ICHI - Mestrado Profissional em História
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13 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemVidas invisibilizadas: uma proposta de cinema de animação sobre o gênero feminino na história do RS no século XIX(2024) Sinoti, Kárita Gill; Gonçalves, Jussemar WeissO presente trabalho tem como foco a produção de uma Animação que retrate as mulheres em condição de subalternidade no Rio Grande do Sul, na segunda metade do século XIX. O estudo visa estabelecer as condições de existência do feminino no referido período, visando a produção do roteiro, elementos cênicos e de construção das personagens, para tanto, a partir da perspectiva de gênero foi feita a pesquisa através da análise de periódicos, relatos de viajantes que estiveram no Sul do Brasil e descreveram os hábitos da população local, a geografia, arquitetura e, especialmente, a condição feminina. A pesquisa nas fontes primárias, somada a análise da bibliografia produzida por historiadores e historiadoras, nos apresenta uma sociedade generificada onde para a mulher eram atribuídas duras normas comportamentais. Esses elementos associados à literatura que retrata o sul do Brasil, servem como base para a criação de um material didático, que complemente a ausência percebida nos livros didáticos aqui pesquisados quando nos debruçamos sobre as questões femininas no Rio Grande do Sul do século XIX. Produzimos a partir desse estudo um audiovisual, em formato de Animação, que busca auxiliar os docentes no ensino de história a partir da ótica das mulheres e que traga de forma mais ampla ao discente, vários elementos que contextualizem o século XIX no Rio Grande do Sul, e principalmente, traga elementos que fomentem o debate sobre o ser mulher no passado e presente.
- ItemHistória do processo de inclusão de servidores Técnico-Administrativos em Educação, pessoa com deficiência, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG)(2024) Moraes, Adriana Borges de Campos; Prado, Daniel PorciunculaEste trabalho propõe investigar a história do processo de inclusão de servidores Técnico- Administrativos em Educação (TAE), Pessoa com Deficiência (PcD), na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tendo em vista os processos educacionais, históricos e sociais que as pessoas com deficiências atravessaram até a conquista e a regulamentação legal do direito à inclusão no mundo do trabalho, sendo no órgão público através de concurso público. Objetiva-se o fortalecimento do ensino-aprendizagem da História da Universidade, através da interpretação dos processos inclusivos adotados na instituição, acrescido da compreensão dos contextos históricos e do reconhecimento das narrativas dos sujeitos, para a efetiva participação, reconhecimento de identidade e inclusão social e laboral dos servidores TAE PcD. Para tanto, foi realizado o levantamento do quantitativo de servidores TAE PcD, entrevista com a gestão da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEP), assim como com os servidores TAE PcD. Como produto pedagógico para a construção do conhecimento, propõe-se, a partir da identificação de fatores apresentados pela PROGEP e pelos servidores PcD, a elaboração de projeto institucional que vise a construção da identidade desses servidores e que possa contribuir para aprimorar o processo de inclusão na instituição e a melhora na qualidade de vida laboral e social desse segmento populacional.
- ItemTransgressões e metamorfoses da razão entre guerras : surrealismo como dispositivo pedagógico no ensino(2020) Faria, Renata Torma; Lenzi, Teresa de Jesus Paz MartinsEste trabalho tem como objetivo propor uma reflexão acerca das diferenças entre os alunos dentro de uma sala de aula, assim como refletir sobre como estes mesmos alunos, por serem tão diferentes entre si, aprendem de maneiras diferentes. Utilizando-se da metodologia VARK, que irá propor quatro diferentes maneiras de aprendizado, criou-se um material didático que propõe uma nova perspectiva sobre o período entre a primeira e a segunda guerra mundiais, onde os alunos poderão ver sob diferentes ângulos como se deram os acontecimentos entre o conturbado período entre 1920 até meados de 1960.
