Infâncias no youtube: analisando discussões sobre gênero em vídeos de crianças

Pedra, Gabrielle Farias

Abstract:

 
As crianças, cada vez mais, estão se apropriando das diferentes tecnologias, sendo a plataforma YouTube uma delas. Ao se tornarem youtubers, as crianças produzem vídeos e apresentam suas experiências e, nessa dinâmica, mostram quem são, mostram diferentes formas de ser criança, como também as formas de ser menino ou menina. Quatro vídeos foram selecionados e analisados observando os entendimentos e discussões sobre as questões de gênero neles presentes. Na investigação dos vídeos, foi possível realizar algumas análises sobre “ideologia de gênero” e o quanto, a partir dos relatos e das brincadeiras das crianças, emergem questões de gênero.
 
Los niños cada vez se están apropiando más de las diferentes tecnologías, siendo la plataforma YouTube una de ellas. Al convertirse en youtubers, ellos producen vídeos y presentan sus experiencias, en esta dinámica muestran quiénes son, muestran diferentes formas de ser niños, así también como ser ninõ o ninã. Cuatro vídeos fueron seleccionados y analizados observando los entendimientos y discusiones sobre los cuestionamientos de género en ellos presentes. En la investigación de los vídeos, fue posible realizar algunos análisis sobre "ideología de género", y cuántos cuestionamientos de género emergen desde los relatos y juegos de los chicos y chicas.
 
More and more children are appropriating different technologies, with YouTube being one of these platforms. By becoming youtubers, children produce videos and present their experiences and in this dynamics show who they are, manifest different ways of being a child, as well as being a boy or a girl. Four videos were selected and analyzed observing the understandings and discussions on the gender issues in them. While investigating the videos, it was possible to carry out some analyzes on "gender ideology" and how gender issues emerge from children's reports and play.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 152-161, Jul./Dez. 2018.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos