-
-
Uhmann, Rosangela Ines Matos; Zanon, Lenir Basso
(2012)
O tema de investigação deste texto é decorrente de preocupações levantadas na prática docente da professora de Estágio Curricular Supervisionado sobre a desarticulação escolar frente à função social da escola na sociedade, ...
-
-
Nogueira, Marinez Gil
(EDGRAF, 2009)
Este ensaio visa refletir sobre o cenário de mudanças contemporâneas no mundo
do trabalho, ressaltando a inclusão da problemática ambiental na gestão das
políticas públicas e privadas. Discute as possibilidades de ...
-
-
Sato, Michèle; Passos, Luiz Augusto
(EDGRAF, 2009)
Este artigo objetiva debater a importância da arte e mitologia como importantes
componentes da educação ambiental. Sob uma perspectiva surrealista, o texto faz
emergir a imagética como um dos caminhos da arte. Por meio ...
-
-
Vieira, Virgínia Tavares; Henning, Paula Corrêa
(2012)
O presente estudo busca estabelecer um diálogo entre Música, Sociedade e Educação Ambiental. Para isso, colocamos sob análise alguns discursos da Educação Ambiental, com o objetivo de problematizar de que forma a música, ...
-
-
Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de; Oliveira, Ivana Silva Sobral; Barreto, Karla Fernanda Barbosa; Silva, Elvis Lima Moura; Santos, Samantha Carvalho
(EDGRAF, 2010)
O que nos ensina o Cinema em processos de Educação Ambiental? A Odisseia
sem-terra de empreender a gravação das histórias de vida de assentados rurais de
projetos de reforma agrária para pensar o seu mundo em sua dinâmica ...
-
-
Cipriano, Diego Mendes; Machado, Carlos Roberto da Silva
(2013)
Neste artigo, analisamos a problemática das remoções de moradias do Bairro Getúlio Vargas entre os anos de 1971 e 1973, motivadas pela expansão das atividades portuárias na cidade do Rio Grande, tendo em vista compreender ...
-
-
Oliveira, Luiza Hoehne Mattos de; Andrade, Miguel Ângelo; Paprocki, Henrique
(2011)
A região da sub-bacia do Parauninha e suas comunidades estão inseridas na Reserva
da Biosfera da Serra do Espinhaço, ambiente caracterizado por destacada
biodiversidade e por aspectos sócio-culturais de valor inestimado. ...
-
-
Schmidt, Elisabeth Brandão; Freitas, José Vicente de; Velasco, Sirio Lopez; Caporlingua, Vanessa Hernandez
(2012)
Este breve texto pretende dar uma ideia geral do que foi a "Rio + 20" nas suas atividades oficiais e paralelas, e tecer alguns comentários críticos acerca dos seus resultados.
-
-
Domiciano, Carlos Shiley
(2012)
Este trabalho visa apresentar o capital social e a educação ambiental como dois elementos que podem, por meio de seu emparelhamento, dar uma importante contribuição para o fortalecimento de ações desenvolvidas em comunidades ...
-
-
Correia, Carlos Jorge da Silva; Almeida, Maria Betânia da Silva; Silva, Maria Aparecida Lopes da; Silva, Maria Madalena Soares da; Galvão, Maria Goretti Lopes
(2012)
Após enchentes que vitimaram milhares de pessoas nos estados de Alagoas e Pernambuco, ocorridas no ano de 2010, organizou-se, na mesma época, um ciclo de oficinas intitulado “Caminho das Águas” com o objetivo de proporcionar ...
-
-
Novicki, Victor de Araujo; Gonzalez, Wânia Regina Coutinho
(2003)
O modelo de competências é um aspecto central na reforma
educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996), e seu principal
objetivo foi estreitar a relação entre a escola e o processo de acumulação
capitalista. ...
-
-
Azevedo, Genoveva Chagas de; Higuchi, Maria Inês Gasparetto; Barcelos, Valdo
(EDGRAF, 2009)
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) tem procurado contribuir na
redução da distância entre o conhecimento científico e sua aplicabilidade no
cotidiano. O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental ...
-
-
Calloni, Humberto; Arrial, Luciana Roso de
(2013)
O artigo trata de descrever e analisar as contribuições do filósofo Michel Serres aos fundamentos da educação ambiental para a formação do ser humano no mundo contemporâneo, destacando as obras “Diálogos sobre a Ciência, ...
-
-
Layrargues, Philippe Pomier
(EDGRAF, 2009)
O presente artigo discute de que forma se apresenta a distribuição do poder na
implementação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), segundo a
Lei Federal nº 9.795/99 e seu Decreto de Regulamentação nº 4.281/02; ...
-
-
Orsini, Ronaldo Nunes; Santos, Arion de Castro Kurtz dos
(EDGRAF, 2011)
O artigo trata da descrição e dos resultados alcançados por uma proposta pedagógica
em Educação Ambiental (EA) formal, possível de ser aplicada no Colégio Técnico
Industrial da Universidade Federal do Rio Grande (CTI/FURG), ...
-
-
Reis, Priscila Camargo; Rodrigues, Victor Hugo Guimarães
(2013)
Enquanto movimento contra-cultural do século XXI, o Abolicionismo Animal vem, como o movimento ambientalista de outrora, anunciando novos modos de estar-no-mundo e outra forma de relação sociedade-natureza, sendo os animais ...
-
-
Amorim, Celeste Dias; Cestari, Luiz Artur dos Santos
(2013)
Este trabalho evidencia que a introdução do discurso ambientalista no campo educacional se faz pela apropriação da reivindicação ambiental intermediados pelos valores e concepções já consolidadas no campo educacional. Por ...
-
-
Maria, Elisangela Castedo; Zanon, Ângela Maria
(2012)
Este artigo é um recorte dos resultados de dissertação de mestrado, no qual foram analisadas propostas de Educação Ambiental para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, partindo de uma análise crítica de caráter exploratório, ...
-
-
Bispo, Marciléia Oliveira
(2012)
A educação ambiental é uma prática pedagógica desenvolvida na educação formal, ou seja, é a aplicação da dimensão ambiental no cotidiano escolar. Observamos atualmente multiplicidade de pesquisas que buscam constituir a ...
-
-
Pedrini, Alexandre de Gusmão
(EDGRAF, 2006)
A Educação Ambiental (EA) tem sido aplicada timidamente para a conservação
da Biodiversidade Brasileira. A EA e a Biodiversidade no Brasil (EA&BB) estão
previstas para implementação imediata nas políticas públicas. A ...