- ItemDiscutindo e problematizando as narrativas de três gerações de docentes de História(2016) Navarro, Aline Garcia; Sosa, Derocina Alves CamposO trabalho se apresenta como uma oportunidade de realizar um estudo das narrativas e das práticas de professores de História de escolas públicas, visando promover uma discussão que leve em consideração os vários aspectos que constituem a profissão docente. Sabe-se que relatos, narrativas e/ou testemunhos revelam a singularidade dos sujeitos, desta forma este estudo estrutura-se sob a questão: até que ponto se diferenciam as percepções dos professores (de três gerações distintas) sobre as transformações do ensino da História? A resposta a questão elencada oportuniza a formação de uma coletânea de relatos de grupos distintos de professores de Histórias, investigando sua percepção sobre o avanço do processo de ensino-aprendizagem na área, bem como sua capacidade de adaptação as mudanças, de forma que se apresenta como uma contribuição a qualificação dos processos de formação de professores de História. Assim sendo tem-se por objetivo geral realizar um estudo das narrativas e das práticas dos professores de História de escolas públicas, visando promover uma discussão que leve em consideração os vários aspectos que constituem a profissão docente em tempos distintos, e por objetivos específicos analisar o contexto histórico de professores de três gerações distintas; investigar a percepção dos professores de História frente aos quesitos de formação docente e sua relação com o exercício da profissão; relacionar as alterações nos quesitos de formação docente às demandas sociais; apontar as possíveis alterações nas práticas de ensino de História ocorridas em função da demanda por inovação; analisar a influência das transformações políticas e sociais para a qualidade de ensino. O estudo alcançou 3 professores de cada geração, caracterizando-se como estudo de corte, com subsidio bibliográfico, descritivo-exploratório, qualitativo. Foi feita análise de conteúdo, constituindo-se uma pesquisa narrativa, incluindo biografias, histórias de vida, autobiografias, relatos orais, depoimentos e testemunhos. Conclui-se que a subjetividade dos docentes diferencia-se tanto em consideração ao contexto em que esta situada a escola de atuação profissional, quanto em função das gerações. Os profissionais da primeira geração transmitem sentimentos antagônicos ao relatarem sua história, de onde começa com a realização que com o tempo transforma-se em frustração, um dos fatores principais que as levam a este sentir, são a sobrecarga horária e o déficit na formação, ou incapacidade de acompanhar as inovações. A segunda geração percebe maior dificuldade, em geral, com o processo de inclusão que requer metodologias múltiplas, adequações ao fator surpresa; confronto com um dia-a-dia repleto de desafios; já a terceira geração se encontra em um contexto onde as experiências são temporais, em situação de risco e vulnerabilidade devido à violência nas escolas, o avanço das tecnologias e a formação apontam a necessidade de serem trabalhadas melhores as questões comportamentais. Conforme docentes, educar é um processo dinâmico vivo, que não apresenta receita; a experiência não esta necessariamente para o tempo de atuação, de forma que relatos do passado podem até contribuir para compreensão do futuro, percebe-se através destes a influência das políticas, da economia sobre a gestão escolar, mas frente a subjetividade dos alunos, e a realidade local não servem para resolução de problemas do dia-a-dia.
- ItemEntre a História ensinada e a reprodução de representações excludentes(2017) Aguirre, Kathleen Kate Dominguez; Paixão, Cassiane de FreitasNeste trabalho temos por objetivo identificar representações excludentes reproduzidas nos espaços escolares, a partir das categorias raça, pobreza, perspectivas de mundo e futuro. Para tanto, partimos da perspectiva do historiador Marc Ferro (1990) de que, durante a infância, os sujeitos produzem sentidos e constroem narrativas sobre sua identidade e sobre os "outros", ou seja, outros grupos sociais, outras sociedades, outros lugares, a partir das histórias que são reproduzidas e legitimadas nas/pelas instituições sociais (família, escola etc.). Ainda, baseamo-nos na perspectiva de que as condições sociais de existência de pobres e negros são fruto de um processo histórico de exclusão e igualmente da reprodução de representações hegemônicas que legitimam a injustiça sobre os mesmos, negando a distribuição desigual de riquezas, assim como perpetuando o racismo institucional no Brasil. A partir destas perspectivas nos apropriamos de uma discussão teórica sobre exclusão, processos de representação social e educação etnicorracial, para então realizar as práticas investigas no espaço escolar e analisar as representações de crianças pobres e negras. As práticas investigativas desta pesquisa foram desenvolvidas na Escola Alcides Barcelos, localizada no Bairro Getúlio Vargas, retrato da exclusão social e racial na cidade de Rio Grande/RS, e organizadas em três encontros semanais desenvolvidos com crianças de 9 a 13 anos, alunos(as) de 4º e 5º ano da Escola Estadual Alcides Barcelos, onde buscamos ouvir e observar suas representações a partir da contação de histórias de temática etnicorracial contadas por três mulheres negras. Relacionando as práticas investigativas às perspectivas teóricas chegamos à conclusão de que não é suficiente acreditar numa transformação social através da Escola, visto que ela serve a ordem dominante e reproduz representações sociais e raciais com vistas à sua manutenção. Contudo, acreditamos que é possível que os agentes sociais produzam uma reeducação das relações etnicorraciais, fomentadas a partir da desconstrução dos privilégios, reconhecimento dos grupos excluídos na história, denúncia da sociedade classista e racista, e no protagonismo de crianças pobres e negras através de suas experiências do cotidiano escolar e do ensino de História.
