ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/144
Navegar
1484 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemMapeamento da produção cientifica sobre estudantes negros, pesquisadores negros e intelectuais negros na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)(2022) Santos, Nodaika Silveira dos; Miranda, Angélica Conceição DiasO presente trabalho buscou investigar as teses e dissertações que estão indexadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com as palavraschave Estudantes Negros, Pesquisadores Negros e Intelectuais Negros, com o intuito de verificar a forma como são feitos estudos sobre o negro e os diferentes níveis de educação. Quanto aos objetivos específicos do trabalho buscaram a) mapear a produção cientifica sobre estudantes negros, pesquisadores negros e intelectuais negros, b) identificar as Instituições de Ensino Superior que possuem trabalhos relevantes por estado da federação, c) verificar as áreas dos Programas de Pósgraduação que destacaram a temática da pesquisa, d) identificar os temas abordados e e) discutir os temas abordados apontando a importância no atual contexto social e de inclusão. Quanto aos procedimentos metodológicos usados, a pesquisa tratou-se de um estudo documental, visto que trabalhou com documentos publicados, com o viés da cientometria, pois mapeou as produções nas áreas de Programas de Pósgraduação nas Instituições de Ensino Superior a que pertencem, com uma análise documental ao categorizar as produções relevantes e com uma análise temática por ter discutido os estudos encontrados. Na coleta de dados de pesquisa foram encontrados 121 documentos que após a análise foram selecionados 85 pertinentes ao estudo. Os resultados indicam que mais de 1/3 dos trabalhos recuperados se encontram nos Programas de Pós-graduação na área de Educação na grande área de Ciências Humanas. Os temas mais estudados nas produções falam sobre as políticas de ações afirmativas e sobre os próprios estudantes negros como objeto de estudo. Como considerações finais se destacam os caminhos percorridos durante a pesquisa como as áreas mais produtivas e os temas mais abordados nas produções consideradas, bem como se expõe ainda sugestões para o desenvolvimento futuro do trabalho.
- ItemEstudo de usuários da biblioteca Rio-Grandense: Usuários Sócios e Não-Sócios: frequência de visitação(2025) Freitas, Samara Rodrigues Paiva de; Silva, Claudio Renato Moraes daO tema abordado neste trabalho é o estudo de usuários na Biblioteca Rio-Grandense, instituição particular que atende à comunidade, fundada em 15 de agosto de 1846, localizada na cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo geral Mapear o perfil dos Usuários Sócios e Usuários Não-Sócios da Biblioteca Rio-Grandense, porque ao conhecer o perfil dos usuários é possível adequar os produtos e serviços às necessidades e demandas dos mesmos, e como objetivos específicos: a) Descrever o perfil dos Usuários Sócios ativos da biblioteca a fim de saber sua faixa etária e o tempo de contribuição; b) Traçar o perfil dos Usuários Não-Sócios da Biblioteca Rio-Grandense, analisando faixa etária, frequência de visitas, características e motivação para o uso da biblioteca e c) Observar a frequência de visitação para entender sua contribuição como instituição histórica promotora de informação, cultura, arte e lazer. Os procedimentos metodológicos adotados neste estudo de natureza aplicada, seguem os seguintes meios: para atingir os objetivos propostos, foi utilizado como método a pesquisa descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos, utilizou-se a pesquisa documental, e quanto à abordagem, foi utilizado o método quali-quantitativo, método de pesquisa mista que possibilitou uma melhor análise dos dados coletados. A coleta dos dados foi realizada de 30/10/2024 a 20/12/2024, e conforme os resultados revelaram, pode-se afirmar que o perfil dos Usuários Sócios é composto por adolescentes, adultos e idosos, de idades entre 13 a 88 anos, com tempo de contribuição entre 1 mês a 16 anos. Os Usuários Não-Sócios, têm idade entre 20 a 70 anos, frequentam a biblioteca semanalmente (de uma a cinco vezes), e mensalmente (duas vezes), se caracterizam como estudantes de Graduação e Pós-Graduação, Leitores, Pesquisadores e Visitantes, e tem por motivação ir à biblioteca para ler, realizar pesquisas acadêmicas, pessoais e profissionais, e fazer visitações. As observações quanto ao fluxo de visitas mostraram que a instituição foi frequentada predominantemente pelos Usuários Não-Sócios com 136 visitações, enquanto os Usuários Sócios somaram 18 visitas, com um total de 156. Também pode-se afirmar que é no turno da tarde que a biblioteca recebe mais usuários, de acordo com as observações, tanto nos dois anos de prática profissional como bolsista estagiária realizados na biblioteca, como no período de coleta dos dados.
