Abstract:
O texto propõe pensar a diversidade sexual a partir da perspectiva dos saberes docentes,
procurando apontar uma possível leitura da relação entre ambos a partir de narrativas
docentes. Ao se pensar os saberes docentes como uma construção dinâmica e provisória
de conhecimento, entende-se que esta dinâmica é produzida ao longo de toda carreira
docente e por diferentes situações, que vão afetando a formação inicial e a
transformando no processo de profissionalização docente, o que implica pois, em situar
a diversidade sexual no meio deste contexto polissêmico, em que a temática assume
também um caráter historicamente contextual e permeado de diferentes valores, saberes
e subjetividades dos/as docentes.
El texto se propone pensar la diversidad sexual desde la perspectiva de los saberes del
docente buscando apuntar una posible lectura de relación entre ambos a partir de las
narrativas docentes. Comprender los saberes de los docentes como una construcción
dinámica y provisional de conocimiento se entiende que esta dinámica es producida a lo
largo de toda carrera docente y por diferentes situaciones que afectan la formación
inicial transformándola en otros aprendizajes en el proceso de profesionalización
docente. La diversidade sexual en esto contexto también es polisémico y tiene un
carácter históricamente contextual y permeado de diferentes valores, saberes y
subjetividades de los / las docentes.
The text proposes to think about sexual diversity from the perspective of the teaching
knowledge, aiming to point out a possible reading of the relationship between both from
teacher’s narratives. When thinking about the teaching knowledge as a dynamic and
provisional construction of knowledge, it can be understood that this dynamic is
produced throughout the teaching career and by different situations, which affect the
initial formation and change it in the process of teacher’s professionalization. This
implies placing sexual diversity in the middle of this polysemy context, in which the
theme also assumes a historically contextual character and permeated by different
values, knowledge and subjectivities of teachers.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 99-108, Jul./Dez. 2018.