-
-
Ferraz, Rita de Cássia Souza Nascimento
(2022)
O trabalho apresenta considerações teóricas e metodológicas sobre a autoscopia como ferramenta de investigaçãode abordagem reflexiva. Essa perspectiva possibilita a compreensão da autoscopia como técnica ...
-
-
Pedrini, Alexandre de Gusmão; Brotto, Daniel Shimada; Messas, Tatiana Pinto
(2012)
A aplicação de avaliações em programas de Educação Ambiental é muitas vezes questionada, embora seja uma demanda permanente em muitas políticas educacionais. Assim como as aplicações da educação ambiental, são várias as ...
-
-
Alves, Raimundo Nonato de Pinho; Barros, Luciano Cintrão
(2012)
A praia de Muro Alto esta localizada no município de Ipojuca, litoral sul de Pernambuco, entre as praias de Camboa e Cupê. A beleza cênica formada por coqueirais, piscinas naturais e vegetação nativa faz de Muro Alto umas ...
-
-
Figueiredo, Roniel Santos; Souza, Marcos Lopes de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-09)
As discussões sobre história e cultura africana e afro-brasileira entraram no currículo
escolar de maneira mais enfática após a lei 10639/2003. Contudo, tendo em vista o
contexto histórico eurocêntrico que faz parte da ...
-
-
Soares, Rodrigo Lemos; Silva, Méri Rosane Santos da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
Reconhecer as práticas culturais dos sujeitos bem como respeitá-las, a partir de seus contextos
e fundações implica diretamente em estabelecer vínculos com o desenvolvimento social e é
nesse sentido que nos propomos a ...
-
-
Amaral, Caroline Amaral
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2014)
-
-
Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de; Oliveira, Ivana Silva Sobral; Barreto, Karla Fernanda Barbosa; Silva, Elvis Lima Moura; Santos, Samantha Carvalho
(EDGRAF, 2010)
O que nos ensina o Cinema em processos de Educação Ambiental? A Odisseia
sem-terra de empreender a gravação das histórias de vida de assentados rurais de
projetos de reforma agrária para pensar o seu mundo em sua dinâmica ...
-
-
Silveira, Verônica Canteiro
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-06)
Esta escrita tem a finalidade de relatar o trabalho que vem sendo desenvolvido na escola Municipal Wanda Rocha Martins nos anos finais do ensino fundamental no turno vespertino nas aulas de História. O ...
-
-
Caseira, Fabiani Figueiredo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2017)
-
-
Marpica, Natália Salan; Logarezzi, Amadeu José Montagnini
(EDGRAF, 2008)
As políticas educacionais definem que a educação ambiental não deve ser uma
disciplina escolar, mas incorporada por todas as que já existem e, diante desse
contexto, o livro didático pode atuar como um promotor da ...
-
-
Cipriano, Diego Mendes; Machado, Carlos Roberto da Silva
(2013)
Neste artigo, analisamos a problemática das remoções de moradias do Bairro Getúlio Vargas entre os anos de 1971 e 1973, motivadas pela expansão das atividades portuárias na cidade do Rio Grande, tendo em vista compreender ...
-
-
Silva, Benícia Oliveira da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2013)
Justin Bieber, Anitta e Marina Ruy Barbosa são figurinhas corriqueiras na mídia e
principalmente nas capas das revistas teens. O primeiro é um cantor pop, mundialmente
conhecido por ter hipnotizado milhares de fãs nos ...
-
-
Oliveira, Luiza Hoehne Mattos de; Andrade, Miguel Ângelo; Paprocki, Henrique
(2011)
A região da sub-bacia do Parauninha e suas comunidades estão inseridas na Reserva
da Biosfera da Serra do Espinhaço, ambiente caracterizado por destacada
biodiversidade e por aspectos sócio-culturais de valor inestimado. ...
-
-
Baptista, Bruna Cruz
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-01-15)
A partir da pesquisa “Investigando a importância do não dito – gênero e mulheres no
livro didático de História”, buscamos analisar uma coleção de livros didáticos de
história, aprovada pelo PNLD 2020, a partir do gênero ...
-
-
Baptista, Bruna Cruz
(2020)
A partir da pesquisa “Investigando a importância do não dito – gênero e mulheres no
livro didático de História”, buscamos analisar uma coleção de livros didáticos de
história, aprovada pelo PNLD 2020, a partir do gênero ...
-
-
Camargo, Janete Santos da Silva Monteiro de; Maio, Eliane Rose; Teruya, Teresa Kazuko
(2022)
A presente investigação surgiu a partir da inquietação provocada pela disciplina Educação Escolar e Diversidade, ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual de ...
-
-
Martins, Everton Bandeira; Moura, Vanessa dos Santos; Pinheiro, Thiago Vinicius Toledo
(2011)
Este artigo apresenta uma sucinta análise do conceito de Estado de Natureza de autoria de Thomas Hobbes desenvolvido em sua principal obra, a saber, O Leviatã, e também contempla uma breve discussão a cerca da presença de ...
-
-
Calloni, Humberto
(2002)
Este ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão acerca do entendimento das noções de Interdisciplinaridade e totalidade presentes no conjunto das obras de Paulo Freire, onde também se destaca a noção de ...
-
-
Schmidt, Elisabeth Brandão; Freitas, José Vicente de; Velasco, Sirio Lopez; Caporlingua, Vanessa Hernandez
(2012)
Este breve texto pretende dar uma ideia geral do que foi a "Rio + 20" nas suas atividades oficiais e paralelas, e tecer alguns comentários críticos acerca dos seus resultados.
-
-
Melo, Ailton Dias de; Ribeiro, Paula Regina Costa
(2021)
Neste artigo o objetivo é discutir a relação mulher-culpa a partir de fragmentos de textos
relacionados à caça às bruxas durante a Inquisição. Como metodologia buscamos
desenvolver um exercício de problematização de ...