- ItemEnsino de história : o olhar dos e das estudantes do nono ano, da EEEM Lilia Neves (Rio Grande, RS), sobre a ditadura civil militar(2016) Sosa, Júlio Cezar Gonçalves; Senna, Adriana kivanski deA presente dissertação, apresentada ao, programa PROFHISTÒRIA, teve como proposição proposição e aplicação de uma prática pedagógica nas aulas de História do Nono Ano do Ensino Fundamental, da EEE Lília Neves. A metodologia de investigação foi um estudo de caso. O recorte foi a Ditadura Civil e Militar no Brasil (1964-1885). A partir da abordagem d a Educação História e da metodologia de aulas-oficinas, procurou-se investigar o olhar desses estudantes sobre esse fato histórico. A partir da investigação dos conhecimentos tácitos dos sujeitos da pesquisa e da intervenção pedagógica do professor.
- ItemHistória, memória e fotografia: reconhecimentos e re-memorações sobre o passado(2019) Piassarollo, Daiane dos Santos; Matos, Júlia SilveiraEsta dissertação de mestrado discorre a respeito das potencialidades de experiências com o passado, a partir do olhar sensível sobre fotografias do acervo do Museu Fototeca Municipal Ricardo Giovannini. Nesta proposta, a fotografia é abordada sob a perspectiva do Ensino de História. O olhar sensível sobre esse objeto como possibilidade para experiências com o passado constitui a temática desta pesquisa. Nesse contexto, a instituição museológica se oferece como ambiente de aprendizagens históricas. E a partir dessa hipótese, orientamos nossa pesquisa com vistas a refletirmos sobre como uma instituição museológica, com acervo fotográfico, mobiliza e promove experiências com o passado. A partir dessas reflexões, investigamos a possibilidade da constituição de uma dimensão estética do aprender pautada no olhar sensível mobilizado pelos objetos expostos no museu. Ao final construímos um produto composto por um livreto digital e um aplicativo de realidade aumentada alimentado com imagens selecionadas do acervo fotográfico da referida instituição, bem como imagens registradas da Cidade do Rio Grande, de forma a potencializar e dar visibilidade para tais experiências.
- ItemA Catedral de São Pedro e a Educação Patrimonial na cidade do Rio Grande: uma proposta de abordagem para o ensino de História(2017) Paiva, William Adão Ferreira; Gonçalves, Renata BrazEsta Dissertação apresenta a pesquisa realizada, cujo objetivo foi contribuir para o desenvolvimento do ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Rio Grande/RS a partir de uma proposta de Educação Patrimonial, trazendo como referencial a Catedral de São Pedro. Existe uma carência de trabalhos que divulguem ações ou façam alusão à relação entre a Educação Patrimonial e o ensino de História na cidade do Rio Grande/RS, mais precisamente sobre a Catedral de São Pedro. Ela foi a primeira igreja erguida no Estado do Rio Grande do Sul, tendo suas obras iniciadas no ano de 1755, sendo reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural através do Decreto Lei nº 25 de 30/11/1937 e considerada ainda um dos símbolos da cidade. Para responder ao propósito geral da investigação, utilizou-se como método para coletar dados a Pesquisa Bibliográfica; a Pesquisa Documental nas fontes que relataram e/ou descreveram as diversas representações da Catedral frente ao município, sendo consultados ainda os Projetos Pedagógicos, os Guias Turísticos e também os Artigos de Jornais e a aplicação de um questionário aos professores da rede escolar do município. Como resultado principal, foram apresentadas duas Cartilhas (recursos didáticos) que deverão ser utilizadas tanto pelos professores quanto pelos alunos, em referência às práticas pedagógicas do ensino de História nas escolas de Rio Grande/RS, a partir de uma proposta de Educação Patrimonial na Catedral de São Pedro.
