Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/144

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 91
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudantes com TEA na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS: um relato no Curso de Biblioteconomia
    (2024) Corrêa, Guilherme Fonseca; Silva, Claudio Renato Moraes da
    Este estudo teve como objetivo abordar o autismo na Universidade a partir do relato da trajetória acadêmica de um indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa apresenta o percurso acadêmico de um estudante no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande, no período de 2020 a 2024, destacando a posição do autor como pesquisador e enfatizando que estudantes com deficiência possuem plenas condições de cursar o ensino superior em qualquer instituição universitária. O trabalho ressalta as capacidades desses indivíduos, evidenciando sua superação diante das dificuldades e a conquista de suas etapas acadêmicas. Ademais, enfatiza-se a resistência ao capacitismo, demonstrando que tal barreira não representa um impedimento para o avanço acadêmico e pessoal.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise das Perspectivas sobre o ChatGPT nas Publicações Científicas: Um Estudo Comparativo entre as Bases SciELO e BRAPCI
    (2024) Guterres, Luis Kalebe Bessa Wolff; Miranda, Angélica Conceição Dias
    A ciência aberta tem desempenhado um papel crucial na democratização do conheci- mento científico, permitindo que estudos sejam acessíveis e colaborativos, promovendo a disseminação do saber de maneira mais inclusiva. Este trabalho teve como objetivo geral investigar as produções científicas sobre o ChatGPT nas bibliotecas eletrônicas SciELO e BRAPCI, analisando suas contribuições e preocupações para o campo da informação. Os objetivos específicos foram: a) identificar estudos relevantes nas bases duas bases que contenham o termo “ChatGPT”; b) identificar e compilar estudos relevantes sobre o ChatGPT nas bases citadas; c) analisar os trabalhos relevantes na área da Ciência da Informação. A pesquisa utilizou uma metodologia exploratória e revisão bibliográfica, resultando na recuperação de trinta e nove (39) artigos na SciELO, dos quais três foram considerados relevantes após a aplicação de filtros. Na BRAPCI, foram encontrados vinte e dois (22) artigos que abrangem uma gama diversificada de aplicações e discussões sobre o ChatGPT, desde utilização e organização da informação até questões associadas a ausência de regulamentação. Os resultados destacam o impacto crescente do ChatGPT na otimização de processos acadêmicos e na produção cientifica, bem como a crescente atenção da academia quanto a integração responsável da Inteligência Artificial. Conclui-se que apesar de seus benefícios, desafios como plágio, dependência tecnológica e ausência de regulamentação, demandam uma reflexão contínua. Este trabalho evidencia a necessidade de desenvolvimento de competências informacionais específicas para o uso eficaz da IA, que contribua para a integração responsável dessas ferramentas nos processos acadêmicos e científicos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise crítica da informação: estudo de caso no site “fato ou fake”
    (2024) Osório, Ticiane Pinto Garcia; Ramos, Clériston Ribeiro
    O trabalho tem por objetivo fazer um estudo de caso no site “Fato ou Fake” do conglomerado de mídia e comunicação - Globo e sua iniciativa em desmistificar notícias falsas encontradas na internet. Através da metodologia da análise de conteúdo (Bardin, 2011), verificamos a abordagem do site diante do processo eleitoral brasileiro no ano de 2022, entre os meses de outubro a dezembro. Analisando especificamente as notícias veiculadas nas redes sociais sobre os candidatos à presidência da República Federativa do Brasil. Abordando também o fenômeno da desinformação e a alta publicização de notícias falsas nas redes sociais. A pesquisa tenta elucidar o papel do profissional bibliotecário diante desse fenômeno atual, sendo um responsável na propagação de informação de qualidade na sociedade que o cerca. Além disso, podemos diante das notícias analisadas prospectar o quanto as notícias falsas colocaram em dúvida a lisura do processo eleitoral e também colocando a prova a democracia brasileira.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A biblioteca escolar como espaço de incentivo à leitura
    (2024) Suita, Cynthia Homann; Ramos, Clériston
    Considerando que a leitura desempenha um papel fundamental na construção de cidadãos mais conscientes, inovadores e reflexivos, o principal propósito deste estudo foi analisar a produção acadêmica presente na base de dados BRAPCI, com o propósito de localizar trabalhos científicos que atendessem aos critérios estabelecidos pelos objetivos. Este estudo buscou investigar, por meio de levantamento bibliográfico de natureza qualitativa, quais são as estratégias de incentivo à leitura adotadas por bibliotecários escolares. O trabalho também abordou a relevância da leitura e o papel desempenhado pela biblioteca escolar, evidenciando a importância de implementar práticas de incentivo à leitura nas bibliotecas escolares para motivar os estudantes a criar e manter o hábito da leitura. Os resultados demonstram a importância da biblioteca escolar, a falta de recursos e abordam a importância do incentivo à leitura para assim estimular o hábito de ler e criatividade dos estudantes. Conclui-se que um dos principais incentivos à leitura está a hora do conto ou contação de histórias.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Identificação das abordagens sobre as bibliotecas escolares: uma revisão bibliográfica na base de dados Library, Information Science & Technology Abstracts (LISTA)
