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Federal do Rio Grande
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IE – PPG – Programas de Pós-Graduação

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    Ações formativas, dialógicas e colaborativas no contexto de feiras e mostras científicas: o emergir do desenvolvimento profissional dos(as) formadores(as)
    (2024) Traversi, Gabriela Soares; Heckler, Valmir
    Esta tese comunica compreensões sobre as ações práticas de um grupo de formadores que realizou processos formativos com professores sobre Feiras e Mostras científicas, na perspectiva do Desenvolvimento Profissional. Esta investigação qualitativa é uma pesquisa- formação na perspectiva fenomenológica hermenêutica. O cenário investigativo é o Curso Online de Formação de Professores sobre Feiras e Mostras científicas, atividade componente de projetos de extensão ligados à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), denominados Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha e Feiras das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo. A formação tem foco nas discussões sobre a realização de projetos investigativos em sala de aula para o desenvolvimento de Feiras e Mostras científicas escolares, articulando Escolas e Universidade por meio da extensão. Este estudo investiga o que se mostra da ação prática, na perspectiva do Desenvolvimento Profissional, na escrita dos formadores de professores em projetos de extensão de Feiras e Mostras científicas. Para compreender o fenômeno investigado foram selecionados textos escritos pelos formadores e publicados em dois e- books ao final de cada uma das edições da formação, constituindo a linguagem escrita como ferramenta para a posterior análise. As concepções sobre processos formativos em Feiras e Mostras científicas foram ampliadas a partir de interlocuções com a comunidade científica nacional e internacional, seguidas da teorização de conceitos que constituem o arcabouço teórico deste estudo. O caminho metodológico da pesquisa traz a descrição do campo empírico, constituição do grupo de formadores autores das escritas e a seleção de oito textos que constituíram o corpus de análise. Os movimentos de análise foram feitos por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e as compreensões emergentes são comunicadas em três metatextos. No primeiro metatexto, as descrições da formação se tornaram interpretações das ações práticas dos formadores e estes constituíram um coletivo que avaliou as próprias ações formativas e compartilhou experiências vividas neste processo, levando-os a momentos de reflexão. No segundo metatexto o diálogo com os professores cursistas, por meio das interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), se configurou como uma ação mediada dos formadores a fim de promover discussões sobre a prática docente, proporcionando trocas de experiências entre todos os envolvidos, evidenciando a perspectiva dialógica colaborativa da formação. O terceiro metatexto traz os movimentos de pesquisa colaborativa realizados pelos formadores a partir das ações formativas, promovendo reflexões e transformações de suas práticas. Aspectos como reflexão, troca de experiências e transformações da prática docente inserem as ações práticas analisadas na perspectiva do Desenvolvimento Profissional. O argumento aglutinador da tese é de que, a partir das ações práticas do curso de formação emerge um processo de Desenvolvimento Profissional dos formadores, evidenciado pela construção de conhecimento a partir de pesquisas colaborativas, descrições, avaliações e diálogos que promoveram reflexão e transformação de suas práticas relacionadas à Feiras e mostras científicas.
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    O experienciar da realidade aumentada em uma rede de conversação de professores de biologia
    (2024) Oliveira, Letícia Alaice Fonseca de; Silveira, Daniel da Silva
    O crescimento contínuo da tecnologia no campo da educação vem transformando cada vez mais o ambiente da sala de aula convencional, fazendo com que o conhecimento não esteja restrito às tradicionais salas de aula ou aos docentes. Com isso fica evidente a necessidade de uma maior proficiência no uso de ferramentas digitais para atender às novas formas de trabalho, serviço e vida provocadas por este desenvolvimento imparável. Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira a Realidade Aumentada como ferramenta tecnológica utilizada por professores em formação pode favorecer novas percepções sobre o ensino de Biologia, tanto em termos conceituais quanto sobre o uso de tecnologias digitais em aula. Para sustentar teoricamente esta investigação nos apoiamos na Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. O campo empírico da pesquisa é constituído por uma rede de conversação com graduados, pós-graduados e professores de Biologia, todos da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), que participaram dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) da FURG. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses nos posicionando como observadores implicados, pois o explicar inclui, também, o nosso operar. Utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para analisar os registros produzidos através de uma oficina online intitulada “Possibilidades de uso da realidade aumentada nas aulas de Biologia” o que resultou em 4 discursos coletivos: “A fragmentação das áreas do conhecimento de Biologia e a funcionalidade da RA para a exibição dos conceitos de cada conteúdo proposto”, “O fazer pedagógico em virtude dos desafios da tecnologia de RA”, “ A RA como estratégia pedagógica para o ensino” e “O papel do professor em meio a tecnologia”. A partir dos discursos coletivos e análises realizadas, constatamos que a RA se revela importante especialmente em conteúdos que demandam maior visualização e manipulação, sendo uma tecnologia que pode ampliar as possibilidades de ensino em áreas como Citologia, Histologia e Ecologia. Os professores reconhecem a importância de desenvolver roteiros pedagógicos bem estruturados para guiar o uso da RA em sala de aula, garantindo que seu uso vá além da simples visualização tecnológica e esteja integrado a uma prática pedagógica.
