Universidade
Federal do Rio Grande
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ICHI - Mestrado Profissional em História

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    A narrativa-interativa como jogo de História: o livro-jogo como potencializador da Educação Histórica
    (2024) Martins Junior, Domingos Savio Ximendes; Matos, Júlia Silveira
    A presente dissertação é fruto de uma conexão entre a atividade humana do jogar e o campo do ensinar história. Partindo do pressuposto que o jogo é uma atividade lúdica, que coloca os jogadores em contato com uma dinâmica progressiva e uma interpretação em uma narrativa mediada por regras, se estruturou uma problemática que a associe com o ensino da história: como um jogo de interpretação de papéis, através de uma narrativa em que o jogador é partícipe interativo, pode servir de artefato para a Educação Histórica? A pesquisa tem como objetivo geral a análise de como pode ser realizada essa articulação entre o ensino de história e a atividade lúdica do jogo de RPG, partindo de pressupostos da Educação Histórica. Através de tal articulação teórica, buscou-se refletir as possibilidades de um desenvolvimento de um livro-jogo de temática histórica direcionado aos estudantes do ensino fundamental. Fundamentando-se na Educação Histórica, em pesquisas entre ensino de história com jogos e das teorias do jogo concretizou-se no desenvolvimento um livro paradidático sobre a Ditadura Militar de 1964 na cidade do Rio Grande (RS), para que seja usado de forma lúdica por professores com seus estudantes nas aulas de história, objetivando um ensino significativo da História.
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    Cultura material e proveniência bibliográfica no ensino de história: um estudo sobre os ilustres doadores do acervo raro da Biblioteca Rio-Grandense
    (2023) Vian, Alissa Esperon; Pestana, Marlon Borges; Rodrigues, Marcia Carvalho
    A proveniência engloba todo o ciclo de vida de um objeto, desde a sua origem manufatureira até a sua vida social, o que enquadra especificidades técnicas, políticas e sociais. É usualmente expressa por meio de uma cronologia de proprietários, custódia ou localização, incluindo nomes e outras informações contextuais de interesse para os historiadores. Esta pesquisa destaca os antigos doadores da Biblioteca Rio-Grandense e investiga a história do livro, dos leitores e da leitura na cidade do Rio Grande (RS) a partir do estudo das marcas de proveniência bibliográficas encontradas em exemplares publicados entre 1880 e 1920, que integram a coleção de livros raros da instituição. Como objetivos específicos, destaca-se: a) mapear a trajetória histórica percorrida pelos livros raros pertencentes à Biblioteca Rio-Grandense, identificando as marcas deixadas por seus antigos proprietários e leitores; b) identificar os antigos proprietários e leitores dos livros pertencentes à Biblioteca Rio-Grandense; c) identificar os gêneros literários das obras selecionadas; d) analisar os grupos sociais dos doadores das obras selecionadas; e) criar um repositório temático digital, de acesso aberto, das marcas de proveniência identificadas junto ao acervo raro da Biblioteca Rio-Grandense. A coleta de dados para a construção deste projeto baseou-se em revisão bibliográfica e documental, realizada em fontes nacionais e estrangeiras, disponíveis em formatos tanto impressos quanto digitais, com um método exploratório não exaustivo e uma abordagem quanti- qualitativa.
