-
-
Acosta, Jarbas Greque
(2020)
A pesquisa analisou a produção de Trabalhos de Conclusão de Mestrado - TCM, oriundos de pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-FURG. Constituiu o corpus um total de 66 (sessenta e ...
-
-
Azevedo, Carolyne Farias
(2019)
Este estudo teve como objetivo uma reflexão acerca da imagem e da complexidade de seu uso e análise no âmbito da docência e da pesquisa na área da História, e teve como fundamentação uma perspectiva interdisciplinar ...
-
-
Oliveira, Mariana Xavier de
(2018)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata-se de um documento prescritivo para a educação e com um caráter obrigatório que possui a função de orientar as intenções de ensino para a Educação Básica no Brasil. O público ...
-
-
ALVES, Camila Rola
(2016)
Atualmente, muito se discute sobre o ensino de História. Nesta direção, alguns debates envolvem a questão da dificuldade de se promover a participação dos alunos nas aulas, bem como formas para se despertar o interesse ...
-
-
Paiva, William Adão Ferreira
(2017)
Esta Dissertação apresenta a pesquisa realizada, cujo objetivo foi contribuir para o desenvolvimento do ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Rio Grande/RS a partir de uma proposta de Educação ...
-
-
Pino, Juliana Pereira
(2016)
Esta dissertação é resultado de uma investigação em que se propôs repensar a relação entre o Ensino de História e o Meio Ambiente dialogando com a perspectiva de ensino de alguns autores do campo da História Ambiental. ...
-
-
Gomes, Gabriela Teixeira
(2016)
Esta Dissertação é uma investigação qualitativa na área da História. Versa sobre as reflexões e os resultados de práticas educativas relacionadas à implementação da Lei 10.639/03 no contexto do componente curricular de ...
-
-
Tavares, Luana Ciciliano
(2015)
O presente trabalho tem como objetivo investigar se o uso de mídias digitais pode ou
não contribuir para a progressão das ideias históricas dos jovens em idade de
escolarização. A pesquisa tem seus pressupostos teóricos ...
-
-
Dutra, Janete Rosa
(2016)
A presente Dissertação consiste no trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional de Ensino de História em Rede Nacional - FURG, e resulta da experiência vivenciada em turmas do 4º ano, da Escola Municipal de Ensino ...
-
-
Teixeira, Cláudia Adriana Rocha
(Ed. da FURG, 2008)
O presente artigo tem o intuito de expor a importância da Educação
Patrimonial no ambiente escolar, dando ênfase ao ensino de História.
Neste caso, esta será vista como incentivadora de ações para
conservação, preservação ...
-
-
Franchi, Diones Piazer
(2016)
Este trabalho dissertativo tem como proposta analisar o uso do vídeo Programa Memórias do Pampa, como recurso pedagógico nas aulas de História. Tem como principal objetivo atingir uma melhor compreensão do aluno sobre o ...
-
-
Arvellos, Dulce Beatriz Silva de
(2019)
Este trabalho aborda o ensino de história para alunos e alunas com autismo, levantando questões referentes a inclusão em espaços culturais e despertando o interesse pela História, além da inclusão social. O capítulo 1 ...
-
-
Matos, Júlia Silveira
(2012)
A trajetória das políticas voltadas para a avaliação, regulação e distribuição dos livros didáticos no Brasil foi marcada por três momentos específicos da história nacional. O primeiro ainda no século XIX, com a criação ...
-
-
Costa, Andresa
(2011)
-
-
Pinto, Matheus Balbueno
(2021)
O texto apresenta considerações para o estabelecimento de relações práticas e concretas entre o ensino de História e a Educação Patrimonial, no município do Rio Grande/RS, podendo elas serem utilizadas como base para ...
-
-
Nunes, Eliana Duarte
(2022)
Esta pesquisa faz parte de estudos realizados no Mestrado Profissional em História, pela Universidade Federal do Rio Grande. Trata da relação entre o Ensino de História, a aprendizagem de estudantes com deficiência visual ...
-
-
Cunha, Bianca Langhinrichs
(2018)
Atualmente muito se tem debatido a respeito do ensino de História e também sobre o ensino de Surdos nas escolas bilíngues. Contudo, os debates ainda encaram essas duas questões isoladamente. Essa pesquisa propõe unir as ...
-
-
Silva, Paulo Gutemberg de Noronha
(2019)
Esta dissertação tem como objetivo identificar e analisar as narrativas dos discentes Quilombolas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, com delimitação temporal dos ingressantes entre os anos de 2014 a 2017, tanto ...
-
-
Rodrigues, Alessandra Farias
(2018)
O presente trabalho propõe-se a ressaltar a importância do Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como analisar, discutir e refletir sobre como crianças do 4º ano se apropriam dos saberes históricos ...
-
-
Silveira, Carlos José Borges
(2016)
Esta pesquisa propõe a investigar o papel da Educação Histórica no planejamento curricular
na área de História do Ensino Médio (EM). Para tanto, o suporte teórico-metodológico
investigativo se fundamentou na obra de ...