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    O Laboratório de Ensino e Prática Docente - LEPD como espaço de cooperação e formação docente
    (2017) Zardo, Cristina Maria Loyola; Rodrigues, Sheyla Costa
    Este trabalho propõe-se a analisar como o Laboratório de Ensino e Prática Docente - LEPD se constitui num espaço de formação e profissionalização para os licenciandos em Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A formação docente é discutida sob o referencial teórico dos estudos de Tardif, questionando os saberes necessários para o exercício docente. Aportes teóricos de Maturana balizam a pesquisa entendendo a educação como um processo de transformação na convivência. A pesquisa origina-se de nossas inquietações sobre o uso do espaço, definindo como problema: como a experiência vivida pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FURG no espaço de convivência do LEPD contribui para a sua formação docente? Em decorrência do problema define-se o objetivo geral: investigar como o LEPD, enquanto espaço formativo institucional e de convivência, possibilita a integração dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FURG com outros de diferentes cursos de licenciatura, qualificando o seu processo formativo. E como objetivos específicos da pesquisa: compreender de que forma o material produzido e as relações estabelecidas neste espaço contribuem na sua formação para a docência; conhecer como os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FURG utilizam os recursos pedagógicos disponibilizados no LEPD e o que eles relatam sobre sua experiência em relação ao uso do espaço de trabalho e de convívio laboratório; depreender, do ponto de vista dos acadêmicos, a importância institucional de a Universidade disponibilizar um espaço de formação como o LEPD. Para tanto, foi elaborado um questionário composto de sete questões abertas que possibilitaram a produção de discursos de livre expressão, envolvendo a percepção dos alunos sobre esse espaço formativo. A análise do questionário foi realizada sob a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com base nos estudos de Lefèvre e Lefèvre (2005), visando conhecer o pensamento dessa coletividade. O DSC é uma técnica de organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal que consiste em analisar o material coletado em pesquisas que têm depoimentos como sua matéria prima. No movimento de construção dos discursos, agrupando as ideias centrais semelhantes ou de mesmo sentido, emergiram três DSC: O LEPD como espaço para aprender a ser professor; O LEPD e a transformação na convivência e O LEPD para além de um espaço formativo convencional. Os discursos coletivos validam a tese de que o LEPD, como espaço formativo possibilita ao estudante uma formação para além dos livros didáticos e da sala de aula. Também propicia que o aluno esteja na experiência e seja tocado pela experimentação dos recursos, viabilizando intervenções congruentes em sala de aula, o que favorece a ampliação dos saberes experienciais. A pesquisa mostrou ainda que é indispensável dar voz aos estudantes e divulgar o que pensam para que os gestores da universidade reconheçam a importância de um espaço alternativo que tem sua intencionalidade nos processos formativos.
