-
-
Vieira, Virgínia Tavares; Henning, Paula Corrêa
(2012)
O presente estudo busca estabelecer um diálogo entre Música, Sociedade e Educação Ambiental. Para isso, colocamos sob análise alguns discursos da Educação Ambiental, com o objetivo de problematizar de que forma a música, ...
-
-
Machado, Bárbara Milene Silveira
(2009)
A presente dissertação de Mestrado em Educação Ambiental teve como foco de estudo os discursos referentes à Educação Ambiental nos livros didáticos de História para a 5ª série (EF 8 anos) ou 6º ano (EF 9 anos). O estudo ...
-
-
Henning, Paula Corrêa; Chassot, Attico Inacio
(2011)
O artigo busca problematizar a história das ciências, especialmente o ethos da Modernidade e Pós-modernidade. Para isso, utiliza autores que se anteciparam à Pós-modernidade como Friedrich Nietzsche e Michel Foucault. Na ...
-
-
Schwantes, Lavínia
(2015)
A ciência, alicerçada por seu método, suas técnicas, suas demonstrações e suas descobertas, desde sua emergência no século XVII, tem estado em pauta nas discussões sobre a produção do conhecimento. Por suas características ...
-
-
Vieira, Virgínia Tavares
(2013)
O presente estudo refere-se a uma dissertação de mestrado em Educação Ambiental, a
qual que teve como objetivo estabelecer um diálogo entre música, sociedade e Educação
Ambiental. Sendo assim, tem-se como problema de ...
-
-
Pinho Júnior, Sérgio Ronaldo
(2015)
O presente estudo refere-se a uma Dissertação de Mestrado em Educação Ambiental (EA) a qual teve como objetivo estabelecer um diálogo em torno do conceito de nature-za a partir da análise das formas desse discurso veiculadas ...
-
-
Marques, Isabel Ribeiro
(2020)
As discussões atreladas à temática ambiental nunca foram tão presentes como na contemporaneidade. Os discursos entrelaçados á essas questões atravessam diferentes espaços e, muitos desses utilizam o verde como subterfúgio ...
-
-
Henning, Paula Corrêa; Garré, Bárbara Hees
(2010)
O artigo trata de questões relativas ao campo da docência a partir de um estudo que vem sendo realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS), especialmente nos Programas de Pós-graduação Educação em Ciências e ...
-
-
Silva, Gisele Ruiz
(2019)
A presente tese de Doutorado em Educação em Ciências tem como foco de análise a infância escolarizada. O estudo busca responder ao seguinte problema: Que verdades circulam na revista Pátio Educação Infantil que orientam a ...
-
-
Garré, Bárbara Hees
(2015)
O presente trabalho trata-se de uma tese de doutorado, produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande/FURG, na linha de pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental. O ...
-
-
Giusti, Patricia Haertel
(2015)
A presente Tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos", ...
-
-
Leal, Adriana Bergold; Henning, Paula Corrêa
(2009)
O presente artigo, tendo como foco de estudos a Supervisão Escolar, olha-a de uma forma diferente, trazendo para a discussão questões como a produtividade do trabalho docente, justificando a regulação do supervisor sobre ...
-
-
Silva, Lorena Santos da
(2018)
Esta dissertação de mestrado, teve por foco principal os fundamentos filosóficos e epistemológicos da Educação Ambiental. Para refinar, o problema de pesquisa, compôs-se a seguinte questão: Como o campo de saber da Educação ...
-
-
Madruga, Elisângela Barbosa
(2018)
As práticas de governamento da vida e ambiental têm se configurado na atualidade através de tecnologias que produzem modos de se conduzir corretamente frente a si e aos outros. Gerenciar os recursos naturais do planeta de ...
-
-
Luvielmo, Marisa de Mello
(2011)
A presente dissertação parte da possibilidade de uma discussão entre os campos de saberes atrelados à educação ambiental e ao cinema. A partir dessa possibilidade o objetivo é analisar discursos produzidos através do corpus ...
-
-
Henning, Paula Corrêa; Silva, Gisele Ruiz
(Ed. da FURG, 2021)
-
-
Henning, Paula Corrêa
(2009)
O presente artigo problematiza o discurso da Inclusão nos espaços escolares na atualidade.
Busca evidenciar traços da episteme moderna que, ainda hoje, serve de solo positivo para composição dos saberes e da moral operados ...
-
-
Lockmann, Kamila; Klein, Madalena; Henning, Paula Corrêa
(2008)
Este artigo apresenta uma investigação que teve como objetivo analisar os discursos sobre os sujeitos surdos que circulam nos espaços de educação inclusiva. Foram coletados pareceres descritivos de alunos surdos atendidos ...
-
-
Henning, Paula Corrêa; Ratto, Cleber Gibbon
(2010)
Este texto toma a Liberdade, uma das bandeiras da Revolução Francesa, como figuras emblemáticas da episteme moderna que sustenta a produção de um determinado sujeito moral. Para isso, examina alguns fragmentos de teses de ...
-
-
Aizawa, Priscila
(2011)
Este trabalho é fruto de uma investigação acerca do Ensino de Ciências em uma instituição escolar brasileira constituída por uma identidade cultural japonesa. Buscou-se analisar como as crianças dos Anos Iniciais percebem ...