- ItemEstudantes com TEA na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS: um relato no Curso de Biblioteconomia(2024) Corrêa, Guilherme Fonseca; Silva, Claudio Renato Moraes daEste estudo teve como objetivo abordar o autismo na Universidade a partir do relato da trajetória acadêmica de um indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa apresenta o percurso acadêmico de um estudante no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande, no período de 2020 a 2024, destacando a posição do autor como pesquisador e enfatizando que estudantes com deficiência possuem plenas condições de cursar o ensino superior em qualquer instituição universitária. O trabalho ressalta as capacidades desses indivíduos, evidenciando sua superação diante das dificuldades e a conquista de suas etapas acadêmicas. Ademais, enfatiza-se a resistência ao capacitismo, demonstrando que tal barreira não representa um impedimento para o avanço acadêmico e pessoal.
- ItemProdução científica sobre letramento científico a partir do directory of open access journals – DOAJ(2024) Silveira, Dayane da Silva; Miranda, Angélica Conceição DiasA temática do letramento científico tem sido amplamente discutida. Dada sua importância, esse assunto tem ganhado cada vez mais espaço quando se fala sobre autonomia do conhecimento dos indivíduos. O presente trabalho investigou a produção científica sobre letramento científico no Directory of Open Access Journals – DOAJ, uma base de dados internacional, com os objetivos específicos de investigar os artigos, na língua portuguesa, que versem sobre letramento científico presentes no DOAJ; Identificar os trabalhos selecionados à luz da bibliometria, segundo a Lei de Lotka e a Lei de Bradford; e Analisar a distribuição geográfica dos artigos sobre letramento científico no DOAJ, identificando as regiões brasileiras com maior produção sobre o tema. Para tanto, foram identificados o número de artigos sobre o tema presentes no DOAJ, observando seu título, palavras-chave e resumo e, e então foi feito o refinamento de dados, definindo os 81 artigos. Após, foram analisados o ano de publicação dos artigos, identificando os anos com mais publicação, o número de autores por artigo e os autores que mais publicaram artigos, seguindo a Lei de Lotka, e os periódicos que mais publicaram, seguindo a Lei de Bradford, bem como elaborado um mapa dos estados brasileiros e o número de publicação de cada um. Na conclusão, constatou-se que, conforme a hipótese que se baseia a bibliometria, que muitos produzem pouco e poucos produzem muito, pois observou-se que a maioria dos autores produziram 3 artigos ou menos, a maioria dos periódicos publicaram 3 artigos ou menos, e a maioria dos estados estão associados a 4 artigos ou menos. Recomenda-se mais pesquisas dentro desta temática para um maior fomento na área estudada.
- ItemAnálise das Perspectivas sobre o ChatGPT nas Publicações Científicas: Um Estudo Comparativo entre as Bases SciELO e BRAPCI(2024) Guterres, Luis Kalebe Bessa Wolff; Miranda, Angélica Conceição DiasA ciência aberta tem desempenhado um papel crucial na democratização do conheci- mento científico, permitindo que estudos sejam acessíveis e colaborativos, promovendo a disseminação do saber de maneira mais inclusiva. Este trabalho teve como objetivo geral investigar as produções científicas sobre o ChatGPT nas bibliotecas eletrônicas SciELO e BRAPCI, analisando suas contribuições e preocupações para o campo da informação. Os objetivos específicos foram: a) identificar estudos relevantes nas bases duas bases que contenham o termo “ChatGPT”; b) identificar e compilar estudos relevantes sobre o ChatGPT nas bases citadas; c) analisar os trabalhos relevantes na área da Ciência da Informação. A pesquisa utilizou uma metodologia exploratória e revisão bibliográfica, resultando na recuperação de trinta e nove (39) artigos na SciELO, dos quais três foram considerados relevantes após a aplicação de filtros. Na BRAPCI, foram encontrados vinte e dois (22) artigos que abrangem uma gama diversificada de aplicações e discussões sobre o ChatGPT, desde utilização e organização da informação até questões associadas a ausência de regulamentação. Os resultados destacam o impacto crescente do ChatGPT na otimização de processos acadêmicos e na produção cientifica, bem como a crescente atenção da academia quanto a integração responsável da Inteligência Artificial. Conclui-se que apesar de seus benefícios, desafios como plágio, dependência tecnológica e ausência de regulamentação, demandam uma reflexão contínua. Este trabalho evidencia a necessidade de desenvolvimento de competências informacionais específicas para o uso eficaz da IA, que contribua para a integração responsável dessas ferramentas nos processos acadêmicos e científicos.
