-
-
Matte, Dinorah Amara
(2015)
Na presente pesquisa, propomos analisar como as questões do Ensino de História se processam na formação da Consciência Histórica dos discentes da oitava série da Escola Estadual Wandelina Nunes, em Santa Vitória do Palmar, ...
-
-
Pereira, Nalde Jaqueline Corrêa
(2014)
Esta dissertação analisa uma das etapas da evolução do jornal Artista, publicado
na cidade do Rio Grande, enfocando a sua gênese, transcorrida entre 1862 e 1863.
Nessa época o periódico era uma pequena publicação semanal, ...
-
-
Freitas, Débora Laís
(2019)
A pesquisa aqui apresentada parte de uma hipótese central que se originou a partir de constatações empíricas, no ambiente de escola pública do Magistério Estadual do Rio Grande do Sul, reforçada através da aplicação de ...
-
-
Ferri, Sabrina Formagio
(2019)
Na presente pesquisa, propõem-se analisar como a Literatura pode ser aliada no estudo de contextos históricos de discentes do sexto ano do ensino fundamental II em uma escola privada, em Rio Grande, bem como esses estudantes ...
-
-
Martins, Michele Borges
(2015)
Refletir sobre o ensino de História é uma tarefa complexa, pois convivemos com
diversos entendimentos sobre a prática docente. Além disso, esse pensar sobre a docência
implica em abordar uma rede de relações composta por ...
-
-
Lose, Maria de Lourdes
(2014)
A presente pesquisa foi iniciada pela compreensão que, mesmo com os significativos
avanços ocorridos nos últimos anos, relacionados aos debates de gênero, mulheres,
feminismo, faz-se necessário, ainda, que educadoras/es ...
-
-
Studinski, Marcelo Moraes
(2021)
O presente estudo objetiva analisar a Festa de Iemanjá, da cidade do Rio Grande/RS, com vistas a compreender o processo de formação dessa "tradição inventada", bem como as transformações deste bem cultural imaterial, por ...
-
-
Pureza, Maqueni Barreto
(2019)
Este estudo provém de inquietações e indagações sobre questões que transcendem os aspectos puramente objetivos da existência humana. Portanto, o que nos entusiasma são os entrelaçamentos entre Memória Paisagem no contexto ...
-
-
Romeiro, Maria Andrea Cavalheiro
(2016)
A partir da Educação para as Relações Étnico-Raciais esse trabalho aborda a realização de um projeto de ensino/aprendizagem no Ensino Médio, relacionado ao estudo da história e da cultura afro-brasileira e africana por ...
-
-
Cruz, Viviane Bilhalba
(2018)
Esta dissertação traz uma reflexão a respeito da elaboração e do significado de um documentário sobre a Umbanda, religião de matriz afro-brasileira, como uma proposta didática para o Ensino de História. O principal objetivo ...
-
-
Iepsen, Airton Fernando
(2022)
A região da Serra dos Tapes possui uma concentração de descendentes do povo pomerano, oriundo do norte da Europa, que desembarcou no Brasil no final dos anos de 1850. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que teve ...
-
-
Ferreira, Maria Luiza Tavares
(2014)
O presente trabalho apresenta uma etnografia da educação. O recorte da dissertação apresenta uma narrativa sobre trabalho e ensino do cotidiano escolar dos professores de história, a partir da construção de um estudo ...
-
-
Domingues, Darcylene Pereira
(2019)
A presente dissertação tem por intenção debruçar-se sobre uma fonte histórica produzida no século V a.C, especificamente na cidade de Atenas, uma obra teatral escrita e encenada pelo trágico Eurípides no ano de 431, a ...
-
-
Pereira, Bruna Martins
(2016)
O presente trabalho busca discutir questões relativas à educação histórica e o seu diálogo com a História local. Através do uso da metodologia da História Oral, nos apropriamos das narrativas de educadores e educandos para ...
-
-
Velasco, Shana Catiusca Dornelles Vidarte
(2019)
Essa pesquisa tem como objeto de investigação a relação entre os processos que envolvem a Competência em Informação e o Ensino de História, com foco nas práticas de pesquisa escolar e no uso de fontes de informação. No que ...
-
-
Silveira, Verônica Canteiro
(2014)
Esta dissertação visa analisar o PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE
BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA) de História da Furg dentro do contexto
educacional contemporâneo, em que a formação continuada é vista como uma
forma de ...
-
-
Garcia, Bruna da Silva
(2016)
Este trabalho tem o intuito de estudar o conceito de memória nos livros didáticos de história, especificamente na coleção "Projeto Araribá", da editora Moderna, do 6º ano do ensino fundamental, componente curricular de ...
-
-
Pastore, Maria Cristina
(2016)
A presente dissertação busca refletir sobre a prática pedagógica no Ensino de História ediscute possibilidades. Apresenta as ações educativas realizadas no espaço cemitério apartir de um conteúdo curricular desenvolvido ...
-
-
Medeiros, Talita Gonçalves
(2015)
Muitos são os estudos e ativismos que chamam a atenção para a necessidade de ampliar as
investigações e visibilidades de lésbicas na academia brasileira. Com vista a ampliar o
conhecimento sobre essa população, propomos ...
-
-
Soares, Rodrigo Lemos
(2018)
Esta dissertação tem como objetivo investigar de que maneira as relações entre pedagogias e ensino dos movimentos/danças de entidades espirituais do universo religioso afrobrasileiro são desenvolvidas em terreiros de ...