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    Conhecendo a história da cidade do Rio Grande/RS a partir das TICs: uma proposta de material didático digital para o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental
    (2023) Azevedo, Sandra Helena Santos; Santos, Rita de Cássia Grecco dos
    Esse trabalho de conclusão de mestrado tem como objetivo compreender e refletir sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação como recurso usado pelos professores para o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como cenário a cidade do Rio Grande/RS. Trata-se de uma pesquisa de base quali-quantitativa, para a coleta de dados foi elaborado um questionário semi-aberto, possibilitando uma abrangência maior nas respostas. Com o advento da pandemia do Coronavirus (SARS-CoV-2 – COVID-19) percebeu- se a necessidade de aprofundar e discutir sobre a prática docente nesse período. O trabalho tem como embasamento teórico autores como Hilary Cooper, Pierre Lévy, Paulo Freire, Jörn Rüsen, Vani Moreira Kenski, Luis Fernando Cerri, Jacques Le Goff, Circe Bittencourt, entre outros. Na primeira seção, será abordado as bases teóricas da pesquisa, com base no estado da arte apresento o diálogo com autores das áreas da Educação, Ensino de História e Tecnologias Educacionais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também terá seu espaço de discussão. Na segunda seção, apresento a discussão sobre o formato do produto que pretendo desenvolver, bem como, as características dele, para qual público está voltado, tipos de materiais que serão disponibilizados no ambiente e ferramentas que serão usadas na elaboração. Na terceira seção, será apresentado o produto estruturado em forma de site, no qual cada guia é destinada a um tipo de fonte que poderá ser usada no ensino da História Local. Na quarta seção, trata-se da aplicação do produto e discussão dos resultados obtidos a partir das respostas ao questionário estruturado. Na quinta seção, temos as considerações finais do trabalho.
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    Narrativas de resistência: explorando biografias e o protagonismo na nova história indígena
    (2023) Corrêa, Mayara Pereira; Pestana, Marlon Borges
    Este estudo apresenta uma análise da construção da memória cultural em relação aos povos indígenas brasileiros. Em diálogo com as produções históricas mais recentes, busca-se compreender os processos que levaram à formação de novos campos na História, que procuram romper com os métodos tradicionais e valorizar a participação de grupos, considerados até então como subalternos, na construção da identidade brasileira. Dessa maneira, o objeto de estudo dessa pesquisa é o uso das biografias no ensino de história indígena, buscando assimilar suas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem que objetiva para além de compreender os contextos, reconhecer as narrativas históricas de pessoas comuns. Para tanto, elaborou-se um produto técnico educativo capaz de auxiliar e orientar professores de História na construção de relações interétnicas, um álbum de figurinhas de personagens indígenas que ajude a compreender a importância desses povos. Para elaboração da pesquisa utilizou-se o método investigativo, através da pesquisa exploratória, a fim de desenvolver uma maior familiaridade com o tema, e através da pesquisa explicativa, buscou-se analisar e dissertar sobre a cultura indígena no ensino de história. Para tanto, foram utilizadas como fontes artigos e livros com uma abordagem decolonial, obras produzidas através da literatura indígena, a fim de tornar o estudo mais legítimo e significativo.
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    Uma narrativa acerca da religiosidade do povo Pomerano em São Lourenço do Sul
    (2022) Iepsen, Airton Fernando; Santos, Rita de Cassia Grecco dos
    A região da Serra dos Tapes possui uma concentração de descendentes do povo pomerano, oriundo do norte da Europa, que desembarcou no Brasil no final dos anos de 1850. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo rememorar a religiosidade do povo pomerano e as suas manifestações, tendo como recorte regional o município de São Lourenço do Sul, local de estudo e entrevistas. Constitui-se em uma pesquisa qualitativa, executada com a utilização do método da História Oral, no qual a predominância dos resultados deu-se através de entrevistas sobre a temática, trazendo um levantamento bibliográfico pertinente. Para tanto, visto que este trabalho apresenta temas como memória e identidade do povo pomerano, considerados os estudos de Halbwachs (1993), Pollak (1992), Castells (1999), além de Pierre Nora (1993). Fez-se a construção da narrativa sobre a religiosidade dos pomeranos que vivem na região, sua religião professada e suas crenças, principalmente a questão dos ritos de passagens, algo caro para eles, com manifestações transmitidas de geração para geração desde o século XIX. Dessa forma, buscou-se evidenciar a constatação de uma realidade que demonstra inegavelmente que as religiões luteranas prevalecem entre o povo pomerano, uma vez que o luteranismo veio junto com os mesmos imigrantes, inclusive em regiões onde não existem igrejas e comunidades católicas.
