IE – Doutorado em Educação em Ciências (Teses)
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/123456789/11522
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Resultados da Pesquisa
- ItemTecnoestresse na docência: sentimentos de professores de matemática da educação básica(2024) Pereira, Fabrine Diniz; Novello, Tanise PaulaA crescente utilização das tecnologias digitais tem modificado o modo de viver em diferentes âmbitos da vida social e de trabalho devido à sua disseminação que tem permitido outras maneiras de interação social. Nesse sentido, o uso dessas tecnologias no ambiente de trabalho, nas escolas e em diferentes contextos tornou- se inevitável, porém, elas podem desencadear problemas sociais e físicos. Nesse âmbito, surge o termo “tecnoestresse” que é conceituado por Salanova (2003) como um estado psicológico negativo relacionado ao uso de tecnologias digitais ou com a ameaça que essa pode causar em seu uso futuro e que é constituído por quatro dimensões: fadiga, ansiedade, ineficácia e descrença. Assim, essa pesquisa problematiza o tecnoestresse no contexto da docência e tem como objetivo compreender os sentimentos de professores de Matemática que atuam na educação básica, considerando as implicações das dimensões do tecnoestresse que são percebidas na prática pedagógica. Para entender o campo de estudo, realizou-se um mapeamento de dissertações, teses e artigos sobre o tecnoestresse em professores. Observou-se que no Brasil, as pesquisas acadêmicas e científicas relacionadas ao estudo deste tema são deficitárias, o que reafirma a necessidade de fomentar pesquisas sobre o tecnoestresse no contexto da docência. Por meio de pesquisas e atividades dos programas brasileiros de pós-graduação pode-se contribuir para a promoção de estratégias que visem o bem-estar dos professores na era digital. Os colaboradores deste estudo são cinco professores atuantes da rede pública de ensino do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul. Optou-se por produzir os registros do presente estudo por meio de entrevistas individuais com cada um dos cinco participantes. Para compreender as perspectivas acerca do tecnoestresse desse coletivo de professores, utilizou-se a técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com o operar do método foi possível construir três discursos intitulados: uso das tecnologias digitais no contexto social, dos estudos e do trabalho; tecnologias digitais como potencial pedagógico; desafios do trabalho com tecnologias digitais. A partir da análise destes discursos foram determinadas seis dimensões de enfrentamento do tecnoestresse docente. São elas: tecnoaceitação, tecnorresiliência, tecnocolaboração, tecnoapoio, tecnoformação e tecnoinfraentrutura. Acredita-se que, ao integrar tais dimensões em sua prática docente, os educadores podem garantir uma transição para ambientes de aprendizagem digitalmente habilitados minimizando os efeitos do tecnoestresse em sua saúde física e mental.
- ItemEmergências no conversar: a iniciação à docência, no Ceamecim, com as tecnologias digitais(2024) Silveira, Raquel Silva; Laurino, Débora PereiraVivemos em uma sociedade em constante atualização e transformação cultural ocasionada pela inserção das tecnologias digitais em nosso cotidiano. As mudanças em nossos modos de agir, comunicar, dialogar e viver, têm levado docentes a repensarem suas práticas pedagógicas desejando um ensinar e aprender em uma cultura digital. A presente pesquisa tem como objetivo compreender como vivências no Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática – CEAMECIM relacionadas à docência e ao uso das tecnologias digitais em ações pedagógicas, transformam o fazer docente. Para fundamentar a pesquisa utilizamos a teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela e como método de pesquisa nos apropriamos da Cartografia proposta por Gilles Deleuze e Félix Guattari a partir do acompanhamento de processos em abertos. O campo de investigação é constituído por professores/as em atividades na Educação Básica e professores/as universitários/as que atuaram e/ou atuam no CEAMECIM e por investigações da comunidade científica disponibilizadas nos portais de acesso e domínio público. Os critérios de validação das explicações científicas, propostos por Humberto Maturana, juntamente com a atenção flutuante proposta por Virgínia Kastrup, nos ajudou a analisarmos e explicarmos o fenômeno investigativo. Ao nos movermos pelo pesquisar cartográfico, dois territórios existenciais ganham força e passam a ser percebidos e explicados ao longo deste estudo. Para o