A diversidade sexual na perspectiva dos saberes docentes

Vieira, Hamilton Edio Santos; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal

Abstract:

 
O texto propõe pensar a diversidade sexual a partir da perspectiva dos saberes docentes, procurando apontar uma possível leitura da relação entre ambos a partir de narrativas docentes. Ao se pensar os saberes docentes como uma construção dinâmica e provisória de conhecimento, entende-se que esta dinâmica é produzida ao longo de toda carreira docente e por diferentes situações, que vão afetando a formação inicial e a transformando no processo de profissionalização docente, o que implica pois, em situar a diversidade sexual no meio deste contexto polissêmico, em que a temática assume também um caráter historicamente contextual e permeado de diferentes valores, saberes e subjetividades dos/as docentes.
 
El texto se propone pensar la diversidad sexual desde la perspectiva de los saberes del docente buscando apuntar una posible lectura de relación entre ambos a partir de las narrativas docentes. Comprender los saberes de los docentes como una construcción dinámica y provisional de conocimiento se entiende que esta dinámica es producida a lo largo de toda carrera docente y por diferentes situaciones que afectan la formación inicial transformándola en otros aprendizajes en el proceso de profesionalización docente. La diversidade sexual en esto contexto también es polisémico y tiene un carácter históricamente contextual y permeado de diferentes valores, saberes y subjetividades de los / las docentes.
 
The text proposes to think about sexual diversity from the perspective of the teaching knowledge, aiming to point out a possible reading of the relationship between both from teacher’s narratives. When thinking about the teaching knowledge as a dynamic and provisional construction of knowledge, it can be understood that this dynamic is produced throughout the teaching career and by different situations, which affect the initial formation and change it in the process of teacher’s professionalization. This implies placing sexual diversity in the middle of this polysemy context, in which the theme also assumes a historically contextual character and permeated by different values, knowledge and subjectivities of teachers.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 99-108, Jul./Dez. 2018.

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