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    Entre sonhos e realidades: a auto-eco-formação interdisciplinar de professores em Ciências da Natureza
    (2017) Araújo, Rafaele Rodrigues de; Tauchen, Gionara; Heckler, Valmir
    A organização dos processos de formação de professores, na perspectiva interdisciplinar, vem produzindo discussões nos meios de ensino e na pesquisa científica. Esse movimento ocorre no campo epistemológico e pedagógico, desde o currículo dos cursos de licenciatura até as ações e atividades propostas para a formação dos estudantes. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo geral investigar e compreender como se constituem os lugares e oportunidades de formação interdisciplinar experienciadas por estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Para isso, iniciamos a pesquisa investigando o estado do conhecimento das pesquisas sobre formação inicial de professores em Ciências da Natureza. Posteriormente, analisamos o programa e as estratégias previstas na organização curricular do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) do Campus Dom Pedrito. E, por fim, buscamos compreender, a partir da perspectiva dos estudantes do referido curso, os lugares e as oportunidades de formação interdisciplinar experienciadas pelos mesmos. A pesquisa organizada por artigos foi epistemológica e metodologicamente orientada pelos princípios do pensamento complexo. A produção das informações e as análises envolveram métodos diferenciados, sendo estes: Análise de Conteúdo, Hermenêutica e Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa nos mostram que a formação de professores em Ciências da Natureza é dependente das interações decorrentes desse processo e da atitude dos sujeitos envolvidos em querer ser, pensar e fazer interdisciplinar. Nesse processo atitudinal o currículo é assumido como programa/estratégia, possibilitando uma formação auto-eco-organizadora. Além disso, destacamos que os lugares de formação interdisciplinar são constituídos nas interações diversificadas, nas estratégicas e da ação ecologizada da prática docente, por um currículo dialógico disciplinar/interdisciplinar, que desafia os estudantes a um pensamento transdisciplinar. Com base nessas compreensões, comunicamos a emergência da tese: Os lugares e as oportunidades de formação interdisciplinar em Ciências da Natureza, auto-eco-organizam-se na ação ecologizada da prática docente dos sujeitos, por meio de um currículo dialógico disciplinar/interdisciplinar, que os desafia ao pensamento transdisciplinar. Dessa forma, ressaltamos o movimento recursivo de formação, entre sujeitos e seus pensamentos, como nesse processo de interação com o objeto que se mostra por intermédio do currículo e na ação realizada pelos estudantes nesse processo de auto-eco-formação.
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    A construção do currículo interdisciplinar: da regeneração dos princípios ao fortalecimento da formação dos professores
    (2016) Alvarenga, André Martins; Tauchen, Gionara
    Os currículos dos cursos de licenciatura são, em geral, organizados de maneira disciplinar, mas a educação necessita de docentes que, além de possuírem saberes científicos específicos, tenham também uma visão de mundo ampliada e com condições de integrar diferentes áreas do conhecimento. Neste sentido, o objetivo geral desta tese foi investigar o processo de organização curricular do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), identificando e compreendendo os processos interdisciplinares de inovação curricular. Sendo assim, inicialmente, mapeamos a organização curricular das Licenciaturas da área das Ciências Exatas e da Terra, de instituições brasileiras, e analisamos como estão contemplando os conteúdos referentes à formação interdisciplinar na organização dos componentes curriculares que integram seus currículos. No segundo movimento da pesquisa, analisamos o processo de construção do currículo da LCE, da UNIPAMPA, e as implicações na formação dos professores envolvidos nessa construção. Em seguida, investigamos e compreendemos as organizações propostas no âmbito da reestruturação curricular da LCE, da UNIPAMPA, que potencializaram a construção de estratégias interdisciplinares, e analisamos as possíveis contribuições decorrentes para a formação dos professores. E, por fim, discutimos possibilidades para a organização dos currículos dos cursos de licenciatura. Neste sentido, organizamos a tese por meio de Métodos Mistos. O conjunto da tese foi estruturado em 4 artigos, correspondendo aos objetivos da pesquisa. Cada artigo possui instrumentos de produção e de análise dos dados diferenciados: Análise de Conteúdo, Análise Textual Discursiva – ATD e Hermenêutica. Como resultados da pesquisa, destacamos que, ao se propor atividades/cursos interdisciplinares, que sejam valorizadas as trajetórias acadêmicas e as áreas dos docentes envolvidos nesta construção; sejam respeitadas, mas problematizadas as resistências e compreensões individuais e do grupo; as políticas nacionais preocupem-se em elaborar diretrizes que orientem a construção de licenciaturas interdisciplinares; sejam pensados mais cursos com estruturas curriculares inovadoras, integrados, interdisciplinares, com diferentes percursos formativos. A partir deste estudo, concluímos também que práticas pedagógicas inseridas em componentes curriculares, estágios desde o início do curso, disciplinas como Integração das Ciências e diferentes licenciaturas integradas em uma única licenciatura, envolvem estratégias que potencializam a interdisciplinaridade e, desse modo, podem contribuir com a formação dos professores na perspectiva da reintegração de saberes. Sugerimos também que a organização curricular disciplinar, que é pautada na lógica clássica aristotélica, seja tensionada para a construção de um currículo transdisciplinar orientado pelo princípio da dialógica. Por fim, expressamos a tese decorrente deste estudo: a (re)construção e o desenvolvimento dos currículos interdisciplinares demanda princípios orientadores que potencializem o tensionamento das concepções e dos fundamentos que os docentes construíram durante as suas trajetórias acadêmicas. Por isso, a colaboração, a dialógica e as interações são princípios que potencializam a construção de currículos interdisciplinares e transdisciplinares, bem como a auto-eco-formação permanente dos docentes em seus contextos de atuação.
