Show simple item record

dc.contributor.author Pedra, Gabrielle Farias
dc.date.accessioned 2023-05-17T22:55:33Z
dc.date.available 2023-05-17T22:55:33Z
dc.date.issued 2019-01
dc.identifier.citation PEDRA, G. F. Infâncias no youtube: analisando discussões sobre gênero em vídeos de crianças. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 152–161, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8722. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8722. Acesso em: 16 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10982
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 152-161, Jul./Dez. 2018. pt_BR
dc.description.abstract As crianças, cada vez mais, estão se apropriando das diferentes tecnologias, sendo a plataforma YouTube uma delas. Ao se tornarem youtubers, as crianças produzem vídeos e apresentam suas experiências e, nessa dinâmica, mostram quem são, mostram diferentes formas de ser criança, como também as formas de ser menino ou menina. Quatro vídeos foram selecionados e analisados observando os entendimentos e discussões sobre as questões de gênero neles presentes. Na investigação dos vídeos, foi possível realizar algumas análises sobre “ideologia de gênero” e o quanto, a partir dos relatos e das brincadeiras das crianças, emergem questões de gênero. pt_BR
dc.description.abstract Los niños cada vez se están apropiando más de las diferentes tecnologías, siendo la plataforma YouTube una de ellas. Al convertirse en youtubers, ellos producen vídeos y presentan sus experiencias, en esta dinámica muestran quiénes son, muestran diferentes formas de ser niños, así también como ser ninõ o ninã. Cuatro vídeos fueron seleccionados y analizados observando los entendimientos y discusiones sobre los cuestionamientos de género en ellos presentes. En la investigación de los vídeos, fue posible realizar algunos análisis sobre "ideología de género", y cuántos cuestionamientos de género emergen desde los relatos y juegos de los chicos y chicas. pt_BR
dc.description.abstract More and more children are appropriating different technologies, with YouTube being one of these platforms. By becoming youtubers, children produce videos and present their experiences and in this dynamics show who they are, manifest different ways of being a child, as well as being a boy or a girl. Four videos were selected and analyzed observing the understandings and discussions on the gender issues in them. While investigating the videos, it was possible to carry out some analyzes on "gender ideology" and how gender issues emerge from children's reports and play. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Infâncias pt_BR
dc.subject You Tube pt_BR
dc.subject Crianças youtubers pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Infancias pt_BR
dc.subject YouTube pt_BR
dc.subject Niños youtubers pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Childhoods pt_BR
dc.subject Children youtubers pt_BR
dc.subject Genders pt_BR
dc.title Infâncias no youtube: analisando discussões sobre gênero em vídeos de crianças pt_BR
dc.title.alternative Infancias en youtube: analizando discusiones sobre género en videos de niños pt_BR
dc.title.alternative Childhoods in youtube: analyzing gender discussions in children's videos pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v6i2.8722 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record