desenvolvimento do território Movimentações por entre as investigações científicas, utilizamos o funcionamento da atenção cartográfica para analisar os registros produzidos por seis pesquisas científicas direcionadas à formação inicial e inserção das tecnologias digitais em ações pedagógicas, o que nos levou a duas emergências no cartografar: “Formação inicial e uso das tecnologias para o ensino de Matemática” e “Uso das tecnologias digitais como recursos pedagógicos e formativos”. Às emergências apontam as tecnologias digitais como desafios para a formação inicial e consideram necessário uma cultura de formação de professores que compreenda e utilize os recursos tecnológicos em seu operar pedagógico. O território Experiências de Professores do CEAMECIM emerge das vivências experienciadas e detalhadas nas entrevistas individuais. Os movimentos resultam em quatro emergências: “Formação do professor, processos de iniciação à docência e tecnologia na formação do outro”, “Experiências no entremeio da escola e da universidade: em constante iniciação da docência”, “Experiências na pandemia e contribuição do CEAMECIM”, e “O Fazer do CEAMECIM com a Escola”. Às emergências evidenciam constantes transformações na convivência e desejos por aprender. Consideram necessário promover momentos de reflexão sobre o fazer pedagógico, produzindo experiências docentes através das interações recorrentes em diferentes espaços, contribuindo para o processo formativo. Com base em nossas compreensões e conversações em movimentos pelo cartografar, apresentamos a tese de que o espaço de convivência, as ações conjuntas, o vivenciar a docência no campo de atuação, as reflexões sobre as ações e sobre os movimentos que ocorrem no contexto educacional podem desencadear um dar-se conta do vivido e o desejo por conhecer algo desconhecido, ou seja, a experiência do caminho percorrido.
- ItemMetodologia Científica nos cursos de Licenciatura em Ciências nas instituições de ensino federais gaúchas: uma análise das ementas disciplinares(2023) Firme, Simone Machado; Miranda, Angélica C. D.; Silva, João Alberto daTese foi apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa Educação Científica: as Tecnologias Educativas no Processo de Aprendizagem. A metodologia científica também é considerada uma importante abordagem para a formação de docentes, a qual irá disseminar a educação por meio da pesquisa para o ensino básico. Com isso, a presente tese trata-se de uma pesquisa sobre a Metodologia Científica nos cursos de Licenciatura em Ciências. A pesquisa caracteriza-se pela aquisição da informação, a transformação em conhecimento, e posteriormente colocá-lo em prática por meio da produção acadêmica, tangibilizada em seminários, resumos, resenhas, artigos e outros vieses que surgem no decorrer do percurso acadêmico. Dessa forma, ao discutir, refletir sobre a temática é importar-se com o processo de produção do conhecimento e desenvolvimento dos alunos perante esse novo desafio. Para muitos uma pesquisa na internet configura-se como uma pesquisa de caráter científico, mas na verdade a pesquisa científica foge totalmente de algo simples e compacto. A partir do exposto, o presente estudo objetiva analisar a Metodologia Científica nos cursos de Licenciatura em Ciências das instituições federais gaúchas. É uma pesquisa documental com uma abordagem qualitativa. Como método de análise utilizou-se a análise de conteúdo e a bibliometria para dados quantitativos. Foi realizada uma busca nos sites das instituições e os dados coletados foram analisados. Com vistas a cumprir os objetivos propostos foram discutidos em três artigos. Inicialmente um dos pontos identificados foi um baixo número de publicações que refletem sobre a temática, indicando novos métodos para o ensino desse conteúdo dentro dos cursos de graduação. Na segunda análise identificou-se a falta de uma abordagem sobre os instrumentos digitais nas disciplinas avaliadas. E no último ciclo de investigações pode-se inferir que é necessário inserir nas ementas a abordagem quanto ao uso das tecnologias e ferramentas digitais para o auxílio da pesquisa científica, afim de contemplar os artifícios necessários para a formação do docente-pesquisador e estar em consonância com as mudanças nos processos de ensino-aprendizagem, na era digital. Sendo assim, como uma reação em cadeia, a metodologia cientifica aponta os caminhos e subsídios para a construção e formação do professor pesquisador com habilidades de busca e uso das ferramentas digitais. Posteriormente, poderá desenvolver tais habilidades também com seus discentes.
