Abstract:
O artigo discute presenças e ausências de direitos humanos no texto da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) de 2017, procurando saber como tal temática é enfocada no
documento e que outros documentos legais e oficiais legitimam possíveis resistências ao
trabalho docente com crianças. O documento foi lido em sua integralidade e mapeada a
palavra ‘direitos humanos’ em seu texto, em todas as disciplinas e eixos da educação
infantil do 5º. ano do ensino fundamental, excetuando apenas a disciplina de Ensino
Religioso, que não foi incluída nessa edição. Apesar do entendimento de que os direitos
humanos possam perpassar muitos temas e conceitos curriculares, além da presença do
termo, pretendeu-se observar como ele foi cunhado e utilizado no documento. O texto
tem por propósito pensar sobre essas questões, especificamente sobre as possíveis
resistências em legitimar o trabalho docente em instituições educativas com crianças.
This article discusses the presence and absence of human rights in the composition of
the National Curricular Commom Base (BNCC). The major goal was to know how
human rights were focused on the document and which official and legal documents
legitimize pedagogical practice of resistance with children in Preschool and Elementary
School. The document was read its integrality and the word “human rights” was
mapped on it. Despite the knowledge that human rights can permeate many themes and
concepts beyond the presence of the term, this article intended to observe how it was
inscribed and used. The aim is to reflect on possibilities of resistance in order to
legitimize its teaching to children.
El artículo discute presencias y ausencias de los derechos humanos en el texto de la
Base Nacional Común Curricular (BNCC) de 2017, buscando saber cómo tal temática
es enfocada en el documento y qué otros documentos legales y oficiales legitiman
posibles resistencias para el trabajo docente con niños/as. El documento fue leído en
forma integral y fue mapeada la palabra “derechos humanos” en su texto en todas las
disciplinas y ejes desde la Educación Infantil al 5º año de la Enseñanza Fundamental,
exceptuando apenas la disciplina de Enseñanza Religiosa, que no fue inclusa en esta
edición. A pesar del entendimiento de que los derechos humanos puedan sobrepasar
muchos temas y conceptos curriculares, además de la presencia de su término, se
pretendió observar como éste fue acuñado y utilizado en el documento. El texto tiene
por propósito pensar sobre esas cuestiones, específicamente en las posibles resistencias
para legitimar el trabajo docente en instituciones educativas con niños/as.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 144-161, Jan./Jun. 2020.