Abstract:
Este trabalho é fruto da atuação do Pibid-Geografia da UFJF na Escola Estadual
Governador Juscelino Kubitschek, entre os anos de 2018 e 2020. As intervenções
tiveram como pauta o racismo estrutural e seus reflexos no espaço escolar. A pesquisa
desenvolveu-se por meio de leituras e reflexões de textos, canais de comunicação
digital, estudo de leis, oficinas (vídeos, músicas, desenhos e jogos) sobre o racismo no
cotidiano e no processo histórico brasileiro. Após práticas de cunho pedagógicoreflexivo,
percebeu-se o amadurecimento dos estudantes ao lidarem com o tema, bem
como, avultou importância dos estudos geográficos para a compreensão do espaço em
diferentes escalas sob uma perspectiva de construção histórica, política e social. Isso
indica mais um avanço realizado em relação à inserção das discussões sobre as
temáticas raciais na escola, resgatando as origens do preconceito, da discriminação e do
racismo, apontando novas perspectivas de luta, de inserção e de criticidade frente às
desigualdades raciais.
Este trabajo es fruto de la actuación del Programa Institucional de Becas de Iniciación a
la Docencia-PIBID-Geografía de la Universidad Federal de Juiz de Fora-UFJF en la
Escuela Estadual Gobernador Juscelino Kubitschek, entre los años de 2018 e 2020. Las
intervenciones tuvieron como pauta el racismo estructural y sus reflejos en el espacio
escolar. La búsqueda por medio de lecturas y reflexiones de textos, canales de
comunicación digital, estudio de leyes, talleres (videos, músicas, dibujos, juegos) sobre
el racismo en el cotidiano y en el proceso histórico brasileño. Tras prácticas de cuño
pedagógico-reflexivo, se ha percibido el grado de madurez de los estudiantes al hacer
frente con el tema, así como, es necesario destacar la importancia de los estudios
geográficos para la comprensión del espacio en diferentes escalas acerca de una
perspectiva de construcción histórica, política y social. Señalando, más un avanzo
realizado en relación a la inserción de las discusiones al tratar de las temáticas raciales
en la escuela, rescatando los orígenes del prejuicio, de la discriminación y del racismo,
apuntando nuevas perspectivas de lucha, de inserción y de criticidad delante de las
desigualdades raciales.
This work results from UFJF’s Pibid-Geography (a Scholarship Program of the Federal
University of Juiz de Fora) at Governor Juscelino Kubitschek Elementary and High
School, from 2018 to 2020. The interventions have focused on the structural racism and
its reflections at school environment. The research has been developed by readings and
text comprehension, digital communication channels, studies of laws and workshops
(videos, music, games, and drawings) about racism in daily life and in the Brazilian
historical process. After pedagogical-reflective practices, it was noticed the students’
maturity by dealing with such issue as well as showing how important is the
geographical studies for the comprehension of the space in different scales under a
perspective of social, political and historical construction, pointing to another progress
related to the discussions about the racial themes at school, bringing back the origins of
prejudice, discrimination and racism, but pointing out new perspectives of fight,
insertion and criticism against racial inequalities.