- ItemRepresentações do bibliotecário em produções audiovisuais(2025) Rodrigues, Maria Eduarda Freitas; Gonçalves, Renata BrazA representação é um conceito que se refere a forma como algo ou alguém é mostrado ou descrito, entendida como a criação de uma imagem, ideia ou definição sobre determinado objeto, pessoa ou conceito. Esta pesquisa analisa como o bibliotecário tem sido representado em 24 produções audiovisuais cinematográficas lançadas entre os anos de 2010 e 2023, em países como China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Alemanha, França, Japão e Reino Unido. O estudo examina as semelhanças e diferenças atribuídas a personagens bibliotecários, bem como os estereótipos a eles associados. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos descritivos e uma abordagem metodológica híbrida, combinando as análises qualitativas e quantitativas, incluindo análise de imagem em movimento na construção dos personagens bibliotecários, suas interações e competências. A análise das 24 produções, apontou que entre as produções orientais e ocidentais há diferença na representação dos profissionais. Também revelou que, apesar da persistência de estereótipos encontrados em pesquisas realizadas anteriormente, atualmente há maior diversidade de representações, evidenciando avanços positivos na caracterização dos personagens. Conclui-se que a pesquisa sobre as representações do bibliotecário em produções audiovisuais tem se transformado, com personagens mais complexos e multifacetados no contexto social e contemporâneo.
- ItemO papel do bibliotecário escolar: contribuições, desafios e impactos no processo de ensino-aprendizagem(2025) Bittencourt, Thayná Garcia; Dziekaniak, Gisele VasconcelosEsta pesquisa investiga a importância da atuação do bibliotecário em biblioteca escolar e seu impacto no processo educacional. A pesquisa destaca o papel multifacetado do bibliotecário, que vai além da simples gestão de acervos, abrangendo a promoção do letramento informacional, incentivo à leitura e apoio pedagógico aos professores. O estudo busca identificar as principais funções e contribuições do bibliotecário escolar, bem como os desafios enfrentados e as estratégias de capacitação necessárias para maximizar seu impacto positivo. Os resultados obtidos evidenciam como a presença e a atuação qualificada do bibliotecário podem transformar a biblioteca escolar em um núcleo de aprendizado e desenvolvimento intelectual, colaborando para uma educação acessível e de qualidade. A análise revelou que o bibliotecário escolar não se limita a funções administrativas, como organização de acervos e empréstimos de livros, mas desempenha atividades pedagógicas cruciais, colaborando diretamente com professores no planejamento e execução de projetos educacionais como a promoção do letramento que é fundamental para o desenvolvimento pessoal, social e econômico dos indivíduos. Em um mundo cada vez mais orientado pela informação, o letramento capacita as pessoas a participar plenamente na sociedade, a tomar decisões informadas, a acessar oportunidades educacionais e de emprego, e a exercer a cidadania de maneira crítica e ativa. A pesquisa também destacou a importância de políticas públicas que garantam a presença de bibliotecários qualificados em todas as escolas, bem como investimentos para estruturar bibliotecas que sejam verdadeiros centros de aprendizado e inclusão. Também destaca os desafios como a falta de infraestrutura adequada, a escassez de profissionais qualificados, o baixo investimento em bibliotecas escolares e a necessidade de maior reconhecimento do papel do bibliotecário.