    (2024) Malcorra, Lisleia Soares; Miranda, Angélica Conceição Dias
    As bibliotecas escolares são unidades incorporadas as instituições de ensino com foco no desenvolvimento do ensino-aprendizado de discentes. Por este motivo têm cada vez mais sua presença reiterada por meio de políticas públicas que passam a exigir a implantação deste espaço com infraestrutura e profissionais suficientes, como exemplo a Lei n.o 14.837, de 8 de abril de 2024 que visa universalizar as bibliotecas escolares como um equipamento cultural imprescindível para a formação do cidadão brasileiro. Neste sentido, ao deparar-se com este contexto e visando identificar como pesquisadores posicionam-se defronte a temática biblioteca escolar, o presente estudo teve como objetivo investigar a produção científica sobre bibliotecas escolar na Base de Dados Library, Information Science & Technology Abstracts (LISTA). Através de uma pesquisa básica de revisão bibliográfica realizada na base de dados LISTA pertencente a empresa EBSCO Information Services, foram coletados artigos científicos publicados nos últimos cinco anos que atenderam a palavra-chave “biblioteca escolar”. Estes artigos foram baixados, submetidos a localização e classificação no Microsoft Office Excel para posterior análise. Os resultados demonstraram que dos 22 artigos encontrados na base de dados, 45% foram inclusos por apresentarem relevância com a temática e atenderem todos os critérios estabelecidos, o que demonstra uma perspectiva positiva em relação a qualidade do material/conteúdo produzido para a pesquisa brasileira sobre biblioteca escolar. Os principais achados do estudo apresentam as bibliotecas escolares em ascensão, caminhando rumo a sua concretização e firmamento nas instituições de ensino brasileiras, com incentivo de políticas públicas voltadas para a inclusão, a adequação da infraestrutura assistiva e a formação de bibliotecários capacitados para atender amplo público-alvo. Conclui-se que as bibliotecas escolares são espaços de ensino- aprendizado fundamentais para a formação educacional e cultural humana, devendo assim estarem continuamente sendo aperfeiçoadas e prestigiadas como instrumento de construção dos saberes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Recuperação da informação: índice de precisão em revisões sistemáticas
    (2023) Moura, Daniele de; Maia, Maria de Fatima Santos
    O trabalho traz a temática de recuperação da informação a partir do nível de precisão em revisões de literatura. O objetivo principal foi conhecer a precisão na recuperação de documentos em revisões sistemáticas, publicadas em periódicos disponíveis no portal de revistas eletrônicas SciELO. O referencial teórico apresenta as definições para diferentes tipos de revisões de literatura e as características da organização da informação no contexto da ciência da informação. O método utilizado para reunir os documentos consistiu em buscar publicações que tivessem, nos títulos ou resumos, os termos “revisão sistemática” usando a grafia nos idiomas português e inglês. Foram analisados 833 artigos publicados entre 2019-2022. No que se refere às análises do Índice de Precisão, o maior valor foi 59,7 e o menor 0,01%. A média geral do Índice de Precisão foi 6,4. Também se verificou que a quantidade média de publicações definidas como revisões sistemáticas se manteve estável no período analisado (média de 188). A partir dos dados analisados também foi possível constatar que a maior parte dos artigos analisados eram da área da saúde. Foi possível verificar também que muitos trabalhos definem seus métodos de maneira equivocada, categorizando outros tipos de revisão como sendo revisões sistemáticas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Antônia, Bibliotecária: um amor em 15 dias
    (Ed. da FURG, 2024) Moraes, Claudio Renato
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Biblioteconomia na Educação Ambiental [recurso eletrônico] : relatoda ação cultural realizada na disciplina de “Ação Cultural Teoria e Prática” voltada para a coleta seletiva de lixo no campus Carreiros da FURG/ 1° semestre 2019
    (2023) Abrão, Lucas Mota; Silva, Cláudio Renato Moraes da
    O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um Relato Experiência proveniente de uma Ação Cultural realizada por discentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, no Campus Carreiros da Instituição, para a disciplina de Ação Cultural: Teoria e Prática. Tal proposta surgiu com o intuito de investigar como é feito o descarte dos resíduos no ambiente universitário e se o mesmo acontecia por ser um problema cultural ou estrutural (relacionado à distribuição das lixeiras). Para isso, optou-se por trabalhar a Educação Ambiental na Biblioteconomia de forma contínua a fim de viabilizar o trabalho social dos discentes e demais membros da Academia diante dos princípios éticos e morais que regem a sociedade. Portanto, a Ação Cultural desenvolvida como atividade de integração e conscientização ao consumo sustentável no meio universitário empregou a temática do lixo pelo fato de ser um dos maiores problemas sociais e ambientais da humanidade ao longo dos séculos. O projeto foi dividido nas etapas de Planejamento, Coleta de lixo, Separação do lixo coletado e Exposição do lixo. Dessa forma, foram consultados autores que fornecem recursos suficientes para que pudesse conceituar as fases citadas acima, além de apresentar os resultados oriundos da dinâmica cultural que culminou com a apresentação deste projeto na Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG e na produção de um livro acadêmico intitulado: O LIXO fora das lixeiras: cultural ou falta de lixeiras?