- ItemArquivos judiciais como fonte de pesquisa e ensino da história(2017) Palma, Virgilina Edí Gularte dos Santos Fidelis de; Schiavon, Carmem Gessilda BurgertA presente Dissertação visa problematizar o ensino e a aprendizagem da História por meio de processos judiciais. Assim, esta pesquisa intitulada "Arquivos Judiciais como Fonte de Ensino e Pesquisa da História", apresentada ao Programa de Pós-Graduação no Mestrado Profissional em História,da Universidade Federal do Rio Grande, pretende demonstrar que os documentos gerados nos procedimentos judiciais possibilitam a pesquisa e o ensino porque reúnem elementos e narrativas que permitem a interpretação social dos fatos ali narrados. A metodologia pauta-se na utilização de fontes bibliográficas na área da História, da Arquivologia e do Direito. Para tanto, ampara-se no manuseio de processos judiciais findos; em pesquisas online em sites especializados e na consulta à legislação constitucional e infraconstitucional. A partir da metodologia da pesquisa-ação foram realizadas oficinas temáticas em escolas públicas, com turmas da 8ª e 9ª séries do ensino fundamental, onde se pretende a construção de narrativas históricas pelos alunos, objetivando maior compreensão do conhecimento histórico, relacionando-o com a vida experienciada, bem como desenvolver nos alunos o sentimento de pertencimento local e o exercício da cidadania. Como aporte teórico a pesquisa pauta-se em investigações nas seguintes áreas: dos arquivos públicos como lugares de guarda da memória coletiva e patrimônio histórico documental; no ensino e aprendizado da História, onde se investiga a relação do saber histórico com a vida prática; no exercício da cidadania onde os alunos, através do estudo de fatos jurídicos extraídos de fontes judiciais, aprendem valores essenciais para uma vida digna e solidária junto à família, escola e sociedade. Desse modo, a Dissertação encontra-se dividida em três capítulos. No primeiro, a pesquisa se ocupa em demonstrar a importância dos arquivos como locais de guarda da memória coletiva, exercício da cidadania e a respectiva legislação que os resguarda. O segundo capítulo demonstra a construção historiográfica, a partir de fontes judiciais e a possibilidade de pesquisa nesses acervos. O terceiro capítulo, por sua vez, aborda o ensinoaprendizagem através da utilização das fontes judiciais, com a finalidade de articular teoria e prática, por meio de duas oficinas pedagógicas supervisionadas em escolas públicas do ensino fundamental e, por último, apresenta-se um produto pedagógico direcionado a professores, também, do ensino fundamental.
- ItemNarrativas escolares: contexto de trabalho e de ensino no cotidiano dos professores de História nas escolas estaduais e municipais da cidade de Rio Grande(2014) Ferreira, Maria Luiza Tavares; Gonçalves, Jussemar WeissO presente trabalho apresenta uma etnografia da educação. O recorte da dissertação apresenta uma narrativa sobre trabalho e ensino do cotidiano escolar dos professores de história, a partir da construção de um estudo etnográfico. A pesquisa foi realizada com 8 professores em 6 escolas da rede municipal e estadual da cidade de Rio Grande. Com a construção dos diários do campo, foi possível encontrar no cotidiano dos professores falas comuns que foram organizadas em núcleos de sentido, nomeados como ensino de história, dificuldades de ensino, carreira, família, formação-gestão-hora-atividade, estrutura física e sala dos professores, sendo dois deles enfocados neste estudo: as dificuldades de ensino que os professores se deparam na prática docente e o ensino de história, suas visões, conhecimentos e experiências.