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    A produção do conhecimento de licenciandos compartilhada no Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo
    (2020) Raubach, Patrícia de Werk; Chaigar, Vânia Alves Martins
    Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e teve como foco a produção do conhecimento de licenciandos da FURG, Campus Carreiros, partilhada em Cirandas do VI Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa realizada por meio de análise documental do livro eletrônico que contém os resumos expandidos dos trabalhos apresentados na sexta edição do evento supracitado. Foi utilizada como metodologia de análise a Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2011) aliada a organização dos dados com elementos da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Foram identificados os licenciandos sujeitos dessa pesquisa e os trinta trabalhos associados a eles. Do processo analítico, resultaram três categorias finais que inspiraram quatro textos construídos no diálogo com teóricos, onde buscamos responder “Qual a produção do conhecimento partilhada por licenciandos da FURG campus Carreiros nas cirandas do VI Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo?” com base nos trabalhos que formaram o corpus de análise. O primeiro, intitulado “Releituras das narrativas: o elo das escritas”, considerou os passos de construção de um texto como apresentação das propostas, a metodologia, os recursos e resultado apresentados nas escritas dos licenciandos. Com mais dados quantitativos, desse material emergiram elementos sobre a importância da escola pública na formação inicial dos professores, a diversidade de autores que embasam as pesquisas feitas pelos licenciandos e a escolha de materiais com objetivos que vão além dos propostos no plano de aula. O segundo texto, “Desenvolvimento dos sujeitos: Processos de aprendizagem” discute a intencionalidade dos licenciandos sobre os processos que estimulam o desenvolvimento pleno dos estudantes, considerando-os como seres biopsicossociais. O terceiro “Leitura de mundo: sujeito como produto e produtor de conhecimento”, foi produzido considerando a historicidade dos sujeitos que aparecem nas escritas e a luta para manterem viva a memória coletiva dos grupos que são marginalizados pela concepção eurocêntrica e capitalista colonial. E o quarto emergiu do problema central dessa pesquisa “O que se apresentou como produção de conhecimento”, esse texto apresenta o amálgama da produção de conhecimento dos licenciandos, que emergiram durante o processo de análise. Nos trabalhos pesquisados, a intenção dos licenciandos, conforme se mostrou na análise, era estimular o desenvolvimento dos estudantes com os quais interagiram na escola, considerando o contexto emocional, intelectual e na relação com o outro, promovendo a percepção de si e do outro, respeitando as diversidades na busca pela autonomia.
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    A multimodalidade na produção audiovisual na EaD: o trabalho semiótico dos licenciandos em ciências
    (2023) Ruas, Franciele Pires; Heckler, Valmir; Araujo, Rafaele Rodrigues de
    Nesta pesquisa de doutoramento assumimos que o trabalho semiótico se refere à orquestração de modos e recursos semióticos, pelo produtor (agência), com distintos potenciais de significados, tendo em vista o que se deseja significar. A pesquisa foi desenvolvida na vertente da teoria Semiótica Social, que sustenta a abordagem multimodal. O campo do estudo é o trabalho semiótico de futuros professores de Ciências em formação em um curso de Licenciatura em Ciências na modalidade da Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O objetivo geral do estudo foi o de comunicar compreensões sobre como o trabalho semiótico desempenhado por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências (EaD/FURG) evidencia o processo de construção de significados sobre o fenômeno da homeostase. O foco dessa análise está sobre uma atividade disponibilizada pelos professores formadores e tutoras, que coloca os estudantes na posição de docentes da Educação Básica, incumbidos de comunicarem a sua turma hipotética, a explicação sobre o fenômeno. Mediante a projeção de identidades pelos professores formadores e tutoras, comunicada através do layout da interdisciplina Fenômenos da Natureza IV, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso, analisamos a influência das escolhas de design sobre o trabalho semiótico desempenhado pelos estudantes. O método da cartografia foi operado pela pista funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo em suas quatro variações: rastreio, sobre a interdisciplina Fenômenos da Natureza IV e o tópico da atividade; toque, a análise do layout, da aula a partir da auto filmagem e da aula com projeção de slides, e; pouso e reconhecimento atento, que sinalizam duas emergências a partir da questão central da pesquisa: Como o trabalho semiótico na formação online de professores de Ciências evidencia o processo da construção de significado sobre a homeostase?: 1- No agenciamento ativo do licenciando diante da necessidade de representar e comunicar o fenômeno; 2- Na relação entre o que o futuro professor deseja dizer e as escolhas disponíveis no contexto social. Com base na articulação entre as duas emergências cartografadas, comunicamos a tese: o trabalho semiótico na formação online de professores de Ciências evidenciou o processo da construção de significados sobre a homeostase a partir da proposta de atividade de planejar, desenvolver e enviar aula em vídeo, influenciada pela projeção do agenciamento ativo dos modos e recursos semióticos disponíveis no contexto social e as escolhas frente à intencionalidade de representar e comunicar o fenômeno em estudo.
