental Education that allows a phenomenological hermeneutics of the Education (and the subjects) of the rural area to the extent that a comprehensive reading about this also consolidates a viable phenomenological hermeneutic posture to the Rural Environmental Education. We defend the thesis that the constitution of a Rural Environmental Education is possible through a phenomenological hermeneutics of Rural Education and its subject, recognizing the Gerundian Subject beyond and against the Stigmatized Subject. As a methodological course, linked to the comprehensive posture we seek to assume, we perform the phenomenological hermeneutics which guarantees a bias dialogical between the bibliographic productions that subsidize our reading and the philosophical exercise with the hermeneutics of the self (Ricoeur, 2014) and the posture of the human being in the Cosmocena conduct (Pereira, 2016) for the amplification of the comprehension of the subject of the Rural Education and the rural area as a subject in progress. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Educação ambiental do campo pt_BR
dc.subject Hermenêutica fenomenológica pt_BR
dc.subject Outridades pt_BR
dc.subject Educación Ambiental pt_BR
dc.subject Educación del campo pt_BR
dc.subject Educación ambiental del campo pt_BR
dc.subject Hermenéutica fenomenológica pt_BR
dc.subject Otredades pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Rural environmental education pt_BR
dc.subject Phenomenological hermeneutics pt_BR
dc.subject Alteraties pt_BR
dc.title Horizontes compreensivos da educação ambiental do campo: contribuição às outridades do campo. pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)
  • Show simple item record