Abstract:
As crianças, cada vez mais, estão se apropriando das diferentes tecnologias, sendo a
plataforma YouTube uma delas. Ao se tornarem youtubers, as crianças produzem
vídeos e apresentam suas experiências e, nessa dinâmica, mostram quem são, mostram
diferentes formas de ser criança, como também as formas de ser menino ou menina.
Quatro vídeos foram selecionados e analisados observando os entendimentos e
discussões sobre as questões de gênero neles presentes. Na investigação dos vídeos, foi
possível realizar algumas análises sobre “ideologia de gênero” e o quanto, a partir dos
relatos e das brincadeiras das crianças, emergem questões de gênero.
Los niños cada vez se están apropiando más de las diferentes tecnologías, siendo la
plataforma YouTube una de ellas. Al convertirse en youtubers, ellos producen vídeos y
presentan sus experiencias, en esta dinámica muestran quiénes son, muestran diferentes
formas de ser niños, así también como ser ninõ o ninã. Cuatro vídeos fueron
seleccionados y analizados observando los entendimientos y discusiones sobre los
cuestionamientos de género en ellos presentes. En la investigación de los vídeos, fue
posible realizar algunos análisis sobre "ideología de género", y cuántos
cuestionamientos de género emergen desde los relatos y juegos de los chicos y chicas.
More and more children are appropriating different technologies, with YouTube being
one of these platforms. By becoming youtubers, children produce videos and present
their experiences and in this dynamics show who they are, manifest different ways of
being a child, as well as being a boy or a girl. Four videos were selected and analyzed
observing the understandings and discussions on the gender issues in them. While
investigating the videos, it was possible to carry out some analyzes on "gender
ideology" and how gender issues emerge from children's reports and play.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 152-161, Jul./Dez. 2018.