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    Um estudo bioecológico sobre a criança com transtorno do espectro autista na educação infantil e a intervenção dos professores em contextos socioambientais distintos
    (2019) Moser, Carla Coutinho; Garcia, Narjara Mendes
    O presente estudo teve por objetivo conhecer e compreender os processos de inclusão de crianças que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) inseridos na Educação Infantil em contexto luso-brasileiro, identificando-se as percepções sobre a formação dos professores e as políticas educacionais direcionadas para esse público. Nesta perspectiva, a Educação Ambiental contribui ao considerar os contextos ecológicos que o indivíduo está inserido e compreendê-los de forma sistêmica. Para isso, utilizou-se a metodologia da Inserção Ecológica (CECCONELLO E KOLLER, 2004) nos territórios pesquisados, com professores que atendem crianças com TEA, com idades de 04 a 06 anos, através da Abordagem Bioecológica de Urie Bronfenbrenner o qual privilegia que seja realizada em ambientes naturais e observar os indivíduos envolvidos em diferente sistemas em contato com diversas pessoas, compreendendo o processo de seu desenvolvimento. Para a coleta de dados, utilizou-se o registro em diário de campo, neste realizou-se as observações e percepções da pesquisadora sobre os contextos de inserção, como também, foram utilizadas entrevistas com as professoras da Educação Infantil, sendo 05 profissionais de 04 escolas no Brasil e participaram da entrevista 05 professoras de 04 escolas de Portugal. Para os distintos territórios foram utilizados os mesmos critérios de pesquisa. Com o auxílio da Teoria Fundamentada nos Dados – TFD, foi possível analisar os dados, o qual emergiram as seguintes categorias: Inserção da Criança, Criança com Autismo, Intervenção Precoce, Mediação Professora, Inclusão, Perspectiva da Família e Transição Escolar. Essas categorias foram sendo discutidas ao longo do trabalho com as percepções das entrevistadas e articuladas com o modelo Bioecológico de Bronfenbrenner relacionando as características da pessoa e do ambiente. Os dados obtidos possibilitaram de pensarmos em políticas públicas e estratégias para atender as leis já estabelecidas para as pessoas com TEA seguindo práticas recomendadas internacionalmente utilizando e organizando os recursos já existentes em nossa rede de atendimento e realizando ações de forma multidisciplinar. Além disso, os resultados apontam para a importância da Intervenção Precoce nas crianças com TEA e na formação das professoras da Educação Infantil para que busquem as perspectivas ambientais, e que possam compreender e perceber a realidade socioambiental e assim buscar caminhos de intervir na realidade a ser trabalhada, uma vez que contribuirão na qualidade de vida das crianças com TEA e na sua inclusão.