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O Samba-Enredo como Fonte de Informação: Uma análise da Obra "A Saga de Agotime, Maria Mineira Naê"
    (2023) Cardoso, Rodrigo Brasil; Rodrigues, Marcia Carvalho
    O presente trabalho se debruça sobre o estudo das fontes de informação, lançando um olhar ao samba-enredo, gênero musical brasileiro de relevância na história cultural do país. O objetivo geral desse trabalho é estudar o uso do samba-enredo como fonte de informação, utilizando a obra “A Saga de Agotime, Maria Mineira Naê” como objeto de estudo. Tem por objetivos específicos: a) apresentar os conceitos de fontes de informação com base na revisão de literatura; b) contextualizar a música como fonte de informação; c) apresentar o samba enredo como estilo musical e manifestação cultural de um grupo social; d) analisar a letra do samba enredo “A saga de Agotime: Maria Mineira Naê”. Quanto à abordagem da pesquisa, esta tem natureza qualitativa e se caracteriza como exploratória e descritiva. O universo desta pesquisa é a música como fonte de informação e amostra o samba-enredo “A Saga de Agotime, Maria Mineira Naê”, apresentado pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, no carnaval de 2001. Os resultados demonstram a capacidade que o samba- enredo, dentro do contexto de um desfile de uma escola de samba, tem de informar aos que assistem, além de estimular o interesse por histórias não tão conhecidas pelo grande público. Além disso, é possível identificar no samba-enredo a intenção e a capacidade de abordar temáticas identitárias que podem reforçar e representar diversos indivíduos dentro do contexto social.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Livro de imagem: (in)visibilidade na Biblioteconomia brasileira
    (2023) Rodrigues, Carla Rodrigues de; Gonçalves, Renata Braz
    A principal característica do livro de imagem é não ter texto verbal, além disso, pode- se ver que a sua relação com os leitores se dá através da interação e pela leitura de imagens geradas a partir da construção de narrativas criadas pelas imagens que se apresentam numa sequência. O livro de imagem é um recurso cada vez mais importante no auxílio do desenvolvimento da leitura visual, de crianças, jovens e adultos. Ele pode ser caracterizado como um livro sem texto verbal, constituído apenas por imagens que se apresentam numa sequência, a qual proporciona a construção de uma narrativa. Este trabalho teve, como objetivo geral, analisar como a área de Biblioteconomia brasileira aborda o livro de imagem em sua produção acadêmica. A pesquisa bibliográfica possibilitou a identificação do que é o livro de imagem, suas características e sua relação com os leitores. Também identificou quem são os autores que produzem sobre livro de imagem na área de Biblioteconomia no Brasil, quantos trabalhos sobre o livro de imagem foram publicados nesta área e como os mesmos abordam o tema, incluindo sua definição e propostas metodológicas para uso do livro de imagem. Além disso, a investigação identificou as potencialidades de uso do livro de imagem na mediação da leitura apontadas pelos autores, bem como realizou um levantamento de quais são os livros de imagem mencionados nos trabalhos publicados. Conclui que, embora o livro de imagem esteja presente dentro de alguns acervos, ele se torna invisível nas salas de aula, nas bibliotecas e para os profissionais da educação, bibliotecários, auxiliares e leitores. Este tema ainda é incipiente na área da Biblioteconomia, tendo em vista que faz dez anos que foi publicado o primeiro trabalho encontrado e, posteriormente,