Show simple item record

dc.contributor.author Canuto, Isaías de Araújo
dc.contributor.author Tavares, Mikaella Manso Macedo
dc.contributor.author Andrade, Leonardo Biage de
dc.contributor.author Santos, Gisele Barbosa dos
dc.date.accessioned 2023-01-31T00:50:49Z
dc.date.available 2023-01-31T00:50:49Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation CANUTO, I. de A.; TAVARES, M. M. M.; ANDRADE, L. B. de; SANTOS, G. B. dos. O RACISMO ESTRUTURAL E A VIDA ESCOLAR - UMA REFLEXÃO GEOGRÁFICA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 313–334, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11936. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11936. Acesso em: 28 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10618
dc.description.abstract Este trabalho é fruto da atuação do Pibid-Geografia da UFJF na Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, entre os anos de 2018 e 2020. As intervenções tiveram como pauta o racismo estrutural e seus reflexos no espaço escolar. A pesquisa desenvolveu-se por meio de leituras e reflexões de textos, canais de comunicação digital, estudo de leis, oficinas (vídeos, músicas, desenhos e jogos) sobre o racismo no cotidiano e no processo histórico brasileiro. Após práticas de cunho pedagógicoreflexivo, percebeu-se o amadurecimento dos estudantes ao lidarem com o tema, bem como, avultou importância dos estudos geográficos para a compreensão do espaço em diferentes escalas sob uma perspectiva de construção histórica, política e social. Isso indica mais um avanço realizado em relação à inserção das discussões sobre as temáticas raciais na escola, resgatando as origens do preconceito, da discriminação e do racismo, apontando novas perspectivas de luta, de inserção e de criticidade frente às desigualdades raciais. pt_BR
dc.description.abstract Este trabajo es fruto de la actuación del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia-PIBID-Geografía de la Universidad Federal de Juiz de Fora-UFJF en la Escuela Estadual Gobernador Juscelino Kubitschek, entre los años de 2018 e 2020. Las intervenciones tuvieron como pauta el racismo estructural y sus reflejos en el espacio escolar. La búsqueda por medio de lecturas y reflexiones de textos, canales de comunicación digital, estudio de leyes, talleres (videos, músicas, dibujos, juegos) sobre el racismo en el cotidiano y en el proceso histórico brasileño. Tras prácticas de cuño pedagógico-reflexivo, se ha percibido el grado de madurez de los estudiantes al hacer frente con el tema, así como, es necesario destacar la importancia de los estudios geográficos para la comprensión del espacio en diferentes escalas acerca de una perspectiva de construcción histórica, política y social. Señalando, más un avanzo realizado en relación a la inserción de las discusiones al tratar de las temáticas raciales en la escuela, rescatando los orígenes del prejuicio, de la discriminación y del racismo, apuntando nuevas perspectivas de lucha, de inserción y de criticidad delante de las desigualdades raciales. pt_BR
dc.description.abstract This work results from UFJF’s Pibid-Geography (a Scholarship Program of the Federal University of Juiz de Fora) at Governor Juscelino Kubitschek Elementary and High School, from 2018 to 2020. The interventions have focused on the structural racism and its reflections at school environment. The research has been developed by readings and text comprehension, digital communication channels, studies of laws and workshops (videos, music, games, and drawings) about racism in daily life and in the Brazilian historical process. After pedagogical-reflective practices, it was noticed the students’ maturity by dealing with such issue as well as showing how important is the geographical studies for the comprehension of the space in different scales under a perspective of social, political and historical construction, pointing to another progress related to the discussions about the racial themes at school, bringing back the origins of prejudice, discrimination and racism, but pointing out new perspectives of fight, insertion and criticism against racial inequalities. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Pibid pt_BR
dc.subject Equidade racial pt_BR
dc.subject Resistência pt_BR
dc.subject Relaciones étnico-raciales pt_BR
dc.subject Igualdad racial pt_BR
dc.subject Resistencia pt_BR
dc.subject Ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Pibid (Scholarship Program) pt_BR
dc.subject Racial Equality pt_BR
dc.subject Resistance pt_BR
dc.title O racismo estrutural e a vida escolar - uma reflexão geográfica pt_BR
dc.title.alternative El racismo estructural y la vida escolar - una reflexión geográfica pt_BR
dc.title.alternative Structural racism and the life in school – a geographical thought pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8i2.11936 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record