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    Educação estético-ambiental na formação de professores: transformações e percepções possíveis a partir da linguagem teatral
    (2018) Rezende, Pauline Apolinário Czarneski; Garcia, Narjara Mendes
    Este trabalho é realizado na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) - EAEFE do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e descobrimos a partir dele que uma prática educacional pautada na linguagem teatral é um instrumento dialético essencial para quem pretende realizar uma educação que liberte, que rompa com os preceitos tradicionais, saindo da zona de conforto e propondo um trabalho direcionado para o desenvolvimento dos sujeitos, embebido de intencionalidades e possibilidades. Defendo a ideia de que a linguagem teatral é um importante meio para se experienciar os preceitos propostos pela Educação Estético-Ambiental, que permite a emancipação dos sujeitos, o exercício do pensar e repensar os papéis pressupostos pela sociedade e a humanização dos envolvidos por meio da sensibilização. Para tanto, realizei uma pesquisa qualitativa em duas turmas de estudantes de Pedagogia Licenciatura, durante o terceiro ano de curso dos (as) acadêmicos (as), na disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa para Crianças, jovens e adultos I e II, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Inserção Ecológica e da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, em concordância com a linha crítica da Educação Ambiental. Durante a execução da pesquisa foram realizadas práticas pedagógicas que abordam os preceitos da linguagem teatral. O método de produção de dados foi pensado em diferentes etapas, contendo entrevistas, diário de campo da pesquisadora e portfólio dos licenciandos pesquisados, assim como o trabalho final realizado para a disciplina. Para análise dos dados foram utilizados os passos da Análise de Conteúdo. Os resultados do estudo apontaram que a partir do trabalho com a linguagem teatral, que se aporta na Educação Estético-Ambiental, foi notado pelos (as) participantes aprimoramento de habilidades que caracterizam emancipação dos sujeitos, assim como a ressignificação do ser professor. Além disso, foi descoberto também que a partir da linguagem teatral se abre a possibilidade de debater problemáticas socioambientais, de modo que, é possibilitado um espaço de discussão, essencial à educação, onde é possível expressar suas opiniões sobre os assuntos que são abordados. Outra questão importante que foi levantada nos resultados é a possibilidade de transformação a partir do trabalho com a linguagem teatral, houveram transformações nas concepções de Educação Estético-Ambiental, assim como, transformações com relação à prática docente e à adesão de um trabalho teatral em suas concepções. O teatro na formação inicial de professores pode se constituir como uma importante experiência a fim de significar e ressignificar a uma prática educacional, de maneira que vise a criticidade e a emancipação por meio da sensibilização.
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    Educação estético-ambiental na formação de professores: transformações e percepções possíveis a partir da linguagem teatral
    (2018) Rezende, Pauline Apolinário Czarneski; Garcia, Narjara Mendes
    Este trabalho é realizado na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) – EAEFE do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, e descobrimos a partir dele que uma prática educacional pautada na linguagem teatral é um instrumento dialético essencial para quem pretende realizar uma educação que liberte, que rompa com os preceitos tradicionais, saindo da zona de conforto e propondo um trabalho direcionado para o desenvolvimento dos sujeitos, embebido de intencionalidades e possibilidades. Defendo a ideia de que a linguagem teatral é um importante meio para se experienciar os preceitos propostos pela Educação Estético-Ambiental, que permite a emancipação dos sujeitos, o exercício do pensar e repensar os papéis pressupostos pela sociedade e a humanização dos envolvidos por meio da sensibilização. Para tanto, realizei uma pesquisa qualitativa em duas turmas de estudantes de Pedagogia Licenciatura, durante o terceiro ano de curso dos (as) acadêmicos (as), na disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa para Crianças, jovens e adultos I e II, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Inserção Ecológica e da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, em concordância com a linha crítica da Educação Ambiental. Durante a execução da pesquisa foram realizadas práticas pedagógicas que abordam os preceitos da linguagem teatral. O método de produção de dados foi pensado em diferentes etapas, contendo entrevistas, diário de campo da pesquisadora e portfólio dos licenciandos pesquisados, assim como o trabalho final realizado para a disciplina. Para análise dos dados foram utilizados os passos da Análise de Conteúdo. Os resultados do estudo apontaram que a partir do trabalho com a linguagem teatral, que se aporta na Educação Estético-Ambiental, foi notado pelos (as) participantes aprimoramento de habilidades que caracterizam emancipação dos sujeitos, assim como a ressignificação do ser professor. Além disso, foi descoberto também que a partir da linguagem teatral se abre a possibilidade de debater problemáticas socioambientais, de modo que, é possibilitado um espaço de discussão, essencial à educação, onde é possível expressar suas opiniões sobre os assuntos que são abordados. Outra questão importante que foi levantada nos resultados é a possibilidade de transformação a partir do trabalho com a linguagem teatral, houveram transformações nas concepções de Educação Estético-Ambiental, assim como, transformações com relação à prática docente e à adesão de um trabalho teatral em suas concepções. O teatro na formação inicial de professores pode se constituir como uma importante experiência a fim de significar e ressignificar a uma prática educacional, de maneira que vise a criticidade e a emancipação por meio da sensibilização.