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    Ensino de História e o uso do podcast para estudantes com deficiência visual
    (2022) Nunes, Eliana Duarte; Santos, Rita de Cassia Grecco dos
    Esta pesquisa faz parte de estudos realizados no Mestrado Profissional em História, pela Universidade Federal do Rio Grande. Trata da relação entre o Ensino de História, a aprendizagem de estudantes com deficiência visual e as possibilidades do uso de podcast nas aulas de História como ferramenta na construção do conhecimento histórico destes educandos. O objetivo principal é verificar a presença e o uso de podcast em sala de aula pelos professores de História. Para isso, a metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo, desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica e de uma entrevista com um professor de História de uma escola estadual da cidade do Rio Grande/RS, a fim de apreender suas experiências com estudantes com deficiência visual e a viabilidade do uso de podcasts em suas aulas. O produto final apresentado nesta pesquisa é um podcast que apresenta reflexões sobre o ensino de História e as TICs; Educação Inclusiva e Especial e por fim uma discussão sobre a inclusão de um estudante com deficiência visual numa escola estadual da cidade do Rio Grande/RS, a partir da entrevista realizada com o professor de História.
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    Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS : proposições de atividades
    (2021) Pinto, Matheus Balbueno; Schiavon, Carmem Gessilda Burgert
    O texto apresenta considerações para o estabelecimento de relações práticas e concretas entre o ensino de História e a Educação Patrimonial, no município do Rio Grande/RS, podendo elas serem utilizadas como base para replicações em outros contextos locais. A ideia passa por um breve esboço teórico e metodológico sobre a conceituação de patrimônio histórico cultural e a aplicabilidade da Educação Patrimonial, além do diálogo com a memória e a educação. O foco, então, centra-se no ensino de História a partir desses pontos, levando-se em consideração as relações estabelecidas entre os conteúdos tradicionais do currículo escolar de História, na educação básica, e os bens culturais rio-grandinos a serem percebidos com o desenvolvimento de situações de aprendizagem a partir da Educação Patrimonial. Assim, os conteúdos curriculares "canônicos" encontram os bens culturais na vivência do ensino de História. Por fim, chega-se ao aspecto pedagógico do patrimônio a ser preservado e valorizado, também, por meio do ensino de História, diante da oferta de uma base de material de apoio aos professores, oportunizando reflexões sobre o tema.
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    Ensino de história e arquivos : práticas de descrição documental arquivística e preservação documental como estratégias de aprendizagem
    (2021) Corrêa, Maria de Fátima Cruz; Matos, Julia Silveira
    A presente pesquisa configura se em um estudo bibliográfico, teórico e reflexivo acerca do uso da descrição documental arquivística enquanto estratégia e metodologia instrumental servindo de apoio e estímulo aos estudos dos alunos da disciplina de história. O docente de história tem nos arquivos um espaço colaborativo e motivacional para a pesquisa histórica e o ensino do uso das fontes documentais. A pesquisa discorre sobre as origens e evolução dos preceitos da ciência diplomática em sua perspectiva clássica e contemporânea ; e seu aporte para os fundamentos da metodologia de identificação arquivística, que faz uma pesquisa intelectual sobre a gênese documental, ancorando se nos princípios e ensinamentos da didática da história. Esse conhecimento adquirido culmina no letramento informacional histórico e arquivístico de alunos e professores. O letramento ao ser aplicado nas atividades descritivas a s tornam referência instrumental e metodológica com instrumentos de pesquisa estruturados e contextualizados. Os alunos e professores de história ao entrarem em contato com os produtos descritivos precisam valer se de sua própria consciência histórica, dos ensinamentos transmitidos por seus professores, e de suas competência s informacionais, o que torna esta atividade desafiadora e instigante. Afinal, em um instrumento de pesquisa consulta se muitos documentos e, neste ponto a pesquisa torna se uma atividade fascinante. Como resultado desse estudo, será produzida uma cartilha para docentes da Educação básica e superior que apresentará a descrição e a identificação arquivísticas como metodologia para um ensino e aprendizagem significativos da história.
