-
-
Oliboni, Samara Pereira
(2016)
O bullying é um problema sério de relacionamento entre estudantes que recentemente começou a ser investigado no Brasil, em que raros são os programas de intervenção para esse tipo de violência. Em 2007, o Governo Federal ...
-
-
Anello, Lucia de Fatima Socoowski de
(2009)
Esse trabalho investiga os programas, projetos e ações de Educação Ambiental solicitados como condicionantes das licenças ambientais das atividades de exploração e produção de petróleo e gás no mar do Brasil. O ponto de ...
-
-
Chagas, Guilherme Botelho
(2019)
Esta dissertação aborda o tema das políticas sociais, por meio da discussão e problematização acerca das estratégias de governamento presentes no projeto social Acreditar é Investir, desenvolvido no âmbito do Centro de ...
-
-
Medeiros, Daniele Rosa
(2010)
O presente trabalho pretende refletir sobre o processo de desenvolvimento do sub-projeto
Cuidando da Escola, que segue as orientações teóricas e metodológicas do Projeto Queroquero: Educação Ambiental em Rio Grande, na ...
-
-
Baysdorf, Grace Coswig; Silva, Jerônimo Goulart da
(2010)
Este trabalho discute o processo que ocorre nas escolas que almejam construir seu Projeto Político-Pedagógico, em consonância com os princípios e dimensões intrínsecos a ele, e como pode ocorrer a inserção da disciplina ...
-
-
Dziekaniak, Cibele Vasconcelos
(2019)
A pesquisa apresenta a configuração de atuação do Projeto Sala Verde (PSV), caracterizando suas diferentes fases como instrumento de Política Pública para a promoção da democratização e do acesso à informação socioambiental. ...
-
-
Correia, Carlos Jorge da Silva
(2012)
Este artigo tem por objetivo geral discorrer sobre a abrangência do projeto Sala Verde como uma política pública em educação ambiental, bem como traçar os contornos do processo de consolidação desses centros de referência ...
-
-
Santos, Reginaldo dos; Frenedozo, Rita de Cássia
(2012)
Com foco em metodologia de ensino, esse artigo relata um estudo preliminar, de abordagem quali-quantitativo, como parte das reflexões para uma tese de doutorado onde, objetivou-se identificar contribuições que a pesquisa ...
-
-
Hecktheuer, Luiz Felipe Alcantara
(2012)
Esta tese dedica-se a problematizar, através de diferentes modos de pensar e escrever, a proliferação, no presente, dos projetos sociais esportivos (PSE). Para isto, em termos de empreendimento, foi colocado em curso o ...
-
-
Crochemore-Silva, Inácio; Knuth, Alan Goularte; Mielke, Gregore Iven; Loch, Mathias Roberto
(2020)
O presente Ensaio apresenta uma reflexão com base em algumas formas vigentes de promoção de atividade física, propondo visibilidade a atividades de lazer e suas desigualdades. O cenário atual de (aumento das) desigualdades ...
-
-
Roldão, Luciana Barros
(2009)
Este trabalho trata-se de uma investigação que estudou o Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande- ProEA-PRG. Buscou-se delimitar a problematização da pesquisa a uma das linhas de ação do referido programa, ...
-
-
Roldão, Luciana Barros
(2009)
Este trabalho trata-se de uma investigação que estudou o Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande- ProEA-PRG. Buscou-se delimitar a problematização da pesquisa a uma das linhas de ação do referido programa, ...
-
-
Pozenato, Maryanna Oliveira
(2017)
Este trabalho buscou estruturar uma proposta para um Programa de Formação Ambiental Continuada para os Agentes de Gestão Ambiental (AGAs) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), sob uma construção participativa, ...
-
-
Nunes, Lenise Maraschin
(2017)
A presente dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de pesquisa Espaços e tempos educativos. A investigação aqui proposta ...
-
-
Henning, Paula Corrêa; Lockmann, Kamila
(2010)
O que é a história? Colocando-se a pensar sobre a escrita da história e os discursos que a constituem, impulsionamo-nos para a escrita desse texto. Gostaríamos de indagar o leitor acerca do seu entendimento sobre esse campo ...
-
-
Pires, Marisa Barreto
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O presente trabalho é um relato do resultado de algumas atividades
desenvolvidas ao longo do ano de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Prof. João de Oliveira Martins, em Rio Grande/RS, com turmas de 7º ano ...
-
-
Ferrari, Irene Rogatti Portero; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
O objetivo deste estudo é discutir a prática do psicólogo jurídico enquanto profissional que
seja coadjutor na implementação de um programa voltado ao estudo das masculinidades
junto aos autores de violência doméstica. ...
-
-
Juliano, Andreia da Costa
(2017)
Ao ingressar na Educação Infantil as crianças encontram um lugar desconhecido e, a partir das interações, vão construindo e (re) significando o ambiente. O novo contexto permeia as aprendizagens das crianças, que compartilham ...
-
-
Juliano, Andreia da Costa
(2017)
Ao ingressar na Educação Infantil as crianças encontram um lugar desconhecido e, a partir das interações, vão construindo e (re) significando o ambiente. O novo contexto permeia as aprendizagens das crianças, que compartilham ...
-
-
Pagel, Thaís Guma
(2008)
Este artigo aborda a importância da aprendizagem significativa na sociedade contemporânea e como educadores e psicopedagogos poderão contribuir para viabilizar o desenvolvimento da criatividade e a construção coletiva do ...