- ItemBiblioteconomia e cultura indígena: uma revisão de literatura(2024) Souza, Julia Oliveira de; Dziekaniak, Gisele Vasconcelos; Maia, Maria de Fatima SantosA informação é um elemento essencial para a participação social plena dos indivíduos, para isto é necessária a promoção do acesso equitativo à informação, na qual as bibliotecas são ferramentas que auxiliam em seu alcance. Assim, sendo necessário que se promova uma biblioteconomia social, engajada com as necessidades das comunidades nas quais se inserem. E que percebe e valoriza todas as diversas formas de fonte de informação, que não se limitam ao material impresso, como seria o caso das informações oriundas dos povos indígenas. Para isto, objetiva-se verificar como a área de biblioteconomia brasileira tem contribuído para a preservação e promoção da cultura e informação indígena no Brasil, a partir da análise e síntese da literatura existente sobre a informação e cultura indígena. Desta forma o método empregado foi uma revisão de literatura, pois permite explorar o material que se tem publicado sobre o tema escolhido, realizada nas bases de dados: BRAPCI, SciELO, WoS, Scopus e BDTD. Selecionam-se apenas trabalhos que abordam biblioteconomia/bibliotecas e cultura/informação indígenas no Brasil. Para o qual, dos 377 trabalhos recuperados na busca, 45 foram incluídos na seleção final. Os resultados buscaram responder quanto à divulgação das características das pesquisas sobre esse tema, para o qual apurou-se 67 autores, identificando publicações a partir de 2008 até 2024, sendo os trabalhos publicados principalmente em periódicos e eventos, destacando-se o ENANCIB por ser local de publicação de 15 do total de trabalhos, sendo o local em que mais se publicou neste tema. Também se buscou conhecer sobre as principais abordagens empregadas nas produções bibliográficas relacionadas aos povos originários, o qual agrupou em cinco características de análise quanto à abordagem empregada: Teóricos/Conceituais, Inclusão digital, Organização da informação, Mediação usuário/informação, Difusão de acervos. Por fim, conclui-se que essa temática de pesquisa possui muito campo a ser desenvolvido, mas que já demonstra que a biblioteconomia está cada vez mais preocupada em fornecer o tratamento adequado e acesso à informação indígena, dessa forma valorizando, preservando e promovendo.
- ItemAnálise crítica da informação: estudo de caso no site “fato ou fake”(2024) Osório, Ticiane Pinto Garcia; Ramos, Clériston RibeiroO trabalho tem por objetivo fazer um estudo de caso no site “Fato ou Fake” do conglomerado de mídia e comunicação - Globo e sua iniciativa em desmistificar notícias falsas encontradas na internet. Através da metodologia da análise de conteúdo (Bardin, 2011), verificamos a abordagem do site diante do processo eleitoral brasileiro no ano de 2022, entre os meses de outubro a dezembro. Analisando especificamente as notícias veiculadas nas redes sociais sobre os candidatos à presidência da República Federativa do Brasil. Abordando também o fenômeno da desinformação e a alta publicização de notícias falsas nas redes sociais. A pesquisa tenta elucidar o papel do profissional bibliotecário diante desse fenômeno atual, sendo um responsável na propagação de informação de qualidade na sociedade que o cerca. Além disso, podemos diante das notícias analisadas prospectar o quanto as notícias falsas colocaram em dúvida a lisura do processo eleitoral e também colocando a prova a democracia brasileira.
- ItemO uso de mídias sociais por bibliotecas no processo de incentivo à leitura: uma análise a partir da produção científica(2024) Brum, Taís Freitas; Ramos, Clériston RibeiroA Era da Informação foi responsável por redefinir as formas de comunicação da sociedade contemporânea, assim fornecendo diversas novas possibilidades a serem exploradas. Em meio a tantas mudanças, as mídias sociais emergem como um meio de comunicação altamente atrativo, não só por permitir trocas instantâneas mas também por conectarem pessoas de diversos lugares do mundo. Assim então, passando a conquistar e conectar inúmeros usuários. Neste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo compreender o papel das bibliotecas nesse novo cenário e ressaltar a importância desses ambientes informacionais ao adaptarem-se às novas demandas. Assim mantendo sua relevância na sociedade da informação e utilizando as mídias sociais como aliadas ao realizar uma de suas principais funções sociais: o incentivo à leitura. Através de pesquisa bibliográfica, pontuamos as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área, a importância das mídias sociais na atualidade, bem como os pontos positivos ao estabelecer esta ponte até o potencial público leitor.
