Abstract:
Esta tese apresenta o estudo de uma rede de conversação de professores do Ensino Médio, compreendendo que essa é oriunda de uma cultura em que os que vivem nela são sujeitos biologicamente constituídos, legitimados e legitimando, nesse espaço de convivência, modos de viver e conviver específicos de quem dela participa. A escola é um sistema social que tende a crescer quando é desafiada a encontrar respostas para determinados problemas em sua constituição e a perda da criatividade ao dar respostas aos desafios que lhe são propostos implica em seu declínio. Por isso, entendemos ser importante a realização de um estudo com o objetivo de compreender os discursos coletivos que emergem das redes de conversações dos professores do Ensino Médio Politécnico na conservação das tecnologias, ideias e organização social. As propostas brasileiras de reestruturação curriculares para o Ensino Médio, são conduzidas pelo o que é preconizado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A partir do ano de 1996, o estado do Rio Grande do Sul discutiu a implantação de quatro propostas de reestruturação curriculares, todas elas tendo como fundamento os princípios da Formação Humana Integral. Os documentos orientadores não são bem recebidos nas escolas e as mudanças sugeridas são resistidas, mesmo que inicialmente, provocando uma discussão que não acontece em um espaço neutro, mas provoca o embate entre as ideias, tecnologias e organização social características da rede de conversação que gerou e que é legitimada pelos professores em oposição às ideias, tecnologias e organização social próprias de uma outra rede de conversações, ainda desconhecida. Para o estudo realizamos entrevistas com um grupo de 20 professores do 1º ano de 13 escolas, com um professor de cada área do conhecimento, do Ensino Médio Politécnico, de um município do Estado Rio Grande do Sul. O material discursivo gerado nas entrevistas foi analisado com base na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC, fazendo emergir quatro discursos intitulados "Compreensões sobre Politecnia", "Apropriação da proposta de reestruturação do Ensino Médio Politécnico", "A fragmentação das áreas do conhecimento para a manutenção do ensino disciplinar" e "O Seminário Integrado". Na análise dos discursos foi possível compreender o compartilhar ideológico presente na rede de conversações e a defesa da tese que para toda e qualquer proposta de reestruturação curricular, a conservação própria de nosso existir biológico-cultural gerará um conflito característico do movimento de transição entre culturas, tendo em potência inúmeras possibilidades de ascensão de outras culturas de formação docente com as suas ideias, tecnologias e organização social.
This act presents the study of a network of conversation of teachers of the High School, understanding that this comes from a culture in which those who live in it are biologically constituted, legitimized and legitimizing, in this space of coexistence, with their ways of living and to live specific to those who participate. The school is a social system that tends to grow when it is challenged to find answers to certain problems in its constitution and the loss of creativity in giving answers to the challenges that are proposed implies in its decline. Therefore, we believe that it is important to carry out a study with the objective of understanding the collective discourses that emerge from the networks of conversations of teachers of Polytechnic High School in the conservation of technologies, ideas and social organization. The Brazilian proposals for restructuring curricular for secondary education are conducted by what is advocated in the National Education Guidelines and Bases Law and, as of 1996, the state of Rio Grande do Sul discussed the implementation of four curricular restructuring, all based on the principles of Integral Human Formation. Guiding documents are not well received in schools and the suggested changes are resisted, even if initially, making a discussion that doesn"t happen in a neutral space, but it provokes the clash between the ideas, technologies and social organization characteristic of the network of conversation that generated and which is legitimized by teachers in opposition to the ideas, technologies and social organization proper of another yet unknown network of conversations unknown. Thus, we conducted interviews with a group of 20 teachers from the first year of 13 schools, with a teacher from each area of knowledge, Polytechnic High School, from a municipality in the State of Rio Grande do Sul. The discursive material generated in the interviews was analyzed with based on the Collective Subject Discourse (DSC) technique, giving rise to four discourses entitled "Understandings about Politecnia", "Appropriation of the proposed restructuring of Polytechnic Secondary School", "The fragmentation of knowledge areas for the maintenance of disciplinary teaching" and " The Integrated Seminar ". In the analysis of the discourses, it was possible to understand the ideological sharing present in the network of conversations and the defense of the thesis that for any proposal of curricular restructuring, the proper conservation of our biological-cultural existence will generate a conflict characteristic of the transition movement between cultures , having in potential numerous possibilities of ascension of other cultures of teacher formation with its ideas, technologies and social organization.