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    Representações das infâncias nos livros didáticos de História dos 9º anos do Ensino Fundamental : constituições imagéticas presentes no ciclo 2012-2015 do PNLD
    (2020) Silva, Elaine Silveira Mello; Santos, Rita de Cassia Grecco dos
    O presente estudo tem como principal objetivo investigar as representações das infâncias nos livros didáticos do ensino de História, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, ciclo 2012 - 2015, do PNLD. A temática foi escolhida em decorrência da percepção das novas concepções sobre as infâncias na atualidade e do impacto das imagens nas práticas pedagógicas do ensino de História, observando como são tratadas as questões de etnia, gênero, classe social e, consequentemente, a articulação de uma cultura infantil. Esses materiais estão sendo produzidos pensando nos alunos que irão estudá-los? Os professores estão preparados para trabalhar as questões étnicas e de gênero nas leituras das imagens? E as infâncias, como estão sendo percebidas pelos estudantes do ensino de História? Serão as infâncias percebidas pelos professores e discutidas com os alunos em sala de aula? Essas são questões orientadoras da pesquisa, sendo pensadas a partir do campo da História Cultural. Para fins de análise, as imagens são tomadas como sinônimo de fotografias e tratadas como recurso históricopedagógico. Para a investigação dos dados quantitativos, selecionamos todas as imagens nas quais apareciam crianças e para análise e contextualização histórica, foram selecionadas somente as fotografias, buscando as representações de infâncias que demonstrem experiências cotidianas. Concluímos que a infância ainda necessita ser estudada e teorizada a fim de atingir pelo menos boa parte das pesquisas em sua constituição histórica, sendo compreendida e representada em sua plenitude, em razão de sua importância histórica, social e cultural. De acordo com as investigações, percebeu-se que as imagens selecionadas apresentam de forma genérica a infância, ou seja, não há evidências de que a organização dos livros didáticos, tendo em vista sua seleção de imagens, tenha sido pensada no sentido de representar a infância em sua especificidade histórica. Logo, observou-se que as imagens na maioria das vezes estão apenas ilustrando os conteúdos.
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    Análise da produção dos Trabalhos de Conclusão de Mestrado - TCM, defendidos no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande - FURG : 2014-2019
    (2020) Acosta, Jarbas Greque; Gonçalves, Renata Braz
    A pesquisa analisou a produção de Trabalhos de Conclusão de Mestrado - TCM, oriundos de pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-FURG. Constituiu o corpus um total de 66 (sessenta e seis) dissertações que estão disponíveis no repositório institucional da FURG. O estudo de caso caracteriza-se como uma pesquisa descritiva exploratória de cunho quali-quantitativo, que por meio da metodologia da análise de conteúdo, constatou as abordagens de pesquisas com uso de uma diversidade de metodologias de pesquisa, abordagens temáticas, e contribuições interdisciplinares nos TCM as quais, seguindo suas características e respeitando seus conjuntos de regras de procedimentos pré-definidos, são utilizadas de forma a conduzir ao cumprimento dos objetivos iniciais respectivos, tanto nos âmbitos formais de ensino fundamental, médio, superior quanto no âmbito não-formal. As pesquisas analisadas são vocacionadas ao ensino para os objetos/sujeitos das categorias docente, discente e suas variantes, assim como para a comunidade em geral. A análise dos produtos do TCM também foi contemplada, e esta encontrou neles, demonstrações de versatilidade e adaptabilidade aos temas propostos. Encontramos, na literatura científica, experiências que revelam a importância de fazer pesquisas dessa natureza e o do quanto essas, puderam influenciar nosso pensamento, dar embasamento para produzir nossos próprios procedimentos e formulários de coleta, além de auxiliar na definição das categorias de avaliação que propomos. A contribuição desta pesquisa incluiu a proposição de 3 (três) produtos que pretendem corroborar para a produção, disseminação e uso deste tipo de recurso, materializada como: uma Lista dos TCM analisados, com os respectivos links que remetem às Dissertações; uma proposta de Ficha de Descrição de Produtos e um Modelo de Preenchimento da Ficha de Descrição de Produtos. Por fim, a pesquisa conclui que o conjunto de trabalhos analisados representa uma produção consolidada de pesquisas na área de História as quais muitas estabelecem uma abordagem interdisciplinar. Conclui ainda que há necessidade de sugerir normas de padronização da descrição e apresentação das Dissertações, com vistas à recuperação das informações nelas contidas, além de investimentos na criação e oferecimento de Produtos nos TCM, bem como a investidura em novas temáticas de pesquisa na área de História.